Formação Inicial de Professores Licenciados em Química no IFC Campus Brusque

uma análise dos conceitos da EPT

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Autores

  • Paula Antônia Ferreira de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)
  • Simão Alberto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.908

Palavras-chave:

Formação Docente, Trabalho como princípio educativo, Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como a formação inicial de professores licenciados em química em uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica contempla os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em seu currículo, relacionando-os à formação docente com base na formação humana integral e na centralidade do trabalho como princípio educativo. A partir dos objetivos específicos, pretende-se analisar a existência ou não da EPT no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da licenciatura em Química oferecida no IFC, e, consequentemente, compreender como a concretização do curso ocorre dentro de uma instituição de acordo com a Lei nº 11.892 de 2008. O procedimento metodológico adotado levou em conta a pesquisa documental e bibliográfica em documentos oficiais, assim como a revisão da literatura relacionada à formação docente e às bases conceituais da EPT. Para tanto, quanto aos resultados, constatou-se que, apesar de os Institutos Federais (IFs) terem a educação profissional e tecnológica por base, os documentos que a norteiam, enfatizarem a inserção dos princípios da EPT nos currículos, no PPC analisado, esses princípios ainda não se efetivam de forma explícita.

Biografia do Autor

Paula Antônia Ferreira de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, pelo ProfEPT/IFC, Campus Blumenau. Especialista em Gestão Escolar, com ênfase em Orientação e Supervisão, pela Faculdade São Luís; Formação de Docentes com foco em Educação Infantil, Alfabetização e Educação Especial pela Faculdade Iguaçu; Eja Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Iguaçu; Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Língua Portuguesa, Literatura e Artes pela Faculdade Iguaçu; e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Licenciada em Educação Especial pela UNIVALI/PARFOR, com graduação em Pedagogia pela UNIP e Licenciatura em Letras, com habilitações em Língua Portuguesa e Inglês, pela Faculdade IBRA de Brasília (FABRAS). Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Camboriú desde 2009, com dedicação à Educação Infantil, e atualmente exercendo a função de Diretora de Ensino do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação (SME) de Camboriú. As contribuições e interesses estão voltados às políticas públicas educacionais, especialmente nas áreas de Alfabetização, EJA, Educação Infantil, Educação Inclusiva e Educação Profissional e Tecnológica.

Simão Alberto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)

Possui graduação em Educação Religiosa pela Faculdade de Teologia Filadélfia (1998), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2001), graduação em Psicanálise Clinica pela Escola Superior de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro (1997), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Assis (2000), graduação em Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2013), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010), mestrado em Psicologia Pastoral pela Faculdade de Teologia Filadélfia (1998) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari/SC. Docente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Blumenau/SC. Tem experiência na área de Química e Ciência Agrárias, com ênfase em Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: programa de estágio. experiência. atuação docente., licenciatura em ciências agrícolas; estágio obriga, estágio supervisionado; ensino técnico; formação d, educação profissional. ensino médio integrado e formação de professores; paradigmas de ensino;

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Publicado

2025-06-01

Como Citar

SOUZA, Paula Antônia Ferreira de; ALBERTO, Simão. Formação Inicial de Professores Licenciados em Química no IFC Campus Brusque: uma análise dos conceitos da EPT . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 210–233, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i3.908. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/908. Acesso em: 7 jun. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos

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