Teacher evaluation in Blended Learning: A Review on the “Portal de Periódicos da CAPES”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.60

Keywords:

Blended Learning, teaching work, evaluation and planning

Abstract

This paper aims to conduct a state-of-the-art review, concerning teacher evaluation strategies in
Blended Learning (BL), based on research papers on Portal de Periódicos CAPES between 2010 and
2020. In this study, 44 papers were analyzed and 18 were selected as BL applications. Only two articles
raise teacher skills and strategy evaluation. In these articles, the researchers commented about the
student’s answers (Ref. A8), and student's perceptions about teacher profile and the methodology
used based on well-defined criteria (Ref. A10). Regarding teacher skills, few references about
teacher’s formation, formation and planning, and teacher-student interaction were noticed. Based
on this study, can be analyzed a low amount of research developed in Brazil, concerning evaluating
teaching work in blended learning in the last ten years.

Author Biography

Felipe Costa Lemos, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Ensino de Ciências pela UFRPE (SEDE) e Graduado em Licenciatura em Química pela UAST/UFRPE.

References

ANGELUCCI, C. B; KALMUS, J; PAPARELLI, RENATA e PATTO, M. H. S. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, 30: 51-72, 2004.

ANTONELLO NETO, A.P. A aplicação do Ensino híbrido na educação profissional e tecnológica: potencialidades e dificuldades. 92 p. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação em Educação profissional e tecnológica, Santa Maria-RS, 2017.

BARION, E.C.N e MELLI, N.C.A. Algumas reflexões sobre o ensino híbrido na educação profissional. 2017. In: XII WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA. Saberes e práticas contemporâneas em gestão e inovação na Educação Profissional e em Sistemas Produtivos, 2017. Anais. São Paulo-SP, 2017.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

CANDIDO JUNIOR, E. Ensino híbrido na educação superior: desenvolvimento a partir da base TPACK em uma perspectiva de metodologias ativas de aprendizagem. 166 p. Dissertação (mestrado)–Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Programa de Pós-Graduação em Educação, Presidente Prudente –SP, 2019.

CEMBRANEL, C.B e SCOPEL, J.M. Ensino híbrido e a construção da aprendizagem dos estudantes do ensino médio. SCIENTIA CUM INDUSTRIA, 7: 12-15, 2019.

CERUTTI, E. e MELO, L.F. Abordagem híbrida no ensino superior: reflexões teórico-metodológicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 21: 605-620, 2017.

CONSERVA, D.P e COSTA, M. A. M. O ensino de inglês permeado pela proposta de sala de aula invertida: um relato de experiência didática. ETD-Educação Temática Digital, 1: 234-252, 2020.

COSTA, H.B.A Problematizando práticas de ensino e aprendizagem na Plataforma Moodle: aproximações com a modalidade híbrida. Revista EntreLínguas, 2: 283-299, 2016.

FRANTZ, D.S.F.S; MARQUES, N.L,R; NUNES, J.F e MARQUES, I.L. Ensino Híbrido com a utilização da plataforma Moodle. Revista THELMA, 15: 1175-1186, 2018.

GUIMARÃES, D.S e JUNQUEIRA, S.M.S. Rotação por estações no trabalho com equações do 2º grau: uma experiência na perspectiva do ensino híbrido. Revista Educação Matemática Pesquisa, 22: 708-730, 2020.

HOFFMANN, E.H. Ensino híbrido no ensino fundamental: possibilidades e desafios. 44 f. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso -UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Educação na cultura digital, Florianópolis-SC, 2016.

HORN, M. B. e STAKER, H. Blended. Usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. 1.ed. Porto Alegre, Penso, 2015.292 p.

KRAVISKI, M.R. Formar-se para formar: formação continuada de professores da educação superior —em serviço —em metodologias ativas e ensino híbrido. 130 p. Dissertação (mestrado) -Centro Universitário Internacional (Uninter), Mestrado profissional em Educação e novas tecnologias, Curitiba –PB, 2019.

LEMOS, F.C; FERREIRA, H.S. Exposição Dengue: investigando as aprendizagens mobilizadas em museu de ciência. 130 f. Dissertação (mestrado) -UFRPE, Programa de Pós-graduação em Ensino de ciências, Recife, 2016.

LIMA, L. H. F e MOURA, F.R. O professor no ensino híbrido. In: BACICH, L; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino Híbrido –personalização e tecnologia na educação. 1.ed. Porto Alegre, Penso, 2015. 203p.

