Comunicação não-violenta:
Relato de uma sequência didática aplicada no programa residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v3i2.743Palavras-chave:
Aprendizagem, Competências Socioemocionais, Residência pedagógica, Prática PedagógicaResumo
O Residência Pedagógica é um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que oportuniza a formação inicial de professores por meio da experimentação do fazer pedagógico no dia a dia escolar. Este Programa é muito importante, uma vez que o aluno de licenciatura desenvolve habilidades teóricas e práticas do fazer docente. Neste sentido, este texto visa apresentar, em formato de relato de experiência, as atividades realizadas da Residência Pedagógica em uma escola da Rede Municipal de Petrolina-PE durante o Módulo I, este que aconteceu no período de dezembro de 2022 a abril de 2023 com uma turma de 3°ano do Ensino Fundamental com a presença de alunos em situação de vulnerabilidade social, emocional e econômica. Durante o referido período, foram desenvolvidas atividades de observação, regência de classe e realização de um projeto de intervenção fundamentado na técnica da “Comunicação Não-Violenta” com intuito de desenvolver habilidades socioemocionais nos discentes. As ideias de Vygotsky (1989), Larossa (2002), Rosemberg (2006), Rousseau (1979) e outros autores renomados, foram utilizadas para fundamentação teórica da intervenção realizada. Durante a coleta de dados e realização das atividades de intervenção, percebe-se que apesar dos esforços na implementação de currículos que objetivam o desenvolvimento de competências socioemocionais, a pandemia de Covid-19 deixou lacunas significativas na formação de crianças que tiveram que passar pelo processo de reclusão social.
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