Estratégias de educação ambiental para o alcance da sustentabilidade em ambiente corporativo

Authors

  • Alessandro Menezes de Brito Universidade do Estado da Bahia
  • Ricardo José Rocha Amorim Universidade do Estado da Bahia
  • Dinani Gomes Amorim Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i3.451

Keywords:

Práticas Sustentáveis, Resíduos, Revisão Sistemática, Meio Ambiente

Abstract

During the last decades the human being has been evolving technologically, but, on the other hand, it has also been exhibiting a predatory consumption pattern in the unfolding of its daily life, resulting in negative impacts directly to natural resources. The objective of this article is to concisely approach the strategies adopted by some companies in the practice of environmental education, as a way to lead employees to seek solutions to the problems they face on a daily basis. The method used was a systematic literature review in Portuguese and English, using four databases: Scielo, Scopus, Web of Science, and Google Scholar. From the research, 18 main articles were selected for the literary support after the inclusion and exclusion criteria, and later, their analysis. It was observed that to effectively promote environmental programs in companies, regardless of their areas or the spaces in which they interact, whether urban and/or rural, it is necessary to promote the development and sharing of knowledge on the subject, as well as good attitudes to improve the quality of the environment, consequently, environmental education strategies can be successfully achieved.

Author Biographies

Alessandro Menezes de Brito, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Ecologia Humana pela UNEB, Mestre em Políticas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF. Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (1997). Atualmente é funcionário público concursado da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, qualidade de vida, motivação, formação de talentos e vendas.

Ricardo José Rocha Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), com mestrado em Engenharia de Produção, linha Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - revalidado como Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (registrado, processo nº 009949/2009-SRD). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professor titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Atua na área de Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, Representação de Conhecimento e Engenharia de Software. Também, atua na área de Informática na Educação, com ênfase em Ontologia Educacional, Padrões de Metadados Educacionais, Objetos de Aprendizagem, Learning Design e Analíticos de Aprendizagem. Orienta trabalhos de mestrado, especialização, iniciação científica e de conclusão de curso na área de Computação e Informática na Educação. Participa de corpo editorial e como revisor de periódicos e conferências internacionais. 

Dinani Gomes Amorim, Universidade do Estado da Bahia

raduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1988), Especialização em Ciência da Computaçao. pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - reconhecido como Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) (registrado, processo nº 2009.1.19269.1.3) e Pós-doutorado em Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)(2013), Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professora Titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Professora do Corpo permanente do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (UNEB/DCH) e do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB/DTCS) .Tem experiência na área de Inteligência Artificial com ênfase em Redes Neurais Artificiais, representação de conhecimento e web Semântica na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Reconhecimento de Padrões, Padrões de Metadados Educacionais, Learning Objects e IMS Learning Design. Participa de corpo editorial e revisora de periódicos internacionais/nacionais e de conferências da área. Avaliadora do Ministério da Educação e Cultura (MEC) desde 2008.

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Published

2023-12-29

How to Cite

BRITO, A. M. de; AMORIM, R. J. R.; AMORIM, D. G. Estratégias de educação ambiental para o alcance da sustentabilidade em ambiente corporativo. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 649–662, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i3.451. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/451. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Multidisciplinar - Artigos