Utilização da ASI para discutir o desempenho de alunos do Ensino Médio em Estatística

Autores

  • Beatriz Bezerra de Sousa Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1121

Palavras-chave:

Análise Estatística Implicativa; Média Aritmética; Desvio Padrão

Resumo

Esse estudo tem como objetivo investigar se os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual em Pernambuco compreendem os conceitos de média aritmética e desvio padrão, assim como o algoritmo necessário para calcular essas medidas. Para isso, aplicamos um questionário composto por 10 situações-problema que envolviam os algoritmos e as interpretações dos conceitos das medidas em questão. Para analisar os dados, foi criada uma planilha no Microsoft Office Excel que passou por um tratamento cuja lógica é o mapeamento de relações entre os dados representados pelos dígitos binários 0 e 1 que indicam a ausência ou presença de um evento. As variáveis analisadas foram descritas de acordo com o número das questões, se o estudante acertou, errou ou não respondeu. Os dados da planilha foram submetidos a uma nova análise utilizando-se o software CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva) versão 7.0 em que geramos grafos implicativos. Após analisarmos os dados, conseguimos observar que os estudantes realizam, em sua maioria, as questões que envolvem o algoritmo relacionado à média aritmética, mas possuem dificuldades na interpretação de alguns conceitos relacionados a essa medida. Já para o desvio padrão, os alunos possuem dificuldades para construir o algoritmo, mas apresentam resultados melhores quando respondem a questões que relacionam o seu conceito.

Biografia do Autor

Beatriz Bezerra de Sousa, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestra em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Desenvolveu pesquisas sobre o ensino da Estatística na educação básica utilizando tecnologias digitais e teve financiamento da FACEPE. Atualmente está no primeiro semestre do doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE) e especialista em Metodologia do Ensino de Matemática. Foi integrante voluntária do Projeto de Extensão intitulado "SABERES MATEMÁTICOS: UM OLHAR PARA O FUTURO" (Maio/2017- Dezembro/2017). Foi residente bolsista no Programa de Residência Pedagógica financiado pela CAPES (Agosto/2018 - janeiro/2020). Participa do grupo de pesquisa em análise estatística implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no ensino de Ciências e Matemática. Na experiência em docência atua como Professora desde o ano de 2017, passando por escolas privadas da cidade do Recife e região metropolitana. Atualmente, é Professora de Matemática do Ensino Fundamental e Ensino Médio em uma escola da rede privada da cidade de Piracicaba no interior de São Paulo.

Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Pós-Dourado (2021-22) no laboratório ICAR - Universidade Lumière Lyon 2 (França). Possui doutorado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e em Sciences de lÉducation pela Universidade Lumière Lyon 2. Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Linhas de pesquisa expressão gráfica, educação matemática, educação estatística, Análise Estatística Implicativa no ensino das Ciências e Matemática. Coordenador do projeto de pesquisa A Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática. Líder do grupo de pesquisa "a Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no ensino de Ciências e Matemática" (UFRPE/CNPQ), membro do grupo de pesquisa "Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática".

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Publicado

2025-04-12

Como Citar

BEZERRA DE SOUSA, Beatriz; LIRA VERAS XAVIER DE ANDRADE, Vladimir. Utilização da ASI para discutir o desempenho de alunos do Ensino Médio em Estatística. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 114–129, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1121. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1121. Acesso em: 24 abr. 2025.