Utilização da ASI para discutir o desempenho de alunos do Ensino Médio em Estatística
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1121Palavras-chave:
Análise Estatística Implicativa; Média Aritmética; Desvio PadrãoResumo
Esse estudo tem como objetivo investigar se os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual em Pernambuco compreendem os conceitos de média aritmética e desvio padrão, assim como o algoritmo necessário para calcular essas medidas. Para isso, aplicamos um questionário composto por 10 situações-problema que envolviam os algoritmos e as interpretações dos conceitos das medidas em questão. Para analisar os dados, foi criada uma planilha no Microsoft Office Excel que passou por um tratamento cuja lógica é o mapeamento de relações entre os dados representados pelos dígitos binários 0 e 1 que indicam a ausência ou presença de um evento. As variáveis analisadas foram descritas de acordo com o número das questões, se o estudante acertou, errou ou não respondeu. Os dados da planilha foram submetidos a uma nova análise utilizando-se o software CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva) versão 7.0 em que geramos grafos implicativos. Após analisarmos os dados, conseguimos observar que os estudantes realizam, em sua maioria, as questões que envolvem o algoritmo relacionado à média aritmética, mas possuem dificuldades na interpretação de alguns conceitos relacionados a essa medida. Já para o desvio padrão, os alunos possuem dificuldades para construir o algoritmo, mas apresentam resultados melhores quando respondem a questões que relacionam o seu conceito.
Referências
ANDRADE, V. L. V. X.; RÉGNIER, J.-C. Problems and challenges in teacher training of mathematics students with a view to preparing them to teach statistics in basic education. In: International Congress of Mathematics, Engineering and Society - ICMES2009, 1., Dec 2009, Curitiba, Brasil. p. 1-9. ICMES2009-19. Disponível em: https://shs.hal.science/halshs-00506493v1. Acesso em: 3 de maio de 2024.
BATANERO, C. Significado y comprensión de las medidas de posición central. Uno: Revista de Didáctica de las Matemáticas, n. 25, p. 41-58, 2000.
BAYER, A.; BITTENCOURT, H.; ROCHA, J.; ECHEVESTE S. A Estatística e sua história. Canoas, 2009. Disponível em: https://notasdeaula.files.wordpress.com/2009/08/estatistica-e-sua-historia.pdf. Acesso em: 10 de julho de 2024.
BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. Statistical literacy, reasoning, and thinking: Goals, definitions, and challenges. The challenge of developing statistical literacy, reasoning, and thinking. p. 03-15, Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2004, p. 3-15.
BIANCHINI, B. L.; LIMA, G. L. de (Orgs.). O pensamento matemático e os diferentes modos de pensar que o constituem. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2023. 575 p. ISBN 9786555633665
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 16 jul. 2024.
CAI, J. Beyond the Computational Algorithm: Students’ understanding of arithmetic average concept. Proceedings of the 19h International Conference for the Phychology of Mathematics Education, vol.3, p. 144-151. Recife, Permambuco, 1995.
CAMPOS, C. R. A educação estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à didática da estatística em cursos de graduação. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007
CASTANHEIRA, N. Estatística aplicada a todos os níveis. 2. ed. São Paulo: Editora Acadêmica, 2013.
CAZORLA, I. M. A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2002. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592398. Acesso em: 27 jul. 2024.
CAZORLA, I. M.; Santana, E. R. dos S. Tratamento da Informação para o Ensino Fundamental e Médio. 1. ed. Itabuna: Via Litterarum, 2006.
GAL, I. Adult’s statistical literacy: meanings, components, responsabilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, Netherlands, 2002.
GARFIELD, J. The challenge of developing statistical reasoning. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, 2002. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/10691898.2002.11910676?needAccess=true. Acesso em: 10 maio 2024.
GRAS, R.; REGNIER, J.-C.; GUILLET, F. Analyse Statistique Implicative: Une méthode d'analyse de données pour la recherche de causalités. Cépaduès Éditions, Toulouse, 2009.
HUILLCA, J. R. A.; CRUZ, G. V. C. Uso del geogebra en el aprendizaje de las medidas de tendencia central en estudiantes del segundo grado de educación secundaria de la institución educativa mixta fortunato L. Herrera. Tese – Universidad Nacional de San Antonio Abad Del Cusco, Facultad de Educación y Ciencias de la Comunicación, Cusco, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.12918/5535. Acesso em: 27 jul. 2024.
JUCÁ, R. de S. Uma sequência didática para o ensino das operações com os números decimais. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, 2008. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br. Acesso em: 20 jul. 2024
LOPES, C. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cadernos CEDES, v. 28, p. 57-73, jan.-abr. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000100005. Acesso em: 28 jul. 2024.
LOPES, P.C., FERNANDES, E. Literacia, Raciocínio e Pensamento Estatístico com Robots. Quadrante, v. 23, n. 2, p. 69–94, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.48489/quadrante.22907. Acesso em: 25 jul. 2024
LUNA, L. C. De; CARVALHO, J. I. F. de. Oi, quem está olhando minhas estatísticas? – Uma discussão do desempenho de estudantes da Educação Básica sobre média aritmética. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.15, n. 33, Jan-Jun 2019. p.151-166. Amazônia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6116. Acesso em: 16 jul. 2024.
PAES, A. T. Por dentro da estatística. Einstein: Educação continuada em saúde, São Paulo, v. 6, p. 107-108, 2008.
SCHREIBER, K. P. et al. Níveis de compreensão do conceito de média aritmética de adolescentes a partir do Método Clínico-Crítico Piagetiano. Bolema, Rio Claro, SP, v. 33, n. 64, p. 491-512, ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a03. Acesso em: 15 jul. 2024.
SILVA, C. B., Pensamento estatístico e raciocínio sobre variação: um estudo com professores de matemática. Tese (doutorado em educação matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11206. Acesso em: 05 jul. 2024.
TRIOLA, M.F. Introdução à Estatística. 11. ed. Rio de Janeiro. Editora LTC, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Semiárido De Visu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.