MIRANDA, R.V; MORET, A. S; SILVA, J. C e SIMÃO, B. P. Ensino Híbrido: Novas habilidades docentes mediadas pelos recursos tecnológicos. Revista EaD em Foco, 1: 1-19, 2020.

NASCIMENTO, E.R; ANJOS, F.L.M.R; MENEZES, K.K.O e OLIVEIRA, G.B.L. Narrativas digitais para uma aprendizagem significativa no Ensino Superior qual a percepção dos estudantes? Educação Por Escrito, 9: 251-269, 2018.

NASCIMENTO, E.R e PADILHA, M.A.S. Learning by blended education in higher education: narrating the engagement of students. Revista Diálogo Educacional, 20: 252-271, 2020.

PALANCH, W.B. L e FREITAS, A. V. Estado da Arte como método de trabalho científico na área de Educação Matemática: possibilidades e limitações. Perspectivas da Educação Matemática, 8: 794-802, 2015.

PASIN, D.M e DELGADO, H.O.K. O ensino híbrido como modalidade de interação ativa e reflexão crítica: Relato de uma experiência docente no Brasil. Revista Texto Livre –Linguagem e Tecnologia, 10: p.87-105, 2017.

PASSOS, M.L.S. MM-Híbrido -Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido em Instituições de Ensino Superior. 237 f. Tese (doutorado) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Engenharia de produção, Porto Alegre, 2018.

RABELL, C.R.L e TAVARES, K.C.A. Redes sociais e aprendizagem no ensino superior: a perspectiva dos alunos sobre o uso do Facebook em uma disciplina de língua inglesa. Veredas –Revista de Estudos Linguísticos, 20: 124-136, 2016.

RIBEIRO, L.C.V. Testando novas metodologias de aprendizagem para o ensino de embriologia humana: relato de experiência e percepção dos discentes. Revista Docência do Ensino Superior, 8: 151-165, 2018.

SANTOS, S.C.S. Ensino Híbrido em formação docente de curso de Biologia em uma disciplina em Instituição de Ensino Superior Pública. Revista Educitec, 4: 1-16, 2016.

SCHIEHL, E. P e GASPARINI, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. Revista Novas Tecnologias na Educação, 14: 1-10, 2016.

SILVA, E. R. O Ensino Híbrido no Contexto das Escolas Públicas Brasileiras: Contribuições e Desafios. Revista Porto das Letras, 3: 1-18, 2017.

SILVA, J.B; SILVA, D.O e SALES, G.L. Modelo de Ensino Híbrido: a percepção dos alunos em relação à Metodologia progressista x Metodologia tradicional. Revista Conhecimento Online, 2: 103-118, 2018.

SIQUEIRA, L.M.M e TORRES, P.L. O ensino híbrido da eletricidade utilizando objetos de aprendizagem na engenharia. Cad. Bras. Ens. Fís., 27: 334-354, 2010.

SOUSA, Y.H; MENDONÇA A.P e COELHO, I.M.W.S. Uma proposta de ensino-aprendizagem de inglês para fins específicos baseada no Ensino híbrido. Revista EntreLínguas, 4: 165-181, 2018.

STEINERT, M.E.P e HARDOIM, E.L. Leigos ou excluídos? A criação de um aplicativo educacional e seu uso via ensino híbrido em uma escola pública. Revista SUSTINERE, 5: p. 90-113, 2017.

STEINERT, M.E.P; HARDOIM, E.L e PINTO, M.P.P.R.C. De mãos limpas com as tecnologias digitais. Revista SUSTINERE, 4: 233-252, 2016.

STEINERT, M.E.P; BARROSA, M.P e PEREIRA, M. C. O Descompasso Entre Ensino Híbrido e Digital Divide: Docentes de Ciências da Natureza em Foco. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 17, 209-215, 2016.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, 4: 79-97, 2014.

VERGARA, A. C. E; HINZ, V. T e LOPES, J. L. B. Como Significar a Aprendizagem de Matemática Utilizando os Modelos de Ensino Híbrido. Revista Thelma, 15: 885-904, 2018.

WAJNSZTEJN, M; ANDRÉ, C.F e AZEVEDO, A.B. Blended learning como estratégia de engajamento no ensino superior: relato de uma experiência de aprendizagem conectada, colaborativa e social. Revista EDaPECI, 20: 22-36, 2020.

Published

2020-05-01

How to Cite

LEMOS, F. C. .; ALMEIDA JUNIOR, P. L. D. . Teacher evaluation in Blended Learning: A Review on the “Portal de Periódicos da CAPES”. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 284–299, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.60. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/60. Acesso em: 21 nov. 2024.