Metodologias Inovadoras para o Ensino de Química Orgânica e a sua Relação com o Meio Ambiente

Autores/as

  • Edilane Almeida da Silva IFSertãoPE
  • Inaiara de Sousa Escola Estadual João Batista dos Santos
  • Debora Santos Carvalho dos Anjos IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i3.39

Palabras clave:

Ludicidade, aprendizagem, química, meio ambiente, motivação, Metodologias Inovadoras

Resumen

Na sociedade atual, em que há o desenvolvimento acelerado das tecnologias, as escolas e os professores precisam pensar em um método de ensino inovador, que busque despertar o interesse do aluno em estudar, motivando-o a querer aprender. Desta forma, entendendo a importância de instigar a busca do conhecimento, utilizaram-se, neste projeto, metodologias diferenciadas, com foco na ludicidade, tais como jogos didáticos, elaboração de mapa mental, produção de paródia, dramatização, oficinas com experimentações, visitas técnicas, entre outras. O conteúdo em estudo foi a Química Orgânica, contextualizando os tópicos principais com o cotidiano do aluno, além da relação da Química Orgânica com o meio ambiente, visando a contribuir significativamente para a aquisição dos saberes. Neste sentido, visou-se, ainda, a estimular o estudo na disciplina de Química Orgânica, bem como conscientizar, de forma lúdica, sobre a importância da preservação ambiental. Foram realizadas 4 (quatro) etapas, de acordo com os temas: (1) Classificação de cadeias carbônicas, (2) Hidrocarbonetos, (3) Compostos oxigenados e (4) Compostos nitrogenados. Aplicaram-se pré-testes e pós-testes, em cada etapa, visando a verificar a evolução da construção do conhecimento. Os alunos demonstraram bastante entusiasmo e participaram ativamente. O trabalho em grupo permitiu uma maior interação professor-aluno e aluno-aluno, bem como uma alta percentagem de acertos foram observadas nos pós-testes realizados, variando de 71 a 90%. Foi possibilitada a construção de pensamentos críticos sobre a sociedade e os seus comportamentos, oportunizando-os se posicionarem em relação às atitudes incorretas, formando, assim, um cidadão capaz de defender e de contribuir com o ambiente natural, visando e priorizando a preservação do meio em que vive.

Biografía del autor/a

Debora Santos Carvalho dos Anjos , IFSertãoPE

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2003), Especialização em Ensino de Química e Biologia Ead-UNIVASF(2016), Mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professora/Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, atuando na Licenciatura em Química. É Líder do Grupo de Pesquisa Materiais Aplicados e o Vale do São Francisco, atuando na área de Química, com ênfase em Polímeros, Físico Química e Química Inorgânica. É membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do IF Sertão-PE.Atuou como Coordenadora do Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência/CAPES, como Coordenadora de Área do Programa de Iniciação a Docência/CAPES (2012-2014) e como Coordenadora Institucional deste mesmo programa (2014-2016).

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

SILVA, E. A. da .; SOUSA, I. de .; ANJOS , D. S. C. dos . Metodologias Inovadoras para o Ensino de Química Orgânica e a sua Relação com o Meio Ambiente. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 550–567, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i3.39. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/39. Acesso em: 27 nov. 2024.