Revista Semiárido De Visu - v. 13, n. 1, 2025 (Edição Especial)

Educação no Semiárido: políticas, tecnologias, inclusão, inovações pedagógicas e formação de professores
Nesta edição especial da Revista Semiárido De Visu, propomos reunir artigos que dialoguem com as reflexões acerca da formação e profissionalização docente, especialmente vinculados ao campo da Educação e Pedagogia. Assim, buscamos explorar as intersecções entre políticas educacionais, tecnologias digitais e assistivas, práticas inclusivas e inovações pedagógicas na formação de professores no sertão pernambucano.
O Semiárido Nordestino, com sua vasta extensão e diversidade cultural, exige abordagens educacionais que reconheçam suas particularidades e potencializem suas singularidades, especialmente num contexto de rápidas e profundas transformações sociais. A partir dessas perspectivas, essa edição especial tem a intenção de agrupar pesquisas que tragam perspectivas teóricas e práticas, incluindo estudos empíricos, revisões de literatura e reflexões críticas de distintas abordagens, que destacam políticas, tecnologias, inclusão, inovações pedagógicas e formação de professores nos sertões pernambucanos, de modo prioritário.
Edição Especial
-
O impacto do uso de telas no desenvolvimento da criança: uma revisão de literatura
Visualizações: 1367
-
1133
-
Dengue Attack: Aprendendo a combater o Aedes aegypti por meio de um jogo sério
Visualizações: 507
-
65
-
Literatura infantil e racismo: reflexões sobre o ensino das relações étnico-raciais
Visualizações: 596
-
80
-
Tecnologias digitais como ferramenta no ensino de Geografia no semiárido cearense
Visualizações: 575
-
91
-
Planos de aula no portal do professor: estratégias de abordagem em educação climática
Visualizações: 573
-
63
-
Percepção e desempenho dos estudantes de engenharia produção do Piauí no ENADE
Visualizações: 385
-
42
-
Projeto multicultural e currículo escolar: o caso do município de Curaçá–BA
Visualizações: 419
-
37
-
Perspectivas de uma educação infantil antirracista: reflexões a partir de bell hooks
Visualizações: 479
-
54
-
Da Fábula à Escrita: uma experiência de criação com alunos do Ensino Médio
Visualizações: 221
-
61
-
A inclusão e o processo de ensino-aprendizagem de crianças com Síndrome de Down
Visualizações: 517
-
71
-
“Vamos brincar de índio”? Educação e estereótipos em músicas para infâncias na década de 1990
Visualizações: 518
-
101
-
Educação Dialógica e Educação Matemática Crítica: uma vivência com trabalhadores rurais
Visualizações: 459
-
37
-
O impacto do uso recreativo de dispositivos e mídias digitais no desenvolvimento infantil
Visualizações: 763
-
210