Percepção de estudantes de diferentes culturas sobre o ensino remoto

uma perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica na sindemia de Covid-19

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Autores

  • Rafael Santos de Aquino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Nadja Maria Acioly-Régnier Universidade Lumière Lyon 2
  • Priscila Aparecida dos Santos Cordeiro Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.755

Palavras-chave:

Educação Digital, Educação Intercultural, Multiculturalismo, Diversidade Estudantil.

Resumo

Objetivamos analisar a percepção de estudantes em uma sala de aula multicultural, em Salgueiro-PE, sobre o ensino remoto. A pesquisa é um estudo de caso de caráter qualitativo com utilização metodológica do Modelo da Tríade Informativa Intercultural para coleta, construção e análise dos dados. Consideramos nesse estudo apenas o eixo investigativo da vida escolar, especificamente, o que diz respeito às informações sobre o ensino remoto. Quatorze estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária participaram da pesquisa sendo representados por um quilombola, quatro indígenas sendo dois Atikum e dois Truká, cinco sertanejos e quatro urbanos. Foi construído um questionário baseado na Tríade Informativa Intercultural e aplicado em forma de entrevista individualmente. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas através da Tríade Informativa Intercultural. As perspectivas estudantis foram de reprovação do ensino remoto devido a dificuldades de adaptação ao modelo, de inclusão devido às condições socioeconômicas, além da perca de interação social.

Biografia do Autor

Rafael Santos de Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE desde 2010, tem formação em Zootecnia Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e participante do Programa de Graduação Sanduíche CAPES/FIPSE-EUA entre UFRPE e Texas AM University, resultando na Especialização em Agriculture and Life Science. É também licenciado em Ciências Biológicas (UFRPE) e especialista em Ensino de Biologia (Universidade Cândido Mendes, UCAM). Mestrado em Zootecnia (UFRPE). Realizou doutorado em cotutela entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, PPGEC/UFRPE e a École Doctorale Éducation Culture et Politique, ECP na Université Lumière Lyon 2, na França, obtendo os títulos de doutor em Ensino das Ciências e Matemática (UFRPE) e em Science de lÉducaton et la Formation pela universidade francesa. Atua na área de Zootecnia e Biologia, Ensino de Ciências, Análise Estatística Implicativa (ASI) aplicada, Educação Multicultural e Metodologia Científica Mista aplicada ao Ensino e Educação. Professor efeftivo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pelo IFSertãoPE Campus Salgueiro.

Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduada em Medicina (1986) e com mestrado em Bioquímica (1992) pela Universidade Federal de Pernambuco, tem doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1998). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal do Ceará (2006). No período entre 1988 e 2006, desenvolveu atividades de pesquisa na área de Bioquímica, desenvolvendo ensaios pré clínicos de moléculas bioativas, especificamente atividade antitumoral, anti-Schistosoma mansoni e na modulação dos pocessos inflamatórios e de cicatrização. Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, dedicando-se aos processos de ensino-aprendizagem em Biologia. Sua experiência na área de Ensino tem ênfase na construção de significados referentes a conceitos microscópicos e processuais da Biologia (Bioquímica, Biologia Celular e Genética), em uma perspectiva sistêmico-complexa e no contexto multicultural. Tais atividades são direcionadas à formação inicial e continuada de professores para atuação no Ensino Médio e Superior. Atua nos seguintes programas de pós-graduação: (1) Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) da UFRPE, desde 2001, assumindo a equipe de Coordenação deste Programa no quadriênio 2016-2020; e (2) Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFRPE, desde 2020 e fazendo parte da Coordenação do Polo, a partir de 2022.

Nadja Maria Acioly-Régnier, Universidade Lumière Lyon 2

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), Diploma de Estudos Aprofundados (D.E.A.) em Psicologia pela Université René Descartes Paris V Sorbonne (1989) e doutorado em Psicologia pela mesma universidade em 1994. Possui Habilitation à diriger des recherches pela Université Lumière Lyon 2 - France, em 2010. Atualmente é professora titular do INSPÉ (Institut National Supérieur du Professorat et de l?Éducation de lAcadémie de Lyon), Pesquisadora da Equipe dAccueil 4571 Éducation, Cultures, Politiques e pesquisadora associada da UMR 5191 ICAR - Interactions, Corpus, Apprentissage, Représentations. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, cognição e afetividade; psicologia intercultural; didática profissional; aprendizagem de conceitos científicos e matemáticos em contextos formais, não formais e informais. Pesquisadora atual ou ex-pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa : Psicologia da Educação Matemática (UNICAMP); NUPPEM (UFPE); GPASIECM (UFRPE). Professora visitante da Universidade de Caxias do Sul,UCS-RS-Brasil. Professora colaboradora da PUC_SP do Mestrado e Doutorado em Educação Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE, Recife. Laureada da cátedra franco-brasileira no Estado de São Paulo - UNESP (2018-2021). Beneficiária da Prime d?Encadrement Doctorale et de Recherche (PEDR). Responsável científica do DU Educação Pedagogia Cultura da Alteridade (INSPÉ, Lyon1). Referente pedagógica para a Formação de Psicólogos da Educação Nacional do INSPÉ.

Priscila Aparecida dos Santos Cordeiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutoranda em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre pelo mesmo Programa de Pós-Graduação na linha de pesquisa Processos de construção de significados em ensino das Ciências e Matemática. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2018). Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário dos Guararapes - UNIFG (2014-2019). Técnica em Enfermagem pela Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra - ETEASD (2014). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UFRPE (2014-2016) e como bolsista e voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIIC da UNIFG (2016/2017). Atuou como voluntária na Extensão Universitária da UNIFG - Humaniza, cujo projeto promove ações comunitárias em saúde no Município de Jaboatão dos Guararapes. Atualmente leciona a disciplina de Biologia (voluntária) no Projeto Rumo à Universidade (PRU) e integra o grupo de pesquisa vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPEC/UFRPE).

Referências

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Publicado

2025-06-01

Como Citar

SANTOS DE AQUINO, Rafael; CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria dos Anjos; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria; CORDEIRO, Priscila Aparecida dos Santos. Percepção de estudantes de diferentes culturas sobre o ensino remoto: uma perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica na sindemia de Covid-19. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 129–154, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i3.755. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/755. Acesso em: 7 jun. 2025.

Edição

Seção

Multidisciplinar - Artigos

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