Mapeamento Sistemático de Literatura sobre Pensamento Matemático-Computacional

Autores/as

  • Gilmar Herculano da Silva IFSertãoPE
  • Francisco Kelsen de Oliveira IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i3.788

Resumen

A teoria do Pensamento Matemático-Computacional (PMC) surge de forma contemporânea na busca de unificar o pensamento matemático básico e avançado com o pensamento computacional. Assim, alguns conceitos são definidos e enumerados preceitos (denominados princípios) sequenciados e sistematizados pela teoria.  Este trabalho tem como finalidade realizar um levantamento teórico sobre o PMC de forma a identificar os caminhos norteadores envolvidos, bem como sua aplicação ou experimentos vivenciados. Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), feita a partir das publicações de teses, dissertações, artigos disponíveis no portal google acadêmico Scielo, Springer, Wiley e Science Direct, no intuito de reunir materiais que permitam a expansão dos conhecimentos em torno da temática. Foram treze materiais selecionados, dentre os quais apenas quatro atendiam aos critérios de inclusão. Os resultados encontrados nesta pesquisa apontam que o PMC torna-se fundamental para a resolução de problemas elementares e complexos sendo, portanto, uma abordagem promissora no processo de desenvolvimento cognitivo da aprendizagem da matemática. Verificou-se, também, uma escassez de pesquisas referentes ao PMC, em âmbito nacional, e a inexistência de pesquisas focadas em aplicações ou práticas pedagógicas envolvendo essa abordagem.

Citas

ARAÚJO, A. C. S.; OLIVEIRA, F. K. Análise comparativa das ferramentas de tradução português Libras: Comparative analysis of Portuguese/BSL translation technological tools. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/397. Acesso em: 12 out. 2023.

ARAÚJO, A. C. S.; OLIVEIRA, F. K. de. Revisão Sistemática da Literatura sobre Tecnologias digitais de informação e comunicação de tradução do par linguístico Português Libras. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 286–299, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i3.305. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/305. Acesso em: 12 out. 2023.

AZEVEDO, Greiton Toledo de; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Processo de Aprendizagem de Matemática à luz das Metodologias Ativas e do Pensamento Computacional. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200061. Acesso em: 05 mai. 2023.

BUSSMANN, Christian James de Castro et al. Pensamento matemático-computacional. Cadernos UniFOA, v. 15, n. 42, 2020.

BUSSMANN, Christian James de Castro. Pensamento Matemático-Computacional: Uma Teorização. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina, p.128. 2019.

COSTA, M. G. N. da .; OLIVEIRA, F. K. de . A prática docente de professores não licenciados no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 512–523, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i3.36. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/36. Acesso em: 12 out. 2023.

DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge AP de M.; BITTENCOURT, Ig Ibert. Mapeamento sistemático e revisão sistemática da literatura em informática na educação. JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.

DREYFUS, T. Advanced Mathematical Thinking. In: TALL, D. Advanced Mathematical Thinking; Kluwer Academic, New York, 2002, p. 25 - 40.

JOSÉ, A. O entrelaçamento do pensamento matemático e pensamento computacional na resolução de problemas: análise de um enunciado em um curso à distância. Educação Matemática Em Revista - RS, v.1.n.24.2023.p.81-91.

MACHADO, Yane Ferreira; DE OLIVEIRA, Francisco Kelsen. Orientação profissional, gamificação e educação profissional e tecnológica: uma revisão sistemática de literatura. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 108-126, 2018. DOI: 10.36524/profept.v3i1.380. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/380. Acesso em: 1 jan. 2023.

OLIVEIRA, F. K.; GOMES, A. S. Revisão sistemática da literatura. Métodos e pesquisas em Educação, v. 1, p. 164, 2016.

OLIVEIRA, F. K.; GOMES, A. S. Uma revisão sistemática da literatura sobre ferramentas de autoria de IMS-LD. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2015. p. 376.

OKAMOTO, Mariana Maestripieri et al. Processos e subprocessos do pensamento matemático avançado identificados nas habilidades do pensamento computacional. 2021.

PASQUAL JÚNIOR, Paulo Antonio. Pensamento computacional e tecnologias: reflexões sobre a educação no século XXI / Paulo Antonio Pasqual Júnior. – Caxias do Sul, RS : Educs, 2020.

PAULINO JÚNIOR, J. W.; OLIVEIRA, Francisco Kelsen de. Pensamento computacional com ênfase no ensino de Lógica de programação: revisão sistemática de literatura: Computational thinking with emphasis on teaching programming logic: systematic literature review. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. DOI: 10.31416/rsdv.v10i3.396. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/396. Acesso em: 12 out. 2023.

SANTOS, Leandra dos. Perspectivas de professores de Matemática: pensamento computacional e práticas pedagógicas. 2021.

SILVA, GILMAR HERCULANO; DE OLIVEIRA, Francisco Kelsen. Pensamento Computacional e STEAM numa perspectiva interdisciplinar com a matemática e informática: Uma revisão sistemática de literatura: Computational Thinking and STEAM in an interdisciplinary perspective with mathematics and informatics: A systematic literature review. Revista Semiárido De Visu, v. 10, n. 3, 2022. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/399. Acesso em: 12 out. 2023.

SILVA, G. G.; OLIVEIRA, F. K. de. Material didático utilizado na Educação Profissional de Jovens e Adultos: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 335–343, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i3.308. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/308. Acesso em: 12 out. 2023.

TORRENTE, Carlos Roberto. Um mapeamento sobre a transição entre os Pensamentos Matemáticos elementar e avançado em pesquisas de Educação Matemática. p. 35, 2022.

WING, J. M. Computational Thinking and Thinking About Computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, 366(1881):3717–3725, 2008.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, New York, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. Disponível em: https://cacm.acm.org/magazines/2006/3/5977-computational-thinking/fulltext. Acesso em: 8 jun. 2022.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

SILVA, G. H. da; OLIVEIRA, F. K. de. Mapeamento Sistemático de Literatura sobre Pensamento Matemático-Computacional. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 637–648, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i3.788. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/788. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Multidisciplinar - Artigos