Descartes, historicidade e educação ambiental na visão da agronomia
DOI :
https://doi.org/10.31416/cacto.v3i2.714Mots-clés :
Homem, Natureza, Educação ambientalRésumé
A princípio, o estudo filosofia e da Educação Ambiental é de suma importância, uma vez que nos remete a entender a relação entre o ser humano e a natureza, bem como as suas concepções, para que assim possamos melhor discutir sobre esta temática, como também ter um melhor entendimento e a partir disso realizarmos reflexões. Portanto, leva-se em consideração que a relação entre o ser humano e a natureza passou por diversas mudanças de acordo com o desenvolvimento da sociedade e suas descobertas, já que passaram a enxergar o meio natural não apenas como um meio de sobrevivência, mas também como recursos exploratórios, ou seja, notaram que poderiam utilizar dos recursos naturais não apenas para sobreviverem, isto é, que poderiam explorá-los de forma totalmente utilitarista, já que a natureza foi categorizada como uma base utilitária para satisfazer as vontades humanas. Para tanto, a partir disso podemos associar a relação entre ser humano e natureza ao pensamento do filósofo René Descartes (1596-1650) , de modo que este citava que deveríamos conhecer as forças e ações dos recursos naturais ao nosso redor, para que assim nos tornemos senhores e possuidores da natureza. Além disso, quando é abordado sobre este tema torna-se necessário entendermos que isto também ter haver com um antropocentrismo extremista. Contudo, é oportuno mencionar que quando é abordado sobre a relação homem-natureza, é importante ter ciência que isto também relaciona-se diretamente com o desenvolvimento sustentável e as responsabilidades do ser humano, já que para o ser humano existir é necessário que exista a relação homem e natureza.
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