Edições anteriores
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Revista Semiárido De Visu - v. 13, n. 3, 2025 (Fluxo Contínuo)
É com imensa alegria que convidamos você, leitora e leitor, a mergulhar nas páginas do volume 13, número 3 da Revista Semiárido De Visu! Este número chega carregado de novidades, reflexões potentes e o compromisso de sempre com a divulgação científica plural, crítica e conectada com os múltiplos saberes do nosso tempo.
Celebramos, com entusiasmo, o início de uma nova fase em nossa revista: a adoção do fluxo contínuo de publicação. Isso significa que, a partir de agora, os artigos aprovados serão publicados assim que estiverem prontos, sem precisar aguardar o fechamento de um número completo. Essa mudança marca um passo importante para dinamizar a circulação do conhecimento, valorizar o tempo de quem pesquisa e ampliar o alcance das discussões que tanto nos mobilizam.
Neste volume, você encontrará textos que dialogam com o Semiárido em suas diversas expressões, abordando temas urgentes e sensíveis com rigor acadêmico, mas também com o desejo de tocar, provocar e transformar. Cada artigo é um convite à escuta atenta e à leitura comprometida com as realidades que nos cercam.
A Semiárido De Visu segue firme em sua missão de ser espaço de acolhimento, resistência e pensamento crítico. Que essa nova etapa, mais ágil e viva, fortaleça ainda mais os laços entre quem escreve e quem lê, entre quem pesquisa e quem vive os territórios.
Boa leitura! E que esse número, como uma boa conversa, siga ecoando por aí.
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Revista Semiárido De Visu - v. 13, n. 1, 2025 (Edição Especial)
Educação no Semiárido: políticas, tecnologias, inclusão, inovações pedagógicas e formação de professores
Nesta edição especial da Revista Semiárido De Visu, propomos reunir artigos que dialoguem com as reflexões acerca da formação e profissionalização docente, especialmente vinculados ao campo da Educação e Pedagogia. Assim, buscamos explorar as intersecções entre políticas educacionais, tecnologias digitais e assistivas, práticas inclusivas e inovações pedagógicas na formação de professores no sertão pernambucano.
O Semiárido Nordestino, com sua vasta extensão e diversidade cultural, exige abordagens educacionais que reconheçam suas particularidades e potencializem suas singularidades, especialmente num contexto de rápidas e profundas transformações sociais. A partir dessas perspectivas, essa edição especial tem a intenção de agrupar pesquisas que tragam perspectivas teóricas e práticas, incluindo estudos empíricos, revisões de literatura e reflexões críticas de distintas abordagens, que destacam políticas, tecnologias, inclusão, inovações pedagógicas e formação de professores nos sertões pernambucanos, de modo prioritário.
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Revista Semiárido De Visu - v. 13, n. 2, 2025 (Edição Especial)
Desenvolvimento Científico e Utilitário do Quadro Teórico e Metodológico da Análise Estatística Implicativa (ASI)
A Análise Estatística Implicativa (ASI), desenvolvida na França no final dos anos 1970, consolidou-se como uma abordagem metodológica singular, reconhecida por suas metarregras e estrutura analítica própria. Desde então, seu desenvolvimento tem contado com a contribuição de diversos pesquisadores, resultando na produção de mais de 50 teses de doutorado e na publicação de livros em países como Brasil, França, Estados Unidos, Espanha, Tunísia e Marrocos. A ASI também foi tema de edições especiais de revistas científicas, como Quaderni di Ricerca in Didattica (Itália) e Educação Matemática e Pesquisa (Brasil).
Essa edição reúne artigos apresentados no 2º Simpósio Internacional Lusófono sobre Análise Estatística Implicativa (2º SILASI), realizado nos dias 27 e 28 de agosto de 2024 na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife. A presente edição da revista reúne 15 artigos selecionados pelo comitê científico internacional, refletindo a diversidade e a vitalidade das pesquisas apresentadas no simpósio.
A produção reunida nesta edição especial evidencia a forte presença de pesquisadores do Nordeste brasileiro, especialmente da UFRPE, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e do Doutorado da Rede Nordeste de Ensino. O IFSertãoPE, com contribuições do Campus Salgueiro, também se destaca com a publicação de dois artigos. Além disso, há trabalhos oriundos da UNESP (Marília/SP) e da Universidade Franciscana (Santa Maria/RS), mostrando o alcance nacional da ASI.
Esperamos que esta edição especial inspire estudantes, professores, pesquisadores, matemáticos, estatísticos e orientadores de pós-graduação a conhecerem mais profundamente o quadro teórico da ASI e a explorarem seu potencial em investigações interdisciplinares e inovadoras.
Boa leitura!