Ambiente de compartilhamento de REAs: uma proposta de modelagem, implementação e modelo de negócio
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i1.159Palavras-chave:
Recursos Educacionais Abertos, Engenharia de Software, Repositório, Modelagem UML, Modelo de negócio e compartilhamento de REA, UML Modeling, UML modeladoResumo
Esta pesquisa objetivou propor um Ambiente de Compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos (ACREA) a partir das necessidades de um grupo de docentes. Assim, o ACREA disponibilizou os Recursos Educacionais Abertos (REA) - materiais educacionais disponibilizados sob domínio público e licenciados de forma aberta e livre para a comunidade, que os acessam, utilizam, adaptam e redistribuem (WILEY, 2005). Pautados em Mallman e Jacques (2015), esta pesquisa entende que os REAs possuem as liberdades 5Rs: retenção, reuso, revisão, remix e redistribuição. Essas liberdades são baseadas nos quatro princípios de software livre (TAURION, 2004): executar, estudar, redistribuir e melhorar. Deste modo, por meio de questionários online foram levantados os requisitos do sistema a partir das necessidades dos docentes sobre um ambiente de compartilhamento de recursos educacionais. Os dados analisados possibilitaram a elaboração do modelo de negócio e da modelagem do ACREA em Linguagem de Modelagem Unificada (UML). Após essa etapa, o ACREA foi desenvolvido e publicado a fim de garantir o acesso a comunidade. Contudo, percebe-se ainda poucos REAs compartilhados no ACREA e a baixa participação dos docentes na utilização da ferramenta.Referências
ABDO, A. H. Educação aberta, a luta pelo
mais humano dos direitos - Wikiversidade.
Disponível em: http://goo.gl/zKgIsA.
Acesso em: 11 de novembro de 2014.
AMIEL, T.; OREY, M.; WEST, R. E. Recursos
educacionais abertos (REA): modelos para
localização e adaptação. ETD: Educação
Temática Digital, n. 12, p. 112-125, 2011.
BEZERRA, E. Princípios de análise e projeto
de sistemas com UML. 3a ed. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2014.
DUTRA, R. L. S.; TAROUCO, L. M. R.
Recursos Educacionais Abertos (Open
Educational Resources). RENOTE: revista
novas tecnologias na educação, v. 5, n. 1, 2007.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa
qualitativa – um guia para iniciantes.
Tradução: Magda Lopes. Revisão técnica:
Dirceu Silva. Porto Alegre: Penso, 2013.
FSF, FREE SOFTWARE FOUNDATION.
Libre Documentation Explained. 2007.
Disponível em:
https://www.gnu.org/gwm/libredocxml/x53.htm
l. Acesso em: 11 de novembro de 2014.
HEUSER, C. A. Projeto de banco de dados.
Série Livros didáticos informática UFRGS.
Vol. 4. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HILEN, J. Open Educational Resources:
Opportunities and Challenges. OECD’s Centre
for Educational Research and Innovation.
Disponível em:
<http://www.oecd.org/dataoecd/5/47/37351085.
pdf >. Acesso em: 15 de dezembro de 2014.
IMS, IMS GLOBAL LEARNING
CONSORTIUM INC. IMS Learning
Specification: Information Model, 2003.
Disponível em:
http://www.imsglobal.org/learningdesign.
Acesso em: 26 de maio de 2015.
LIANG, L. Guide to open content licenses.
Roterdam: Piet Zwart Institute, 2004.
Disponível em:
http://pzwart.wdka.hro.nl/mdr/research/lliang/
open_content_guide. Acesso em: 22 de
dezembro de 2014.
MALLMANN, E. M.; JACQUES, J. S.
Recursos Educacionais Abertos (REA) na
Pedagogia do e-Learning. In: ROSADO, L. A.
S.; FERREIRA, G. M. S.; Educação e
tecnologia: parcerias. Vol. 4. Rio de Janeiro:
Editora Universidade Estácio de Sá, 2015.
MALLMANN, E. M.; JACQUES, J. S.;
SONEGO, A. H. S.; TEIXEIRA, T. G.;
TOEBE, I. C. D. DOMINGUES, F. R.
