Vozes da ciência em artigos científicos

comparação entre iniciantes e especialistas de Ciência da Computação

Autores/as

  • Evandro Gonçalves Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Eduardo Gonçalves de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Maria Eduarda Fernandes Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Rillary Yasmin Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Vitória Raisa Lima de Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.534

Palabras clave:

Linguagem acadêmica, Escrita, Discurso reportado

Resumen

No presente artigo, nós estudamos a escrita acadêmica de escritores iniciantes (alunos de ensino médio de curso técnico no eixo da informática) e especialistas (doutores da área de Ciência da Computação), na perspectiva do gerenciamento das menções a vozes da ciência em artigos científicos desses dois grupos de escritores. Mais especificamente, identificamos e interpretamos, comparativamente, as formas e as funções de menção nesses trabalhos, a partir das classificações de Swales (1990) e de Boch e Grossmann (2002). Como material de análise, selecionamos dez artigos científicos de iniciantes e dez de especialistas, relacionados à área de Ciência da Computação, publicados em anais de eventos e periódicos científicos. Esses dados são analisados comparativamente, mediante a interpretação dos usos e a contabilização da frequência de ocorrências de formas e funções nos dois grupos de artigos. Os resultados apontam que os artigos científicos de especialistas fazem menção à literatura prévia quase duas vezes mais do que os de iniciantes. Em ambos os grupos, há as seguintes características dessas menções: maior ocorrência da não integralidade, uso mais frequente das funções de fundamentar uma afirmação e referir-se a trabalhos anteriores, assim como a predominância da modalidade de reformulação. Como conclusão, observamos que os especialistas reconhecem mais a importância da referência à literatura especializada, mas os iniciantes já utilizam as formas e funções mais empregadas por aqueles.

Biografía del autor/a

Evandro Gonçalves Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor de Língua Portuguesa e Literatura no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Eduardo Gonçalves de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Maria Eduarda Fernandes Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Rillary Yasmin Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Vitória Raisa Lima de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Apicultura no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Citas

AUTOR. ANO.

APOLINÁRIO NETO, Aglailton Saraiva et al. Busca de locais de lazer próximo a você usando uma rede social. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 11., 2016, Maceió. Anais eletrônicos [...]. Maceió: IFAL, 2016. p. 559-565. Disponível em: http://connepi.ifal.edu.br/2016/files/anais/1_Ciencias_Exatas_e_da_Terra.pdf. Acesso em: 29 ago. 2022.

BARROS, L. F. de; BARBOSA, H. F.; ATAIDE, W. A. Desenvolvimento de uma ferramenta computacional de apoio ao ensino de algoritmos e programação de computadores. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. 11., 2016, Maceió. Anais eletrônicos [...]. Maceió: IFAL, 2016, p. 827-836. Disponível em: http://connepi.ifal.edu.br/2016/files/anais/5_Ciencias_Agrarias.pdf. Acesso em: 29 ago. 2022.

BAZZAN, A. L. C. Sistemas Multiagentes: Introdução e Aplicações em Simulação e Controle de Tráfego e Simulação de Situações de Emergência. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, v. 6, p. 12-41, 2010. Disponível em: http://www.fsma.edu.br/si/edicao6/FSMA_SI_2010_2_Principal_3.pdf. Acesso em: 29 ago. 2022.

BAZZAN, A. L. C. Contribuições de aprendizado por reforço em escolha de rota e controle semafórico. Estudos Avançados, [S. l.], v. 35, n. 101, p. 95-110, abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/x3kZbqZN7DJp7HtPKq49xFd/?lang=pt#. Acesso em: 29 ago. 2022.

BERKENBROCK, C. D. M.; HIRATA, C. M. Coerência de cache e percepção em sistemas cooperativos com apoio à mobilidade. Revista Brasileira de Computação Aplicada, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 17-29, 30 abr. 2015. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbca/article/view/3931/3323. Acesso em: 29 ago. 2022.

BOCH, F.; GROSSMANN, F. Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes. Scripta, [S. l.], p. 97-108, out. 2002. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12452/9767. Acesso em: 24 jan. 2019.

COSTA, R. F.; SOUTO, A. R. S.; SANTOS, D. B. A. +EXPOTEC: um aplicativo para aumentar a divulgação e interação de visitantes com a EXPOTEC/SC. In: EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E CULTURA DO CAMPUS SANTA CRUZ - EXPOTEC, 8., 2018, Santa Cruz. Anais eletrônicos. Natal: IFRN, 2018. p. 4-9. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/campus/santacruz/coordenacao-depesquisa.html. Acesso em: 29 ago. 2022.

DIGIAMPIETRI, L. A.; FERREIRA, J. E. Desambiguação de nomes de autores para a identificação automática de perfis acadêmicos. Em Questão, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 37, 19 abr. 2018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/74064. Acesso em: 29 ago. 2022.

DRUMMOND, L. M. A.; OCHI, L. S.; SOARES, S. S. R. F. Um Algoritmo de Construção e Busca Local para o Problema de Clusterização de Bases de Dados. TEMA Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, v. 7, p. 109-118, 2006. Disponível em: https://tema.sbmac.org.br/tema/article/view/278/217. Acesso em: 29 ago. 2022.

