Consumo Consciente e Intenção de Compra em Brechós

Estudo com Consumidores em João Pessoa – Paraíba

Autores

  • Fernanda Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa
  • Geymeesson Brito Universidade Federal de Pernambuco
  • Letícia Alencar Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.1036

Palavras-chave:

Consumo Consciente, Intenção de Compra, Moda, Brechó

Resumo

Este estudo buscou pesquisar como as características do consumo consciente influenciam a intenção de compra de moda em brechós em João Pessoa – Paraíba. Para que esse objetivo fosse atingido, foi utilizada uma pesquisa de natureza quantitativa descritiva, empregando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online desenvolvido no Google forms. A amostra obteve 111 respondentes. Os dados advindos da pesquisa foram tratados por meio de técnicas estatísticas básicas como frequência, média e desvio padrão, sendo analisados com o auxílio do software estatístico Statistical Package for the Social Science (SPSS). Na análise de dados, observou-se que a maioria do público-alvo analisado pertence ao sexo feminino, tem faixa etária entre 21 e 30 anos, solteiras, possuem graduação e renda correspondente a um salário mínimo vigente.  Nos resultados, pôde-se observar as intenções dos respondentes na adesão em consumir roupas de brechó na cidade citada. Por fim, considera-se que tanto para empreendedores quanto para consumidores, a aquisição de peças de segunda mão passa tanto pela vertente econômica quanto a vertente sustentável, apresentando assim uma responsabilidade social.

Biografia do Autor

Fernanda, Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa

Graduada Administração pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Geymeesson Brito, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

ALENCAR, L. L. S. Teoria do Comportamento Planejado, Motivação e Intenção de Compartilhar no Consumo Colaborativo da Moda de Segunda Mão. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2023.

BERLIM, L. Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária. Estação das Letras e Cores Editora, 2020.

BICK, Rachel; HALSEY, Erika; EKENGA, Christine C. The global environmental injustice of fast fashion. Environmental Health, v. 17, n. 1, p. 1-4, 2018

BOAS, A. J. V.; LEMES, T. T. Desenvolvimento de produtos de moda a partir da valorização dos brechós. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Modas). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2012.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. O que é consumo consciente? Disponível em: https://antigo.mma.gov.br. Acesso em: 11 de novembro de 2023.

CARMONA, L. J. M.; BACINELLO, E. Sustentabilidade e Consumo Consciente: Ação individual ou contextual? UFAM Business Review-UFAMBR, v. 1, n. 2, p. 89-107, 2019.

CNDL. Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Apenas 31% dos brasileiros são consumidores conscientes, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil, 2018. Disponível em: https://site.cndl.org.br/apenas-31-dos-brasileiros-sao-consumidores-conscientes-revela-pesquisa-cndlspc-brasil-2/ Acesso em: 21 de setembro de 2023.

CRISPIM, S. F.; PAMPLONA, J. B.; MARCELINO, E. P. S. .; MARCELINO, C. P. S.

Measuring the environmental awareness of the Second Hand fashion consumer in light of the

NEP Scale . Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 3, p. e17211326350, 2022.

DE MIRANDA, Ana Paula. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. Editora estação das letras e cores, 2019.

FARIA, T. M. Consumo colaborativo na moda: motivações e barreiras. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.

FARIAS, M. M. Consumo Consciente de Moda e o Metabolismo Futuro do Guarda Roupa: Uma Abordagem Quantitativa com Público Feminino, Residente do Interior de São Paulo (SP). 2016. Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação–FACNET, 2016.

FEGHALI, Marta Kasznar; DWYER, Daniela. As engrenagens da moda. Editora Senac Rio, 2020.

FELIPPE, A. M.; FEIL, G. S. Movimento dândi como contributo ao consumo sustentável da moda em brechós, In: VII ENSUS – Encontro de Sustentabilidade em Projeto – UFSC – Florianópolis, 2019.

FRANCO, Antonio Carlos; FRANCO, Luciane Silva. Sustentabilidade e responsabilidade social como estratégia: um estudo de caso de uma indústria do setor madeireiro. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 1, n. 3, p. 64-76, 2021.

FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, A. Z.; MOSCAROLA, J. O método de pesquisa survey. Revista de Administração. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 105-112, 2009.

GADIOLI, I. L. Motivação de usuários de bazares e brechós no Distrito Federal. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOPALAKRISHNAN, Sivasankari; MATTHEWS, Delisia. Collaborative consumption: a business model analysis of second-hand fashion. Journal of Fashion Marketing and Management: An International Journal, 2018.

GROHMANN, M. Z.; BATTISTELLA, L. F.; VELTER, A. N.; CASASOLA, F. Comportamento Ecologicamente Consciente do Consumidor: adaptação da Escala ECCB para o contexto brasileiro. Environmental & Social Management Journal/Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 6, n. 1, 2012.

