Sociedade de Consumo: Consumismo, Impactos e Consumo Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.54Palavras-chave:
Consumo, Consumismo, Impacto, SustentávelResumo
Diante do actual e factual cenário mundial, pontuado por inúmeras adversidades, dentre as quais as crises existenciais, sociais, sanitárias, políticas, ambientais, comerciais, finaceiras, etc., pensar o futuro da humanidade em particular e, por conseguinte, do planeta em geral está directa e indirectamente correlacionado à firme escolha e decisão de, abnegadamente, optar-se por um tipo de vida sustentável vinculado ao consumo minimalista e consciente, capaz de contribuir na salvaguarda da casa comum, o planeta terra. Destarte, faz-se necessário a construção, através da educação, de um novo ethos (valores, princípios, atitudes e comportamentos práticos) capaz de conduzir a um equilíbrio fisíco-químico e ecológico do planeta face à complexidade das relações que sustentam todos e cada um dos seres, consubstanciando, deste modo, a perspectiva de sociedade e do ambiente como um todo vivo, orgânico e coeso por um lado e a tomada de consciência da corresponsabilidade pelo bem-estar comum, aliado ao consumo e progresso humano por outro lado, que não só vise a promoção da dignidade inerente à condição humana mas que, sobretudo, contraria a lógica de um consumismo exacerbado, portanto violento, subversivo e irresponsável, cujos impactos negativos são, de todo, irreversíveis.
Referências
BELINKY, Aron. De “cidadão que consome” a “consumidor cidadão”. In: ANTASJR., Ricardo Mendes (Org.). Desafios do consumo. São Paulo: Vozes, 2007, Pg 75-87
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
DIAS, Reinaldo. Marketing ambiental. São Paulo: Atlas, 2007.
FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
GIACOMINI FILHO, Gino; coordenação José de Ávila Aguiar Coimbra. Meio ambiente & consumismo. São Paulo: Senac São Paulo, 2008. (Série MeioAmbiente; 8).
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade Paradoxal: Ensaio sobre a Sociedade do Hiperconsumo, São Paulo, Companhia de Letras, 2007.
MATTAR, Hélio. O consumidor consciente. In: PARENTE, Juracy (Coord.). Responsabilidade social no varejo: conceitos, estratégias e casos no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2004. Cap. 2, p. 18-28.
OLINS, Wally. A Marca, Lisboa, Editorial Verbo, 2005
PENNA, Carlos Gabaglia. O estado do planeta: sociedade de consumo e degradação ambiental. Rio de Janeiro: Record, 1999.
PENNA, Carlos Gabaglia. O estado do planeta: sociedade de consumo e degradação ambiental. Rio de Janeiro: Record, 1999.
SLATER, Don. Cultura do consumo e modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.
SEMPRINI, Andréa. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras, 2006.
TOSCANI, Oliviero. Publicidade um cadáver que nos sorri. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005 Revista Cult, set: 2009.
Demais referências
AGENDA 21. Capítulo 4: mudança dos padrões de consumo. http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/cao_urbanismo_e_meio_ambiente/legislacao/leg_federal/leg_fed_agenda21_rio92/04%20Consumo.htm>
INSTITUTO AKATU. O que é. 2008a. Disponível em: <http://www.akatu.org.br/consumo_consciente/oque>. Acesso em: 16 out. 2008._____________________. Doze princípios do consumidor consciente. 2008b. Disponível em: <http://www.akatu.org.br/akatu_acao/publicaões/manuais-praticos-do-consumo-consciente/doze-principios-do-consumidor-consciente/at_download/file> Acesso em: 16 out. 2008.