Educação e Tecnologia

A Formação de Professores de Computação para a Mitigação de Desafios Digitais

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Autores

  • Bernard Loiola de Araújo Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Danielle Juliana Silva Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1358

Palavras-chave:

Formação de professores, Computação, Metodologias ativas, Tecnologia educacional, Estágio supervisionado.

Resumo

Este trabalho explora a formação de professores de computação no contexto da mitigação dos desafios digitais na educação. O objetivo central é analisar as estratégias pedagógicas aplicadas no ensino de computação, com ênfase em metodologias ativas, tecnologias digitais e inclusão, particularmente no contexto do estágio supervisionado, considerado um componente crucial para a prática docente. A pesquisa destaca a importância de integrar metodologias ativas e tecnologias emergentes na formação de futuros licenciados em computação, abordando como essas práticas podem desenvolver competências críticas, como pensamento computacional, criatividade e resolução de problemas. Para isso, optou-se por realizar uma pesquisa documental, baseada na análise de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) da licenciatura em computações disponíveis no ambiente Releia do IFSertãoPE. Esse curso, pioneiro na formação de professores na área de computação, representa um terreno fértil para compreender como estratégias pedagógicas podem ser aprimoradas no ensino de disciplinas técnicas. Além disso, o estudo reflete sobre como essas abordagens podem preparar melhor os alunos para enfrentar as demandas do ambiente digital e contribuir para a inclusão educacional em um cenário cada vez mais mediado pela tecnologia.

Biografia do Autor

Bernard Loiola de Araújo Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Formação Acadêmica:- Licenciatura em Computação (7 período)- Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Áreas de Interesse:- Especialização em Agrocomputação e/ou Agricultura Digital- Habilidades Técnicas: Web Design- Especialista em WordPress + Elementor- Noções de HTML, CSS, JavaScript- Conhecimentos em Python e C++- Especialista em Gestão de Tráfego- Estrategista de Marketing. Idiomas:- Inglês: Intermediário/Avançado. Interesses Adicionais:- Tecnologia- Games- Economia (Investimentos e afins)Experiência Profissional:- Ajudo a dar visibilidade para empresas e produtos, utilizando estratégias de marketing e gestão de tráfego. Perfil Pessoal:- Entusiasta da tecnologia e inovação, com um forte interesse em aplicar conhecimentos de computação e marketing para promover crescimento e eficiência em diversos setores, especialmente na agricultura digital.

Danielle Juliana Silva Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Petrolina. Ministra as disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura em Computação, Química, Música, Física e Matemática da instituição, tais como Didática, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Ensino pela UNIVATES e Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela UNIVASF. Foi Coordenadora Institucional do PIBID 2011 e coordenadora de área do Subprojeto de Computação do PIBID 2013 no IF Sertão PE, atua como colaboradora no Subprojeto Interdisciplinar do PIBID 2024-2026. Coordena a parte pedagógica da Academia HackTown e investe em estudos voltados para a formação de professores da educação básica, bem como a aplicação das tecnologias no processo educativo dos alunos e professores e o ensino de ciências contextualizado para o semiárido, a partir do uso de metodologias ativas e da abordagem pedagógica STEAM.

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

LOIOLA DE ARAÚJO NOGUEIRA, Bernard; JULIANA SILVA MARTINS, Danielle. Educação e Tecnologia: A Formação de Professores de Computação para a Mitigação de Desafios Digitais . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 648–662, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i3.1358. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1358. Acesso em: 7 jun. 2025.

Edição

Seção

Lingüística, Letras e Artes - Artigos

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