DUARTE, A. D. ELA: English lessons app. In: EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E CULTURAL, 4., 2018, Santa Cruz. Anais eletrônicos [...]. Natal: IFRN, 2018. v. 4, p. 232-236. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/campus/santacruz/noticias/anais-2018. Acesso em: 29 ago. 2022.

FINGER, M. Inteligência Artificial e os rumos do processamento do português brasileiro. Estudos Avançados, [S. l.], v. 35, n. 101, p. 51-72, abr. 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/185030/171213. Acesso em: 29 ago. 2022.

FONSÊCA, J. F. S. da et al. Construção de um Sistema de Monitoramento do Ambiente Online. In: IV Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN, 4., 2021, Mossoró. Anais eletrônicos [...]. Natal: IFRN: 2021. p. 808-817. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2096. Acesso em: 29 ago. 2022.

FONTES, A. I. R. et al. Extração de características cicloestacionárias por correntropia cíclica em canais com desvanecimento. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 24356-24362, 2021. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/26106/20701. Acesso em: 29 ago. 2022.

GENILSON JÚNIOR; SILVA, H. Plataforma para o suporte da internacionalização em casa baseada em Clil para o ensino de redes de comunicação. In: III SEMANA DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E EXTENSÃO DO IFRN, 3., 2017, Caicó. Anais eletrônicos [...]. Natal: IFRN, 2017, p. 25-32. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1560. Acesso em: 29 ago. 2022.

HOFFNAGEL, J. C. A prática de citação em trabalhos acadêmicos. Cadernos de Linguagem e Sociedade, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 71–88, 2010. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/9277. Acesso em: 21 jul. 2022.

HYLAND, K. Disciplinary discourses: social interactions in academic writing. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2004. p. 20-40.

HYLAND, K.; JIANG, F. K. Points of reference: changing patterns of academic citation. Applied Linguistics, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 64-85, 31 maio 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1093/applin/amx012. Disponível em: https://academic.oup.com/applij/article/40/1/64/3859730. Acesso em: 02 maio 2023.

ISHIKAWA, E.; RALHA, C. G. Uma Abordagem Prática com Foco em Gestão de TIC para Ensino de SI para Alunos de Graduação em Computação. iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação, [S. l.], v. 9, p. 5-31, 2016. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/isys/article/view/307/308. Acesso em: 29 ago. 2022.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.

MACHADO, E. J.; PEREIRA, A. C. M.. Estratégias de negociação baseadas na teoria das ondas de Elliott para o mercado de ações. Revista Brasileira de Computação Aplicada, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 16-25, 22 jul. 2022. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbca/article/view/12470/114116585. Acesso em: 29 ago. 2022.

MATENCIO, M. de L. M. O recurso ao discurso do outro em textos de alunos de letras. Intercâmbio, [S. l.], v. 14, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3934. Acesso em: 20 jul. 2022.

MOREIRA, V. B. F. ALMEIDA, A. V. C. de; LIMA, C. S. de. Informática no meio rural: desenvolvimento de sistema web para controle de fêmeas ovinas. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN, 10., 2014, Pau dos Ferros. Anais eletrônicos [...]. Natal: Editora do IFRN, 2014. p. 988-994. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/anais-do-x-congresso-de-iniciacao-cientifica-do-ifrn-pau-dos-ferros/at_download/arquivo. Acesso em: 29 ago. 2022.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010. p. 89-110.

PAULA, D. C. F. de. A questão da identidade na escrita acadêmica. Scripta, [S. l.], v. 21, n. 43, p. 86-104, 22 dez. 2017. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p86/12871. Acesso em: 21 jul. 2022

RIBEIRO FILHO, J. D. P. Ambiente virtual de aprendizagem por meio da TV digital interativa. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. 6., 2011, Natal. Anais eletrônicos [...]. Natal: IFRN, 2011. p. 14-22. Disponível em:https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/310. Acesso em: 29 ago. 2022.

RODRIGUES, V. R. V.; SOUZA F. A. A; NETO M. A. V. M. Aplicação Web para a Organização da V Semana de Química do IFRN. In: SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, 3., 2017, Caicó. Anais eletrônicos [...]. Natal: IFRN, 2017. p. 17-24. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1560. Acesso em: 29 ago. 2022.

SICHMAN, J. S. Inteligência Artificial e sociedade: avanços e riscos. Estudos Avançados, [S. l.], v. 35, n. 101, p. 37-50, abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/c4sqqrthGMS3ngdBhGWtKhh/?format=html. Acesso em: 29 ago. 2022.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

Publicado

2024-09-16

Cómo citar

LEITE, E. G.; CARVALHO, E. G. de; TEIXEIRA, M. E. F.; ALVES, R. Y. V.; MORAIS, V. R. L. de. Vozes da ciência em artigos científicos: comparação entre iniciantes e especialistas de Ciência da Computação . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1601–1620, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.534. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/534. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Lingüística, Letras e Artes - Artigos