Formação continuada para o trabalho docente entre grades: análise do dossiê educação em prisões (2021)
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https://doi.org/10.31416/cacto.v5i2.1694Palavras-chave:
Educação Básica; Trabalho Docente; Educação em prisões; Formação docente.Resumo
Partimos da concepção da educação como um direito humano de natureza social, instrumento importante em qualquer etapa da vida, dado seu poder de transformação, portanto, requisito fundamental para aqueles que estão encarcerados, na tarefa de reinserção na sociedade. Também compreendemos o espaço prisional como um campo de atuação do pedagogo, razão pela qual optamos por conhecer mais sobre o desenvolvimento do trabalho docente nesse contexto. O artigo objetiva saber se existe uma formação específica/continuada para desenvolver a docência na prisão. Assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, exploratória, com uma abordagem qualitativa. Para tal, foram analisados os textos de Duarte e Sivieri-Pereira (2021), de Silva e Silva (2021), de Onofre, Santos, Baldan, Caldas e Oliveira (2021) e Sousa e Oliveira (2021) publicados no Dossiê “Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos”, na Revista Eletrônica de Educação – volume 15. Destaca-se, com a análise, a ausência de uma formação específica que prepare os professores para atuar nesse âmbito, que é tão singular e alguns não estão preparados nem mesmo para atuar com a faixa etária desses alunos. Conclui-se, então, haver a necessidade de se ter uma formação que prepare o docente para lidar com as especificidades deste público, bem como com suas peculiaridades, no desenvolvimento da docência no ambiente carcerário.
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