Formação continuada para o trabalho docente entre grades: análise do dossiê educação em prisões (2021)

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v5i2.1694

Palavras-chave:

Educação Básica; Trabalho Docente; Educação em prisões; Formação docente.

Resumo

Partimos da concepção da educação como um direito humano de natureza social, instrumento importante em qualquer etapa da vida, dado seu poder de transformação, portanto, requisito fundamental para aqueles que estão encarcerados, na tarefa de reinserção na sociedade. Também compreendemos o espaço prisional como um campo de atuação do pedagogo, razão pela qual optamos por conhecer mais sobre o desenvolvimento do trabalho docente nesse contexto. O artigo objetiva saber se existe uma formação específica/continuada para desenvolver a docência na prisão. Assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, exploratória, com uma abordagem qualitativa. Para tal, foram analisados os textos de Duarte e Sivieri-Pereira (2021), de Silva e Silva (2021), de Onofre, Santos, Baldan, Caldas e Oliveira (2021) e Sousa e Oliveira (2021) publicados no Dossiê “Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos”, na Revista Eletrônica de Educação – volume 15. Destaca-se, com a análise, a ausência de uma formação específica que prepare os professores para atuar nesse âmbito, que é tão singular e alguns não estão preparados nem mesmo para atuar com a faixa etária desses alunos. Conclui-se, então, haver a necessidade de se ter uma formação que prepare o docente para lidar com as especificidades deste público, bem como com suas peculiaridades, no desenvolvimento da docência no ambiente carcerário.

Biografia do Autor

Tamires Sabrina Rodrigues, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco

Fernando Nattan Bezerra Góis, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduando em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade de Pernambuco

Mateus Breno Campos de Carvalho, UPE

Mestrando em Educação - Universidade do Pernambuco, e licenciando em Educação do Campo pela mesma Instituição. Pós-graduando em Libras (UFPI) e Gestão Escolar (IFSertãoPE). Possui diversas especializações concluídas na área jurídica, incluindo Direito do Consumidor, Direito Constitucional Aplicado, Jovem Advocacia em Ciências Jurídicas, Direito das Mulheres, Direitos Humanos, Direito das Pessoas Vulneráveis todas pela i9 Educação. Membro do Grupo de Estudos SODÉ-Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociologia e do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias. Bacharel em Direito - Faculdade UNINASSAU.

José Almir do Nascimento, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), onde construo sabências junto aos estudantes e professores do curso de Pedagogia e dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI Campus Petrolina) e em Educação (PPGE - Campus Mata Norte).Estive na coordenação dos cursos de Pedagogia Licenciatura (2022-2025) e do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (PARFOREquidade) (2024-atual), atualmente na Coordenação Setorial de Graduação do Campus Petrolina da Universidade de Pernambuco. Minha trilha acadêmica é marcada por um pós-doutorado, doutorado e mestrado em Educação pela UFPE, além de especialização em Ciência Política (Unicap), licenciatura em Ciências Sociais (Fafica) e bacharelado em Teologia (Itec) saberes diversos que interseccionam fé, política, filosofia e educação.

Amarildo Muniz Malvezzi, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria Sociológica, Sociologia da Cultura e Estética. Atualmente, interessa-se pelos diálogos entre Teoria Social e Educação, com ênfase nos processos de subjetivação, além de construir diálogos entre Teoria Social e Filosofia da Arte, bem como entre Sociologia da Cultura e Estética. É professor efetivo da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, vinculado ao colegiado de Pedagogia, atuando na área de Sociologia da Educação. É autor do livro "As ambivalências do gosto: repensando a teoria bourdieusiana do habitus à luz da dimensão estética", publicado pela Editora UFPE, em 2020.

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Publicado

2025-09-06

Como Citar

Sabrina Rodrigues, T., Nattan Bezerra Góis, F., Campos de Carvalho, M. B., Almir do Nascimento, J., & Muniz Malvezzi, A. (2025). Formação continuada para o trabalho docente entre grades: análise do dossiê educação em prisões (2021). Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação Em Transdisciplinaridade Online, 5(2), e25031. https://doi.org/10.31416/cacto.v5i2.1694

Edição

Seção

Dossiê Formação Docente em Tempos Desafiadores: Memórias, Saúde Mental, Alfabetização e Práticas Inclusivas

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