Colonialidade estrutural na educação profissionalizante: uma análise pautada no pensamento crítico e no quadro da Análise Estatística Implicativa
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1130Palavras-chave:
Análise Estatística Implicativa, Decolonialidade, Educação Inclusiva, Educação Profissional e Tecnológica, InterculturalidadeResumo
O objetivo neste trabalho foi analisar a influência do currículo do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária sobre a estrutura intercultural e decolonial da escola, a partir de uma análise baseada no pensamento crítico e no quadro da Análise Estatística Implicativa (ASI). O estudo ocorreu em uma escola profissionalizante federal no sertão de Pernambuco, caracterizada multiculturalmente pela presença de estudantes sertanejos, indígenas, quilombolas e urbanos. A pesquisa de natureza qualiquantitativa contou com uma construção de dados por meio da análise lexicométrica, de conteúdo temático intercultural e decolonial do Projeto e Plano de Curso (PPC) do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária, pautadas analiticamente no pensamento crítico e na ASI em consideração aos dados coletados acerca da perspectiva dos estudantes sobre a interculturalidade escolar. Os resultados mostraram que a estrutura colonial do PPC favorece a manutenção da estrutura vigente devido à exclusão e à invisibilização dos estudantes de culturas tradicionais, principalmente indígenas e quilombolas.
Referências
ADAMS, G. Decoloniality as a social issue for psychological study. Journal of Social Issues, v. 78, p. 7-26, 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/josi.12502.
BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, p. 89-117, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004.
BANSAL, G. The hegemony of English in science education in India: a case study exploring impact of teacher orientation in translating policy in practice. Cultural Studies of Science Education, v 17, p. 439-466, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11422-021-10068-2.
BAPTISTA, G. C. S. Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso. Ciência & Educação, v. 21, n. 3, p. 585-603, 2015. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150030005.
BAPTISTA, G. C. S.; MOLINA-ANDRADE, A. Science teacher’s conceptions about the importance of teaching and how to teach western to student from traditional communities. Human Arenas, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s42087-021-00257-4.
BRASIL. CNE/CEB. Resolução nº. 6 de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: fev. 2022.
BRASIL. Lei nº. 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.html. Acesso em: 12 dez 2022.
BRASIL. MEC/CNE/CEB. Resolução nº 2 de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9864-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: fev. 2020.
BRASIL. MEC/SETEC. Documento Base: Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: fev. 2020.
BRASIL. MEC/SETEC/IFSertãoPE. Resolução nº. 53 do Conselho Superior de 27 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a primeira reformulação do Projeto Pedagógico de Curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária do Campus Salgueiro. 2019. Disponível em: https://www.ifsertao-pe.edu.br/images/Consup/2019/Resoluo%20n%2053-mesclado.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 03 mar. 2023.
CANDAU, V. M. Educação intercultural: entre afirmações e desafios. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (Orgs.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CARLONE, H. B. HAUN-FRANK, J.; WEBB, A. Assessing equity beyond knowledge – and skills – based outcomes: a comparative ethnography of two Fourth-Grade reform-based Science Classrooms. Journal of Research Science Teaching, v. 48, n. 5, p. 459-485, 2011. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.20413.
ENNIS, R. H. Critical thinking dispositions: their nature and assessability. Informal Logic, v. 18, p. 165-182, 1996. DOI: https://doi.org/10.22329/il.v18i2.2378.
GONDWE, M.; LONGNECKER, N. Scientific and cultural knowledge in the cultural Science education: student perceptions of common ground. Journal of Research Science Education, v. 45, p. 117-147, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s11165-014-9416-z.
GRIMBERG, B. I.; GUMMER, E. Teaching Science from cultural points of intersection. Journal of Research Science Teaching, v. 50, n. 1, p. 12-32, 2013. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.21066.
GUZZO, G. B.; LIMA, V. M. R. O desenvolvimento do pensamento crítico na educação: uma meta possível? Educação Unisinos, v. 22, n. 4, p. 334-343, 2018. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.13196.
KIDMAN, J.; YEN, C. F.; ABRAMS, E. Indigenous students’ experiences of the hidden curriculum in science education: a cross-national study in New Zealand and Taiwan. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 11, p. 43-64, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s10763-012-9365-9.
LEAL, F. G.; MORAES, M. C. B. Decolonialidade como epistemologia para o campo teórico da internacionalização da educação superior. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 87, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3026.
LEE, H.; YEN, C. F.; AIKENHEAD, G. S. Indigenous elementary students’ Science instruction in Taiwan: indigenous knowledge and western science. Journal of Research Science Education, v. 42, p. 1183-1199, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s11165-011-9240-7.
LIPMAN, M. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes. 1995.
LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. Filosofia no ensino fundamental. São Paulo: Cortez. 2002.
MIGNOLO, W. Desobediencia Epistémica. Descolonialidad. Buenos Aires: Ed. Del Signo. 2010.
