Respeito às vivências e à diversidade: Um estudo propositivo aos recursos didáticos utilizados na EJA-EPT

Respect for experiences and diversity: A propositional study about the teaching resources used in Young Adult Professional Education

Autores

  • Gercivania Gomes da Silva Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Francisco Kelsen de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i2.395

Palavras-chave:

Guia de orientação, Recursos didáticos, Educação Profissional de Jovens e Adultos.

Resumo

A partir de leituras de trabalhos desenvolvidos com a temática Educação Profissional de Jovens e Adultos, percebemos ser ponto comum a necessidade de materiais didáticos desenvolvidos especificamente para este público, já que na maioria das vezes, os recursos utilizados na modalidade são os mesmos utilizados com o público de outras modalidades, não havendo a preocupação de serem consideradas as reais necessidades desses estudantes. Com o intuito de instrumentalizar os docentes da EJA-EPT para que esses tenham uma referência em relação aos critérios a serem seguidos no momento da seleção e produção dos recursos didáticos, este trabalho pretende apontar os principais elementos que precisam estar presentes nesses materiais valendo-se dos princípios da formação humana integral. De cunho exploratório e fruto de pesquisa bibliográfica e de aplicação de questionários, trata-se da continuação do artigo de Gomes e Oliveira (2021) que contribui com a reflexão sobre a diversidade dos sujeitos da EJA-EPT e com políticas educacionais que permitam aos estudantes das diversas faixas etárias exercerem sua cidadania. Os achados da pesquisa dão conta de que os recursos didáticos destinados à EJA-EPT não dialogam com as vivências dos sujeitos que a compõem, pois não há a participação dos professores na elaboração e nem contemplam as experiências que os alunos trazem apresentando-se, portanto, como um reuso do que é proposto em outras modalidades. Revela-se, assim, a necessidade de um guia de orientação para os profissionais que atuam na modalidade trazendo diretrizes para seleção desses recursos e contribuindo com o respeito às especificidades desse público. 

Referências

BRANDÃO. C. R. O que é método Paulo Freire. Memorial virtual Paulo Freire, 11º ed. São Paulo. Editora Brasiliense. 1986. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/4219/2/FPF_PTPF_12_102.pdf . Acesso em: 22/08/2022.

BRASIL, Ministério da Educação, (2007). Equipamentos e materiais didáticos. Brasília, MEC/SEB. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equipamentos.pdf. Acesso em: 07/09/2022.

BRASIL, Ministério da Educação, (2007). Guia do livro didático 2007. Brasília, MEC/SEB. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016084.pdf. Acesso em: 01/09/2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

MACHADO, Maria M. A educação de jovens e adultos após 20 vinte anos da Lei nº 9.394, de 1996. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 429-451, jul./dez. 2016. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/687/706. Acesso em 23/11/2021.

MACHADO, Maria M.; RODRIGUES, Maria E. de C. Educação de jovens e adultos: relação educação e trabalho. Revista retratos da escola. Brasília, v. 7, n. 13, p. 373-385, Jul./Dez. 2013. Disponível em http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/312. Acesso em 23/11/2021.

MATOS, Maria Daise da Cunha; PLATZER, Maria Betanea. Práticas pedagógicas na EJA: as vozes de professores acerca das estratégias de ensino e uso de materiais didáticos. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Salvador, v. 6, p. 223-235, 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5706. Acesso em 26/11/2021.

MELLO, Paulo Eduardo Dias de. Material didático para Educação de Jovens e Adultos: história, formas e conteúdos. 2010. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

ROMISZOWSKI, Alexander; ROMISZOWSKI, Lina. Retrospectiva e perspectivas

do design instrucional e educação a distância: análise da literatura. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. v. 3, n. 1, 2005. Disponí-

vel em: . Acesso em: out. 2022.

SOUSA, José Paulo de. A produção de material didático em interface com a tecnologia: percepções das práticas dos professores de língua portuguesa do ensino médio em Santa Cruz do Capibaribe-PE. 2019. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras)- Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em:https://repository.ufrpe.br/bitstream/123456789/2265/1/tcc_art_jos%C3%A9paulodeso usa.pdf. Acesso em 23/08/2022.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

GOMES DA SILVA, G.; DE OLIVEIRA, F. K. Respeito às vivências e à diversidade: Um estudo propositivo aos recursos didáticos utilizados na EJA-EPT: Respect for experiences and diversity: A propositional study about the teaching resources used in Young Adult Professional Education. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 314–336, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i2.395. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/395. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos