Educação Anarquista: uma proposta

Autores

  • Hilson Santos Olegario Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.53

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Deleuze

Resumo

Este artigo aborda parte de uma pesquisa realizada pelo Mestrado Profissional de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. A intervenção foi praticada numa sala de aula do primeiro ano do Ensino Médio durante a disciplina de filosofia, buscando favorecer o aprendizado de temas filosóficos pelo estudante através de um ensino considerado anarquista, o qual tem o intento de favorecer a autonomia e a responsabilidade do estudante na construção de seu próprio aprendizado em conexão com a sua realidade. Pensada como uma possibilidade para evitar uma educação homogênea e autoritária, tal experiência foi fundamentada no horizonte conceitual do pensador francês Gilles Deleuze (2010), dentro de sua perspectiva apontada com antihierárquica chamada por ele de rizomática em oposição ao modelo arborescente; junto a isto veremos algumas críticas de pensadores anarquistas em relação à educação capitalista e à sua reprodução da exploração. Utilizamos comentadores como Silvio Gallo, pois nos ajudam a fazer um deslocamento conceitual das obras deleuzianas numa adaptação para a realidade brasileira. Trabalharemos assim com desterritorializações, reterritorializações e atualizações como processos contínuos do pensamento, os quais resultam no próprio aprendizado com a sua crítica e a criação conceitual, tendo como nosso objeto de observação a sala de aula: desde uma compreensão de educação menor, distante das instâncias da educação maior como coordenações, secretarias e ministério, possuindo, essencialmente, a função de impedir a reprodução da homogeneidade e da heteronomia do que se deve e quando aprender encontrada na educação tradicional.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

OLEGARIO, H. S. . Educação Anarquista: uma proposta. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 193–205, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.53. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/53. Acesso em: 22 nov. 2024.