Residência Pedagógica:
Um olhar sobre as vivências e o lúdico em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v3i2.730Palavras-chave:
Residência Pedagógica, vivências, ludicidade, recursosResumo
O presente texto tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Pedagogia ocorridos entre os meses de dezembro de 2022 a abril de 2023 em uma escola do município de Petrolina-PE. Bem como, mostrar os materiais utilizados e confeccionados e os desafios encontrados na presente escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, do tipo relato de experiência. Sendo assim, o estudo consiste na descrição de uma experiência que integra as vivências no PRP em uma escola pública municipal de Petrolina (PE). Desse modo, como resultado das investigações, percebeu-se que as adversidades são as salas multisseriadas, em que as crianças não são alfabetizadas; a ausência de materiais didáticos - muitas crianças não tem no mínimo como um lápis para escrever; a falta motivação dos professores por não terem material para elaboração de atividades diferenciadas; a carência de recursos tecnológicos; e o ensino tradicional. Apesar dos obstáculos enfrentados, conseguimos aprender, tendo em vista que tentamos buscar recursos lúdicos de ensino com materiais que temos em casa e que normalmente não seriam utilizados, e mostrar aos professores que é possível produzir com o “pouco”. Portanto, conclui-se que a vivência do PRP está sendo de grande valia porque para além de observar realizamos a tríade observação-reflexão-ação, aliar a teoria vista na universidade com a prática. Logo, tem fomentado uma contribuição acadêmica como profissional, tendo em vista que desenvolvemos diversas atividades lúdicas e interativas.
Referências
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003 Acesso em: 11 de Maio. 2023.
COTONHOTO, Larissy Alves; ROSSETTI, Claudia Broetto; MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine. A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Construção psicopedagógica, v. 27, n. 28, p. 37-47, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1415-69542019000100005&script=sci_arttext. Acesso em: 08 de Ago. 2023.
ARAÚJO, Charline Ferreira Lopes de. Estudo sobre a desmotivação dos professores do ensino fundamental do instituto de educação de guaratinga: fatores e causas. Tese de Mestrado em Ciências da Educação. Asunción, Paraguay, p. 179, 2022. Disponível em: http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/repositorio/article/view/1302 Acesso em: 23 Maio. 2023.
CARVALHO, Maria Orilene Portela de; DO NASCIMENTO SILVA, Cristina Herculana; PARENTE, José Reginaldo Feijão. A importância da ludicidade: aprendizagem significativa nos espaços não escolares. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/view/463 Acesso em: 23 Maio. 2023.
FARIA, Juliana Batista; PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019. Disponível em:http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2238-20972019000200333&script=sci_arttext Acesso em: 23 Maio. 2023.
FORTUNA, Tânia Ramos. Em busca da pedagogia lúdica: como brincam os professores que brincam em suas práticas pedagógicas?. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 3, n. 1, p. 01-19, 2019. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/1880. Acesso em: 08 de Ago. 2023.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
GONÇALVES, Sheila Maria Santo; SILVA, João Felix da; BENTO, Maria das Graças. Relato sobre o programa de Residência Pedagógica: um olhar sobre a formação docente. Revista multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, n. 48, p. 670-683, 2019. Disponível em: https://scholar.archive.org/work/qhvmkewwkncptlji42gupj3a4m/access/wayback/https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/download/2268/3487 Acesso em: 23 Maio. 2023.
KNUPPE, Luciane. Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do Ensino Fundamental. Educar em revista, n. 27, p. 277-290, 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40602006000100017&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 20 de Abr. 2023.
MODESTO, Monica Cristina; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2014. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/monica.pdf. Acesso em: 23 Maio. 2023.
OLIVEIRA, Jane Cordeiro de. O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades. Momento - Diálogos em Educação, v. 26, n. 1, p. 143–160, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6138 Acesso em: 20 de Abr. 2023.
TRISTÃO, Marly Bernardino. O lúdico na prática docente. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, Rio Grande do Sul, p. 39, 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/39549. Acesso em: 08 de Ago. 2023.