PROEJA e seu Currículo
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.408Resumo
O objetivo deste artigo é provocar uma reflexão sobre o conceito do currículo PROEJA .Devido a uma natureza especial, muitos discentes se relacionam com realidades semelhantes de injustiça, por esse motivo precisamos pensar a educação ou as aprendizagens necessárias dos jovens, que tampouco se esgota na parte explícita do projeto de socialização cultural nas escolas.Para analisar e contextualizar as propostas do currículo, para entendermos melhor como funciona fizemos um breve levantamento da definição de currículo e como ele é importante para a construção do saber discente visando proporcionar um processo de ensino de conversação crítico e libertador por meio da estruturação de seu currículo e de propostas de programas.
Faz-se necessário reconsiderar nossas práticas, nossa construção de currículo ajustando as ações pedagógicas para promover o efetivo exercício da cidadania e também perceber que a sala de aula constitui-se em um ambiente com diferentes vivências que podem ser aproveitadas para estimular os alunos facilitando e dinamizando as aulas, bem como criando espaços para o desenvolvimento pessoal através de diversas experiências e vivências independente das dificuldades que o aluno traga consigo, prática de um currículo vivo construído por todos os elementos participantes do ambiente escolar e que viabilizem novas práticas educativas, possibilita uma maior aproximação entre esses diferentes sujeitos e o objeto de conhecimento, caracterizando assim uma unificação entre os saberes escolares, os saberes dos professores e os saberes dos alunos
Referências
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4ed. Atlas, 1994.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa:planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3ed. Atlas, 1996.
LOCH, J.M.P. et al. EJA: Planejamento, metodologias e avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2009.
MOLL, J. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, Tensões e Possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.
SACRISTÁN, J. G.; O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F da Fonseca Rosa- 3ed- Porto Alegre Artmed2000.
SANTOS, S. V. Possibilidades para EJA, possibilidades para Educação Profissional: O PROEJA ,2008.
SILVA, T. T. Os jovens no Brasil: desigualdades multiplicadas e novas demandas politicas. São Paulo. Ação Educativa, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Semiárido De Visu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.