Produção de sabonetes artesanais a partir do óleo essencial do manjericão (Ocimum basilicum L.)

Autores

  • Amanda Ros´ália Araújo Gomes IFSertãoPE
  • Jéssica Mileny de Andrade Souza IFSertãoPE
  • Yanka Micaelle Menezes Lima IFSertãoPE
  • Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira IFSertãoPE
  • Geraldo Vieira de Lima Júnior IFSertãoPE
  • Fernanda Cavalcante de Alencar Universidade Federal do Vale do São Francisco – Campus Juazeiro

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v9i1.215

Palavras-chave:

manjericão, óleo essencial, sabonete artesanal

Resumo

Este trabalho objetivou estudar o uso do óleo essencial de manjericão (Ocimum basilicum L.) na produção de sabonetes artesanais. Esta erva, pertencente à família Lamiaceae, é popularmente conhecida pelas propriedades medicinais associadas ao seu óleo essencial, substância utilizada no desenvolvimento de diferentes produtos. A fabricação dos sabonetes artesanais teve início com a
colheita das folhas do manjericão, seguida da extração do óleo essencial, a partir da técnica de hidrodestilação, e da produção dos sabonetes. Para avaliar a aceitação do produto final pelos usuários, foi realizada uma análise sensorial para determinar a amostra com melhores atributos. Evidenciou-se que os métodos para extração do óleo essencial e para fabricação dos sabonetes artesanais cumpriram os objetivos determinados, possibilitando a obtenção de sabonetes com as características desejadas. Quanto à avaliação pelo público, a amostra A3, desenvolvida com 1,3 mL de óleo essencial, mostrou-se como a de maior aceitação. 

Referências

BOSCHEINEN,K.Criarearte. Os tipos e os benefícios dos sabonetes naturais. Disponível em:<http://criareartepresentes.blogspot.com/2014/12/os-tipos-e-beneficios-dos-sabonetes.html>.Acessojulhode2019.

CAETANO, B. Glicerina: o que é, benefícios e como usar?. Minha Vida, 2020. Disponível em:<https://www.minhavida.com.br/beleza/tudo-sobre/33653-glicerina>. Acesso em agosto de2020.

CAMARGO, S. B.; DE VASCONCELOS, D. F. S. A. Atividades biológicas de Linalol: conceitos atuais e possibilidades futuras deste monoterpeno. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 13, n. 3, p.381-387,2014.

CERQUEIRA,R.Análisesensorialemaromasefragrâncias.2015.68slides.Disponível em:<https://www.crq4.org.br/sms/files/file/mini_sensorial_2015_site.pdfAcessoemjulho de2019.

FERREIRA, A. R. A. Uso de óleos essenciais como agentes terapêuticos. 2014. 87f. Dissertação(Mestrado em Ciências Farmacêuticas) -Faculdade de ciências de saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto.

GOULART, V. M. Efeito da hipergravidade simulada sobrea germinação, o crescimento e a produção de óleo essencial de manjericão (Ocimum basilicum L.). 2015. 56f.Dissertação(Mestrado em Biotecnologia Farmacêutica) -Faculdade de Farmácia, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

GUIMARÃES, P. I. C.; OLIVEIRA, R. E. C.; DE ABREU, R. G. Extraindo óleos essenciais de plantas. Química Nova na Escola. n°11,p.45-46,2000.

LUPE, F. A. et al. Estudo da composição química de óleos essenciais de plantas aromáticas daAmazônia.2007.

MERCADANTE, R.; ASSUMPÇÃO, L. Massa base para sabonetes: Fabricando sabonetes sólidos. Projeto Gerar, v.9, p.16, 2010.

MORAIS, T. P. S. Produção e composição do óleo essencial de manjericão (Ocimum basilicum L.)sob doses de cama de frango. 2006.50f.Dissertação (mestrado em agronomia) -Instituto de ciências agrárias, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais.

ORMEÑO, E.; FERNÁNDEZ, C. Los terpenos de las plantas. Investigación y ciencia, v. 428, n. 1, p.62-69,2012.

PEREIRA, R.; MOREIRA, A. L. M. Manjericão: cultivo e utilização. Embrapa Agroindústria Tropical-Documentos(INFOTECA-E), 2011.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico.2ªEdição.EditoraFeevale,2013.

ROSADO, L. D. S. et al. Influência do processamento da folha e tipo de secagem no teor e composição química do óleo essencial de manjericão cv. Maria Bonita. Ciência e agrotecnologia,v.35,n.2, p.291-296,2011.

SILVA, F. Óleo essencial e conservação pós-colheita de manjericão (Ocimum basilicum L.) em dois horários e duas épocas de colheita. 2000. 92f. Tese (Doutorado em Fitotecnia) -Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais.

SOARES, Nayana Ribeiro. Avaliação da atividade antimicrobiana e caracterização físico-química de sabonete líquido à base de óleo de baru, buriti e pequi. 2013. 70f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) -Faculdade de Agronomia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

TEIXEIRA, M. Manjericão – sagrado e símbolo do amor e da coragem. Folha de Pernambuco,Pernambuco,02 de Maio de2018.Disponível em:<https://www.folhape.com.br/cultura/manjericao-sagrado-e-simbolo-do-amor-e-da-coragem/67107/>.Acesso em agosto de2020.

VELOSO,R.A.et al. Óleos essenciais de manjericão e capim citronela no controle de larvas de Aedes aegypti. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 2015.

VITTI,A.M. S.;BRITO,J.O. Óleo essencial de eucalipto. Documentos florestais, v.17,p.1,2003.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

ARAÚJO GOMES, A. R. .; DE ANDRADE SOUZA, J. M.; MICAELLE MENEZES LIMA, Y.; TAVARES CAVALCANTE VIEIRA, M. do S.; VIEIRA DE LIMA JÚNIOR, G.; CAVALCANTE DE ALENCAR, F. Produção de sabonetes artesanais a partir do óleo essencial do manjericão (Ocimum basilicum L.). Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 25–35, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i1.215. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/215. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Artigos