O ensinar se adaptando a nova realidade em tempos de pandemia

Autores

  • Darlysson Pereira IF SERTAO
  • DAIANNE PEREIRA
  • Jean EVANGELISTA

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v10i1.28

Palavras-chave:

Tecnologias digitais educacionais. Metodologias Ativas. Ensino Híbrido.

Resumo

O mundo atual está passando por várias mudanças em tempos de pandemia, entre elas está a forma de educar. Nesse sentido, este trabalho é produto da pesquisa com base na temática: o ensinar e a utilização das tecnologias digitais educacionais nas metodologias ativas e no ensino híbrido. O artigo se justifica pela necessidade de um estudo que discuta a atual situação, da educação e o emprego das tecnologias, durante o ano de 2020. Desta maneira, a pesquisa tem o objetivo de discutir sobre o ensinar se adaptando a nova realidade e refletir sobre o uso das tecnologias digitais educacionais nas Metodologias Ativas e o Ensino Hibrido. Para isso, a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica com apoio da exploratória com base em site de busca e o uso de descritores. O fato é esse estudo mostra, de forma analítica e reflexiva, que o ensino engloba uma gama de possibilidades e a utilização de tecnologias digitais educacionais nas Metodologias Ativas e o Ensino Híbrido vem adaptando o ensinar a nova realidade.

Referências

ALMEIDA, M. C. R. Práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais em período de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–20, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24827. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24827. Acesso em: 02 jan. 2021

CASTRO, E. A. et al. Ensino Híbrido: Desafio da Contemporaneidade?.Projeção e docência, v. 6, n. 2, p. 47-58, 2015. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/563/505. Acesso em:26 de outubro de 2020

FREITAS, J. L. A. A Pandemia da COVID-19 e o Ensino Remoto em Linhares-ES. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, v. 1, n. 9, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/32654/22673. Acesso em:04 jan.2021

HORN, M. B. & STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso. 2015.

LEMOS, F. C. & ALMEIDA JUNIOR, P. L. de. Avaliação docente no Ensino Híbrido: Estudo de revisão no Portal de Periódicos da CAPES. Revista Semiárido De Visu, v. 8, n. 2, p. 284-299, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/1116/466. Acesso em:26 de outubro de 2020

MIRANDA, R. V. et al. Ensino Híbrido: Novas Habilidades Docentes Mediadas pelos Recursos Tecnológicos. EaD em Foco, v. 10, n. 1, p. 18-18, 2020. Disponível em:https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/913/520.Acesso em:26 de outubro de 2020

MONTEIRO, J. C. da S.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. & COSTA, M. J. M. Edpuzzle: possibilidades pedagógicas para a sala de aula invertida, ensino híbrido e as metodologias ativas. Revista EducaOnline, v. 14, n. 1, p. 119-134, 2020. Disponível em: http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=1088&path%5B%5D=876.Acesso em:26 de outubro de 2020

MORAIS, A. P. M. de & SOUZA, P. F. Formação docente continuada: ensino hibrido e sala de aula invertida como recurso metodológico para o aprimoramento do profissional de educação.Devir Educação, p. 10-32, 2020. Disponível em:

http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/235/135. Acesso em: 27 de outubro de 2020

NASCIMENTO, E. R. do; BRITO, I. P. L. de & PADILHA, M. A. S. Engajamento de docentes na educação superior: Implementando ensino híbrido.Revista e-Curriculum, v. 18, n. 2, p. 951-969, 2020. Disponível em:

https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/43648/32255.Acesso em:27 de outubro de 2020

OLIVEIRA, I. B. M. de & JÚNIOR KISTEMANN, M. A. A “nova normalidade” educacional e o uso de tecnologias em diversos ambientes promovedores de mediação docente, metodologias ativas e aprendizagens significativas. Pesquisa e Ensino, v. 1, p. e202045-e202045, 2020. Disponível em:https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/734/971.Acesso em:27 de outubro de 2020

OLIVEIRA, J. de F. A. C.; FERNANDES, J. C. da C. & ANDRADE, E. L. de M. Educação no contexto da pandemia da Covid-19. Itinerarius Reflectionis, v. 16, n. 1, p. 01-17, 2020.Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/65332/35640. Acesso em: 03 jan.2021

PASINI, C. G. D.; CARVALHO, É. De & ALMEIDA, L. H. C.. Educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações.Observatório Socioeconômico da COVID-19, 2020.Disponível em:https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf.Acesso em:27 de outubro de 2020

SANTOS JUNIOR, V. B. dos; MONTEIRO, J. C.da S.. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-15, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583 Acesso em: 03 jan.2021

SANTOS, L. N. dos et al. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Tdic) aplicadas nas Metodologias de Ensino Híbrido e Gamificação. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1302. Acesso em: 03 jan.2021

SILVA, E. H. B. da; SILVA NETO, J. G. da; SANTOS, M. C. dos. Pedagogia da pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, p. 29-44, 2020. . Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/31695 . Acesso em: 03 jan.2021

SILVA, J. B. da. Ensino híbrido e Tecnologias digitais na educação básica: algumas contribuições do Google classroom.Revista Cocar, v. 14, n. 30, 2020. Disponível em:

https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3259 .Acesso em:27 de outubro de 2020

SOUZA, C. F. Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de língua inglesa. Revista Texto Livre, v. 8, p. 39-50, 2015.

TOLFO, F. B.. O Google Classroom como apoio ao ensino híbrido no ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. . Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/24329/1/CT_TCTE_III_2020_21.pdf Acesso em: 03 jan.2021

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

PEREIRA, D.; PEREIRA, D.; EVANGELISTA, J. O ensinar se adaptando a nova realidade em tempos de pandemia. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. DOI: 10.31416/rsdv.v10i1.28. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/28. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Artigos