Potencial dos recursos educacionais abertos
para integração das tecnologias e convergência
entre as modalidades na UFSM. Revista
Eletrônica de Educação, v. 7, n. 2, p. 263-284,
Disponível em:
http://dx.doi.org/10.14244/19827199742.
Acesso em: 25 de dezembro de 2014.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M.
Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
MAXIM, B. R.; PRESSMAN, R. S.
Engenharia de software - uma abordagem
profissional. 8a ed. Porto Alegre: Bookman,
MERRIL, M. D. Knowledge objects and
mental models. In: WILEY, D. A. (org.). The
Instructional Use of Learning Objects. 2000.
Versão online. AIT/AECT. Disponível
em:<http://reusability.org/read/>; Acesso em:
de dezembro de 2014.
OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F. O estado da
arte dos recursos educacionais abertos. In:
ABREU, K. F. (orgs.). Múltiplos olhares
sobre o agir científico do Campus Salgueiro.
Recife: Pipa Comunicação, 2016.
OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F.; SILVA, A.
A. G. Formação profissional em recursos
educacionais abertos. Revista Semiárido De
Visu, v. 3, n. 2, p. 98-109, 2015. Disponível
em: http://periodicos.ifsertao-
pe.edu.br/ojs2/index.php/revista/article/view/20
Acesso em: 30 de abril de 2016.
OLIVEIRA, F. K.; GOMES, A. S. Recursos
educacionais abertos: materiais auxiliares à
prática tutorial. In: OLIVEIRA, F. K.; ABREU,
K. F. (orgs.). Experiências de pesquisas em
tecnologia e educação. Recife: Pipa
Comunicação, 2015a.
OLIVEIRA, F. K.; GOMES, A. S. A
development model of units of learning for
multiple platforms. In: Information Systems
and Technologies (CISTI), 2015 10th Iberian
Conference on. IEEE, 2015b. p. 1-6.
Disponível em: Acesso em: 29 de junho de
______. Software livre como SAAS para
compartilhamento de REA. In: OLIVEIRA, F.
K.; ABREU, K. F. (orgs.). Experiências de
pesquisas em tecnologia e educação. Recife:
Pipa Comunicação, 2015c.
OLIVEIRA, F. K.; SANTANA, J. R.;
PONTES, M. G. O.; CUNHA, R. B. O ensino
de geometria por meio de múltiplas
plataformas: uma experiência com o Geonext.
Revista de Ensino de Ciências e Matemática,
São Paulo, V. 2, N. 1, jun., 2011. Disponível
em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/49. Acesso em: 22 de dezembro de 2014.
OLIVEIRA, F. K. O vídeo pela internet como
ferramenta educacional no ensino da
Geometria. 2010. 102f. Dissertação (Programa
de Pós-Graduação em Ciências da
Computação) - UECE, Fortaleza, 2010.
PAULA FILHO, W. P. Engenharia de
Software: fundamentos, métodos e padrões. 3a
ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
REINEHR, R. Recursos educacionais abertos
na aprendizagem informal e no autodidatismo.
In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N.
L. Recursos Educacionais Abertos: práticas
colaborativas políticas públicas. São Paulo:
EDUFBA, p. 153-176, 2012.
ROSEN, L. Open Source License: Software
Freedom and Intellectual Property Law. Upper
Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2005.
TAURION, C. Software livre: potencialidades
e modelos de negócio. São Paulo: Brasport,
WILEY, D. A. The Current State of Open
Educational Resources. 2005. Disponível em:
<http://www.oecd.org/document/32/0,2340,
en_2649_33723_36224352_1_1_1_1,00.html>.
Acesso em: 12 de outubro de 2014.
WILEY, D. A.; GIBBONS, A.; RECKER, M. A
reformulation of the issue of learning object
granularity and its implications for the design
of learning objects. The instructional use of
learning objects. Bloomington, Indiana:
Agency for Instructional Technology and
Association for Educational
Communications of Technology, 2000.
Disponível em:
<http://reusability.org/granularity.pdf>. Acesso
em: 15 de outubro de 2014.