Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a atuação dos Tradutores Intérpretes de Línguas de Sinais

Authors

  • Claudia Lucia Farias de Cerqueira Aguiar Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Paulo Roberto Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.802

Keywords:

saúde, inclusão social, TILS, Agenda 2030

Abstract

Este artigo analisou a relação entre as atribuições dos Tradutores Intérpretes de Línguas de Sinais (TILS) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Os resultados indicaram que os TILS enfrentam diversos riscos à saúde física e mental decorrentes das muitas horas de trabalho em ambientes estressantes especialmente no meio acadêmico o que reforçou a importância da promoção de um ambiente de trabalho seguro e ergonômico, serviços de reabilitação e suporte mental e emocional para garantir a saúde integral desses profissionais. A pesquisa realizada abrangeu obras literárias de teses e dissertações encontrados em repositórios de universidades e na plataforma SciELO, além de meios eletrônicos de banco de dados oficiais. Como achados da pesquisa podemos citar que A Agenda 2030 com seus 17 ODS, pode contribuir para melhorar a saúde dos TILS ao alavancar a inclusão social da pessoa surda e incentivar a adoção de políticas e pesquisas de conscientização sobre os riscos à saúde destes profissionais levando as organizações a assumir a responsabilidade de pôr em prática medidas proativas que contribuam para a valorização e a promoção de seus direitos.

Author Biography

Paulo Roberto Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor no Programa de Pós Graduação em Dinâmicas do Semiárido (PPGDiDes) da Universidade Federal do Vale do São Francisco 

Doutorado UFPB (2007)

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Published

2024-06-07

How to Cite

LUCIA FARIAS DE CERQUEIRA AGUIAR, C.; RAMOS, P. R. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a atuação dos Tradutores Intérpretes de Línguas de Sinais . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1032–1041, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.802. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/802. Acesso em: 21 nov. 2024.