A prática docente de professores não licenciados no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i3.36

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, Demandas formativas, Professores não-licenciados, Políticas de formação docente

Resumen

O interesse por estudos sobre a formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem aumentado na última década. Parte das publicações, voltadas a essa temática, tem como foco os saberes docentes, as demandas formativas e a constituição da identidade do professor, em especial os bacharéis e tecnólogos, visto que além dos conhecimentos técnicos, específicos de sua formação, os professores precisam apresentar o domínio das questões pedagógicas e didáticas, próprias do trabalho da sala de aula. Dessa forma, este artigo busca identificar quais as principais dificuldades enfrentadas por docentes não licenciados nos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) à EPT, suas demandas formativas e os registros de políticas de formação do quadro docente da EPT a partir de uma revisão sistemática de literatura (RSL). Para isso, utilizou-se o processo de RSL, no qual foram analisados artigos científicos publicados entre 2008 e 2020 com relevância vinculada a esta pesquisa. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade de políticas públicas voltadas à instituição e ao estímulo de formações pedagógicas do quadro docente da EPT, principalmente dos profissionais egressos dos cursos de bacharelado e de tecnologias.

Biografía del autor/a

Francisco Kelsen de Oliveira, IFSertãoPE

Doutor em Ciência da Computação (2017) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Computação Aplicada (2010), Especialista em Gestão de Projetos (2012) e graduação em Licenciatura em Matemática (2007) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Tutoria em Educação a Distância (2014) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Bacharel em Sistemas de Informação (2014) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Técnico em Informática (2012) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) e subsequente em Técnico de Informática e curso de graduação de Tecnologia em Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Atua também como editor chefe do periódico científico Semiárido De Visu e como coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IF Sertão-PE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Engenharia de Software, Software Livre e Tecnologia Educacional, além de atuar nas áreas de Educação a Distância, Educação Matemática e Recursos Educacionais Abertos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais Tecnológicas (GEPET), vice-líder do grupo de pesquisa em Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE) e integrante do Grupo de Estudos Avançados em Informática (GEASI).

Citas

ALMEIDA, Eliane; SALEM, Gabriel Simões; SILVINO, João da Silva. Potencialidades do reforço escolar assistido a alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no IFMA Campus Caxias. In: V CONEDU: Congresso Nacional de Educação, 5., 2018, Olinda. Anais [...] Campina Grande: Editora Realize, 2018. p.1-8.Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48651. Acesso em 14 set. 2020.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61–80, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/viewFile/7956/5723>. Acesso em 20 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em 05 set. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 12 ago. 2020.

CARNEIRO, I. M. S. P.; PORTES, L.F. . O processo de ensino e aprendizagem nos cursos técnicos do Instituto Federal do Ceará, campus de Maracanaú. In: José Albio Moreira de Sales; Isabel Maria Sabino de Farias; Maria Socorro Lucena Lima; Maria Marina Dias Cavalcante. (Org.). Didática e a prática de ensino na relação com a sociedade.1ed. Fortaleza: Ed UECE, 2015, v. 3, p. 3016-.

FERREIRA, Ilane Cavalcante; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A Experiência da Pesquisa na Formação Docente: Unindo Teoria à Prática. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, V. 1, P. 16-35, 2017.Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5730/pdf. Acesso em 15 ago. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MACHADO,Y.F.; OLIVEIRA, F. K.. Orientação Profissional, Gamificação e Educação Profissional e Tecnológica: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. v. 3, p. 108-126, 2019. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/380/341. Acesso em:12 set. 2020.

MENEZES, Graziela Ninck D.. O Trabalho Docente na Educação Profissional Técnica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT09-3617.pdf. Acesso em 12 set. 2020.

OLIVEIRA, Francisco Kelsen; GOMES, Alex Sandro. Uma revisão sistemática da literatura sobre ferramentas de autoria de IMS-LD. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015), CBIE-LACLO 2015. Disponível em:10.5753/cbie.sbie.2015.376. Acesso em 18 de set 2020.

OLIVEIRA, R. S e SALES, M. A.O. Professor leigo: releituras sobre os saberes profissionais na Educação Profissional e Tecnológica. In: Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: políticas práticas e formação, II, 2015. Anais... Salvador: EDUNEB, v. 1. p. 187-200, 2015a.

OLIVEIRA, A. S. A formação do professor para a educação profissional: mapeando a produção bibliográfica. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-graduação em Educação, Vitória da Conquista,2016. Disponível em:http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2016/09/Anely-S-Oliveira.pdf. Acesso em:18 de set 2020.

OLIVEIRA,W.L.; MOURA, R.. Formação Inicial e Trabalho Docente no Instituto Federal de São Paulo. Revista Eixo, 2018. Disponível em:http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/506/370. Acesso em:05 de set 2020.

PISTRAK (Org.).A escola-comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009

SPRICIGO, Fabrício; DOS SANTOS, Thisciana Fialho; DOS SANTOS, Marisilvia. Grupo de Estudos Pedagógicos Como Proposta de Desenvolvimento Profissional: Contribuições ao Trabalho Docente na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Revista Tempos e Espaços Em Educação (Online), v. 11, p. 83-96, 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6720/pdf. Acesso em:15 set. 2020.

VIEIRA,M.M.M.. Formação de professores da educação profissional: análise de produções acadêmicas. HOLOS (NATAL. ONLINE), v. 2, p. 243-258, 2018. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3160/pdf. Acesso em: 26 set. 2020.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

COSTA, M. G. N. da .; OLIVEIRA, F. K. de . A prática docente de professores não licenciados no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 512–523, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i3.36. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/36. Acesso em: 23 nov. 2024.