A Multissensorialidade na Educação Infantil:
Meu corpo explorando um mundo de sabores, texturas e aromas
DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v3i2.731Palavras-chave:
Educação Infantil, Multissensorialidade na educação, BebêsResumo
Acreditamos na importância das vivências e experiências dos bebês e das crianças bem pequenas, na sua constituição como sujeitos que aprendem ao entrar em contato com o mundo e com as maravilhas em que o meio (natural) possibilita. Busca como objetivo analisar como os bebês e as crianças bem pequenas irão explorar e experimentar as texturas e sensações, ampliando sua capacidade de expressão. Utilizando-se de Relato de experiência como técnica de narrativa da pesquisa, trazemos uma discussão baseada na nossa prática de professores da educação infantil, na qual atuamos com crianças de um ano de idade. Destacaremos como às crianças nas mais variadas explorações entram em contato com os mais diversos materiais e espaços provocativos, despertando descobertas significativas e prazerosas, transformando uma educação passiva, em uma educação de crianças que constroem, sonham, pesquisam, brincam, vivem as experiências do cotidiano e aprendem com ele. Concluímos que é importante que seja potencializadas pesquisas e experiências com/das crianças, disponibilizando materiais e espaços que provoquem, instiguem, descubram e desafiem, fazendo-se, do professor um protagonista.
Referências
BRASIL, Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Ministério da educação e do Desporto. Referenciais Curriculares para a Educação Infantil. Vol. 3, Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2000.
BRETON,Hervé; ALVES, Camila Aloisio.A narração da experiência vivida face ao “problema difícil” da experiência: entre memória passiva e historicidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.17,n.44, p. 1-14, jan./mar., 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HORN, Maria da Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso,2017.
HORN, Cláudia Inês; SILVA, Jacqueline Silva da. Experiência e Documentação: É possível articular estes conceitos? Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v.19, n. 2, p. 136-145, Jul/dez, 2011.
MUSSI, Ricardo Fraklinde Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 1-18, 2021. DOI: https://10.22481/praxisedu.v17i48.9010.
RICHTER, Sandra; BARBOSA, Maria Carmen. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. Educação. Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 85-96, jan./abr, 2010.
TUBENCHLAK, Diana. Arte com bebê.São Paulo: Panda Books, 2020.