MONTEIRO, E. P.; ZULIANI, S. R. Q. A.; MESQUITA, P. J.; ALMEIDA, A. W. B. Estudos culturais para o ensino de ciências em uma perspectiva crítica e pós-colonial: o caso da etnociência. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências – ENPEC, Florianópolis, SC, Brasil, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=zuliani. Acesso em: 20 set. 2023.
NASCIMENTO, R. N. F.; QUADROS, M. T.; FIALHO, V. Interculturalidade enquanto prática na educação escolar indígena. Revista Anthropológicas, ano 20, v. 27, n. 1, p. 187-217, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/viewFile/24041/19503. Acesso em: 20 set. 2023.
PACHECO, E. M.; PEREIRA, L. A. C.; SOBRINHO, M. D. Educação profissional e tecnológica: das Escolas de Aprendizes Artífices aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. T&C Amazônia, ano VII, n. 16, p. 2-7, 2009.
QGIS Development Team. QGIS Geographic Information System. 2023. Open-Source Geospatial Foundation Project, version 3.32.3/3.28.11 LTR. Disponível em: http://qgis.osgeo.org. Acesso em: 15 jan. 2023.
RAMOS, M. G.; CARVALHO, P. R. Diálogos entre a colonialidade, a decolonialidade e as epistemologias do Sul. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, virtual, 1º a 10 de dezembro de 2020. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-2855-1.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.
ROBLES-PIÑEROS, J.; BAPTISTA, G. C. S.; COSTA-NETO, E. M. Uso de desenhos como ferramenta para investigação das concepções de estudantes agricultores sobre a relação inseto-planta e diálogo intercultural. Revista de Investigação em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 159-171, 2018. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p159.
ROBLES-PIÑEROS, J.; MOLINA-ANDRADE, A.; BAPTISTA, G. Caracterización de un perfil culturalmente sensible (PCS) en la enseñanza de la biología: contribuciones para una educación científica intercultural. Revista Tecné, Episteme y Didaxis, número Extraordinario, Memorias del IX Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias, p. 1168-1173, 2021. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15273/10067. Acesso em: 29 set. 2023.
SANTIAGO, M. C.; AKKARI, A.; MARQUES, L. P. Educação intercultural: desafios e possibilidades. Petrópolis: Vozes, 2013.
SANTOS DE AQUINO, R. Ensino de ciências em cultura cruzada: a formação de conceitos em sala de aula multicultural em Salgueiro, Pernambuco, Brasil. 2022. 361 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8708. Acesso em 12 jun. 2024.
SANTOS DE AQUINO, R.; ACIOLY-RÉGNIER, N.; ANDRADE, V. L. V. X. L’urgence de l’éducation interculturelle dans l’émergence de l’enseignement virtuel en biochimie dans un contexte multiculturelle au Brésil. In : Biennale Internationale de l’Éducation, de la Formation et des Pratiques Professionnelles – Édition 2021, Association la Biennale ; Chair UNESCO « Formation Professionnelle, Construction Professionnelle, Transformation Sociales » et ICP; Institut Catholique de Paris, Sep 2021, Paris, France. 2021. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal03504181/document. Acesso em: 12 jun. 2024.
SIEGEL, H. Educating reason: rationality, critical thinking and education. Nova York: Routledge, 1988.
STEIN, S.; ANDREOTTI, V. O. Cash, competition or Charity: international students and the global imaginary. Higher Education, v. 72, n. 2, p. 225-239, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-015-9949-8.
TAPIA, I. S.; KRAJCIK, J.; REISER, B. “We do not know”: curricular contextualization principles that support indigenous students in understanding natural selection. Journal of Research in Science Teaching, v. 55, p. 348-376, 2017. DOI: https://doi.org/10.1002/ta.21422.
TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Promover o pensamento crítico em contextos CTS: desenvolvimento de propostas didáticas para o ensino básico. Indagatio Didactica, v. 12, n. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.34624/i.v12i4.21823.
VERBI SOFTWARE. MaxQDA 2020® [software estatístico]. Berlim, Alemanha. Disponível em: http://maxqda.com.
WOODS-MCCONNEY, A.; MACCONNEY, A.; MAOR, D.; SCHIBECI, R.; OLIVER, M. C. Science engagement and literacy: a retrospective analysis for indigenous and non-indigenous students in Aotearoa New Zealand and Australia. Journal of Research in Science Education, v. 43, p. 233-252, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s11165-011-9265-y.
ZIBAS, D. M. L. Uma visão geral do Ensino Técnico no Brasil – a legislação, as críticas, os impasses e os avanços. In: Encuentro Internacional sobre Educación Técnico-Profesional, La Educación Técnica Profesional en Australia, Brasil, Corea, España, Francia y México. Buenos Aires, Argentina, BID/Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología/INET, 2006. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/uma-visao-geral-do-ensino-tecnico-no-brasil,36f08cb5-7b3e-4ae1-b449-5e29d0845e50. Acesso em: set. 2023.
ZIEGLER, J. R.; LEHNER, E. Knowledge systems and the colonial legacies in African science education. Cultural Studies of Science Education, v. 13, p. 1101-1108, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s11422-017-9823-3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Semiárido De Visu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.