Lídia Baís e Maria Tereza Trindade. Experiências do traço e da palavra. Escrita de si e autorretrato feminino
DOI :
https://doi.org/10.31416/cacto.v1i1.278Mots-clés :
Lídia Baís, Escrita de si, Autorretrato, Arte feminina, Escrita femininaRésumé
O presente artigo integra o texto final da tese de doutorado intitulada: Razão e loucura na produção artística de Lídia Baís. Nuances de uma trajetória feminina. Defendida no Programa de Pós- Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados. O recorte aqui apresentado procura pensar a produção escrita e artística feminina partindo da experiência de Lídia Baís, artista sul-mato-grossense, considerada precursora das artes plásticas no estado, no processo de escrita de si. História de T. Lídia Baís é um livro autobiográfico escrito em terceira pessoa com o pseudônimo de Maria Tereza Trindade, a partir da leitura dessa obra procurei pensar os modos como as mulheres escrevem a si mesmas como forma de preservação de suas memórias, mas sobretudo, como a escrita e a arte tornam-se instrumentos de resistência nos contextos femininos onde as mulheres foram por muito tempo silenciadas e apagadas da vida pública. Portanto, o objetivo desse artigo é trazer à baila a discussão de que a escrita e a arte tornaram-se aliadas das memórias femininas.
Références
BLAVATSKY, Helena Petrovna. A doutrina secreta. Síntese de Ciência, Filosofia e Religião. Trad. Raymundo Mendes Sobral. São Paulo: Ed. Pensamento, 1969.
CHIARA, Ana. Um corpo que vaza: da série Autobiografias e Autorretratos. In: CHIARA, Ana; SANTOS, Marcelo; VASCONCELLOS, Eliane (Org.). Corpos diversos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015.
DELEUZE, Giles; GUATARRI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Lisboa: Assírio & Alvim, 2002.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Trad. de Suely Rolnik. - São Paulo: Ed. 54, 1997.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992.
PERROT, Michelle. As mulheres, ou, os silêncios da história. Edusc, 2005.
PERROT, Michelle. História dos Quartos, São Paulo, Paz e Terra, 2011.
PERROT, Michelle. Minha história das Mulheres. 1. ed., São Paulo: Contexto, 2007.
REBEL, Ernst. Autorretratos. Trad. Verônica Vilar. Köln, Germany: Taschen GmbH, 2009.
TEDESCHI, Losandro Antônio; TEDESCHI, Sirley Lizott. A História das Mulheres (séc. XX - XXI): entre poder, resistência e subjetivação. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 11, n. 26, p. 508 - 529, jan./abr. 2019.
TRINDADE, Maria Tereza. História de T. Lídia Baís. Direitos Adquiridos e registrados.