HAIR-JÚNIOR. J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada dos dados. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

HOA, Bui Thi Phuong; VAN NGO, Quang. Influence of Critical and Economic Motivations on the Intention to Buy Second Hand Clothes of Vietnamese Consumers. In: ICRMAT. 2021. p. 163-167.

KAUTISH, Pradeep; SHARMA, Rajesh. Value orientation, green attitude and green behavioral intentions: an empirical investigation among young consumers. Young Consumers, v. 20, n. 4, p. 338-358, 2019.

KIM, N. L.; JIN, B. E. Why buy new when one can share? Exploring collaborative consumption motivations for consumer goods. International Journal of Consumer Studies, v. 44, n. 2, p. 122-130, 2020.

LIEFLÄNDER, Anne K. et al. Evaluating environmental knowledge dimension convergence to assess educational programme effectiveness. International Journal of Science Education, v. 37, n. 4, p. 684-702, 2015.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives in Psychology, p. 1-55, 1932.

LIRA, J. S. D.; SILVA JÚNIOR, O. G. D.; COSTA, C. S. R.; ARAÚJO, M. A. V. Consumo Consciente de Moda e a Percepção do Consumidor: Estudo no Arranjo Produtivo Local de Confecções de Pernambuco. BBR. Brazilian Business Review, v. 19, p. 96-115, 2022.

LIRA, J. S. Teoria do Comportamento Planejado, Ética e Intenção de Consumo Consciente no Consumo Slow fashion: um estudo no Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.

MACHADO FILHO, Cláudio Pinheiro. Responsabilidade social e governança: o debate e as implicações. Cengage Learning, 2020.

MAIOR, R. . M. S.; RIBEIRO, A. R. B.; OLIVEIRA JUNIOR, E. R.; FERNANDES, L. M. A.; PENHA SOBRAL, A. I. G. Consumidor consciente? Um estudo empírico sobre as variáveis comportamentais dos compradores de brechós recifenses Conscious consumer? An empirical study on the behavioral variables of thrift store buyers in Recife. Revista AMAzônica, v. 16, n. 2, jul-dez, 2023.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.

MARTINS, E. J.; BELFO, F. P. Major concerns about Enterprise Resource Planning (ERP) systems: A systematic review of a decade of research (2011-2021). Procedia Computer Science, v. 219, p. 378-387, 2023.

MARTINS, R. D. S. S. A ascensão da moda de brechós na era digital. Revista Tecnologia e Tendências, v. 10, n. 1, p. 23-34, 2019.

MARTINS, V. C. Reflexões sobre o consumo de moda em brechós na atualidade, Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

MARTINS-JÚNIOR, J. Como escrever Trabalhos de Conclusão de Curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Petrópolis: Vozes, 2017.

MELO, V. P. Bazar da Broadway: caminhos do plano de negócios para a sustentabilidade. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Têxtil e Moda) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2020.

NIINIMÄKI, Kirsi et al. The environmental price of fast fashion. Nature Reviews Earth & Environment, v. 1, n. 4, p. 189-200, 2020.

NIINIMÄKI, Kirsi. Ethical foundations in sustainable fashion. Textiles and Clothing Sustainability, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2015.

OSTERMANN, C. M.; SILVA-NASCIMENTO, L. Consumo sustentável de moda sob a ótica da economia circular: uma agenda para pesquisas futuras. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, v. 12, n. 2, 2021.

PAULA, T. B. Segunda Mão: Reúso e Resignificação das Roupas. CSOnline-REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, n. 28, 2018.

PRODANOV, C. C.; DE FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

ROUX, Dominique; GUIOT, Denis. Measuring second-hand shopping motives, antecedents and consequences. Recherche et Applications En Marketing (English Edition), v. 23, n. 4, p. 63-91, 2008.

SALVALAIO, R. D.; ASHTON, M. S. G. O consumo de moda em brechós no contexto da indústria criativa. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2017.

SANTOS, T. C. Ter ou ser? materialismo e simplicidade voluntária no consumo de moda em brechós, Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

SILVA, A. F. Business Intelligence: auxílio na tomada de decisão. Monografia (Bacharelado em Administração). Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

SILVA, J. B. Plano de negócio: Brechó moda em movimento. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022b.

SILVA, J. C. H. Estratégias de marketing em brechós de João Pessoa-PB: a visão das empreendedoras. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022a.

STRAUGHAN, R. D.; ROBERTS, J. A. Environmental segmentation alternatives: a look at green consumer behavior in the new millennium. Journal of consumer marketing, v. 16, n. 6, p. 558-575, 1999.

ZAMAN, Mostafa et al. Consumer orientations of second-hand clothing shoppers. Journal of Global Fashion Marketing, v. 10, n. 2, p. 163-176, 2019.

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

MONALIZA DE MEDEIROS AVELINO, F. .; BRITO DA SILVA, G. .; ALENCAR, L. Consumo Consciente e Intenção de Compra em Brechós: Estudo com Consumidores em João Pessoa – Paraíba. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1493–1509, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.1036. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1036. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Artigos