Os instrumentos tecnológicos digitais e sua contribuição para o desenvolvimento da juventude da comunidade quilombola de Lagoinha

Autores

  • José Henrique Santos Souza IFSertãoPE
  • Ubirajara Santos Nogueira IFSertãoPE
  • Albertina Marília Alves Guedes IFSertãoPE
  • Márcia Guena Do Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v9i1.15

Palavras-chave:

Juventude, Instrumentos Digitais, Comunidades Quilombolas

Resumo

O presente trabalho busca apresentar a maneira pela qual os instrumentos tecnológicos digitais vêm se introduzindo no cotidiano de uma comunidade quilombola do sertão baiano, e quais os benefícios que os mesmos trazem para a juventude do quilombo. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os instrumentos tecnológicos digitais e sua contribuição para o desenvolvimento da juventude da comunidade quilombola de Lagoinha. O trabalho se justifica pois são poucos os dados referentes às atividades tecnológicas dentro das comunidades distribuídas pelo país. Para tanto, sua realização só foi possível com ajuda da fundamentação teórica de diversos autores acerca da realidade das comunidades quilombolas e o aparato legal que o representa no direito a essas comunidades terem acesso a esses bens, além de referências sobre os instrumentos tecnológicos digitais. Como metodologia, a pesquisa é qualitativa e contou com um questionário realizado com 13 moradores da comunidade, em que estes responderam perguntas pertinentes sobre o contato deles com a tecnologia. O resultado desse estudo revela a necessidade de propor aos poderes públicos, que sejam direcionadas políticas públicas para desenvolver e aproveitar as potencialidades locais dessas comunidades.

Referências

BARGAS, Janine de Kássia Rocha; MAIA, Rousiley Celi Moreira. Mídias digitais e dinâmicas de conflito em comunidades tradicionais: os quilombolas do Pará, 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. rev. e atual. Lisboa: Edições, 2009.

CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra. Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 69, p. 539-564, 2017.

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas –CONAQ. Disponível em: http://conaq.org.br/nossa-história/. Acesso em: 15 fevereiro de 2021.

DA SILVA, Renata Nascimento. Quilombos virtuais: as novas expressões de resistência, ativismo e empoderamento negro nas redes sociais. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação –Joinville -SC –2 a 8/09/2018.

DE CASTRO, Lauro Brito; DA SILVA FERREIRA, Shirley K.; BOAS, Brenda Vilas. Projeto CELCOM: Uma Solução de Baixo Custo para a Inclusão Digital e Social em Comunidades Isoladas no Brasil. SENID–5o Seminário Nacional de Inclusão Digital, 2018.

DOS SANTOS, Arthur Saldanha. Desenvolvimento territorial rural e suas escalas: relações entre a agricultura familiar e a juventude do campo. South American Development Society Journal, v. 4, n. 10, p. 66-82, 2018.

FERRARINI, Rosilei; SAHEB, Daniele; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 2019.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?page_id=332. Acesso em: 22 abril de 2020.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; JUNG, Hildegard Susana. Reflexões acerca do uso das tecnologias digitais e as juventudes do campo/Reflections on the use of digital technologies. Cadernos CIMEAC, v. 8, n. 1, p. 156-183, 2018.

JACKS, N. A., Toaldo, M. M., & Marques, J. A. (2017). Jovens rurbanos e mediações tecnológicas: práticas e convivências sociais contemporâneas. Cuadernos del CLAEH. Montevideo, Uruguay. Vol. 36, n. 106 (2017), p.

JANIS, I. L. 1982 [1949]. O problema da validação da análise de conteúdo. In: LASSWELL, H; KAPLAN, A. A linguagem da política. Brasília: Editora da Universidade de Brasília.

MATTOS, Hebe. " Remanescentes das comunidades dos quilombos": memória do cativeiro e políticas de reparação no Brasil. Revista USP, n. 68, p. 104-111, 2006.

Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil –UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica –Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. –Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

OLIVEIRA, Guilherme Almeida de. Tecnologia, poder e democracia: a teoria crítica de Andrew Feenberg. 2018. Trabalho de finalização de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) -Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018. 49 f.

SANTOS, Kerlen Alana Santa Ana; SCHEMIGUEL, Kevin; JUSTUS, José Fabiano Costa. Utilização de tecnologias de informação e comunicação (tics) no ensino e aprendizagem de anatomia humana. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 25172-25176, 2019.

SILVA, C. C. A apropriação da Internet pelas ONGs e a promoção do desenvolvimento rural. 2015. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural)–Universidade Federal de Santa Maria, RS.

SILVEIRA, A. C. M. da. Sociedade da informação: TICs e o combate à exclusão digital no meio rural do Brasil. In: SILVEIRA, A. M. C. da. (Org.). Divulgação científica e tecnologias de informação e comunicação. Santa Maria, RS: UFSM-Facos, 2015.

PIRES, Bruno Ricardo Carvalho. A perspectiva comunicacional da oralidade e a utilização das mídias digitais (redes sociais online) para a produção e a reprodução do conhecimento tradicional: estudo da comunidade tradicional quilombola de Lajeado (Dianópolis/TO). 2021.

VECCHIATTI, C. J. M. A revolução silenciosa. In: COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil 2015.

VELLOSO, Maria Jacy Maia; CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Inclusão digital e práticas de leitura em um telecentro de uma comunidade quilombola. Revista Diálogo Educacional, v.19, n. 60, 2019.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

SOUZA, J. H. S.; NOGUEIRA, . U. S.; GUEDES, A. M. A.; SANTOS, . M. G. D. Os instrumentos tecnológicos digitais e sua contribuição para o desenvolvimento da juventude da comunidade quilombola de Lagoinha. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 36–52, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i1.15. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/15. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Artigos