Colonialidade estrutural na educação profissionalizante: uma análise pautada no pensamento crítico e no quadro da Análise Estatística Implicativa

Autores

  • Rafael Santos de Aquino Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Nadja Maria Acioly-Régnier Université Claude Bernard Lyon 1
  • Ricardo Francelino da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Priscila Aparecida dos Santos Cordeiro Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1130

Palavras-chave:

Análise Estatística Implicativa, Decolonialidade, Educação Inclusiva, Educação Profissional e Tecnológica, Interculturalidade

Resumo

O objetivo neste trabalho foi analisar a influência do currículo do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária sobre a estrutura intercultural e decolonial da escola, a partir de uma análise baseada no pensamento crítico e no quadro da Análise Estatística Implicativa (ASI). O estudo ocorreu em uma escola profissionalizante federal no sertão de Pernambuco, caracterizada multiculturalmente pela presença de estudantes sertanejos, indígenas, quilombolas e urbanos. A pesquisa de natureza qualiquantitativa contou com uma construção de dados por meio da análise lexicométrica, de conteúdo temático intercultural e decolonial do Projeto e Plano de Curso (PPC) do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária, pautadas analiticamente no pensamento crítico e na ASI em consideração aos dados coletados acerca da perspectiva dos estudantes sobre a interculturalidade escolar. Os resultados mostraram que a estrutura colonial do PPC favorece a manutenção da estrutura vigente devido à exclusão e à invisibilização dos estudantes de culturas tradicionais, principalmente indígenas e quilombolas.

Biografia do Autor

Rafael Santos de Aquino, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE desde 2010, tem formação em Zootecnia Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e participante do Programa de Graduação Sanduíche CAPES/FIPSE-EUA entre UFRPE e Texas AM University, resultando na Especialização em Agriculture and Life Science. É também licenciado em Ciências Biológicas (UFRPE) e especialista em Ensino de Biologia (Universidade Cândido Mendes, UCAM). Mestrado em Zootecnia (UFRPE). Realizou doutorado em cotutela entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, PPGEC/UFRPE e a École Doctorale Éducation Culture et Politique, ECP na Université Lumière Lyon 2, na França, obtendo os títulos de doutor em Ensino das Ciências e Matemática (UFRPE) e em Science de lÉducaton et la Formation pela universidade francesa. Atua na área de Zootecnia e Biologia, Ensino de Ciências, Análise Estatística Implicativa (ASI) aplicada, Educação Multicultural e Metodologia Científica Mista aplicada ao Ensino e Educação. Professor efeftivo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pelo IFSertãoPE Campus Salgueiro.

Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduada em Medicina (1986) e com mestrado em Bioquímica (1992) pela Universidade Federal de Pernambuco, tem doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1998). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal do Ceará (2006). No período entre 1988 e 2006, desenvolveu atividades de pesquisa na área de Bioquímica, desenvolvendo ensaios pré clínicos de moléculas bioativas, especificamente atividade antitumoral, anti-Schistosoma mansoni e na modulação dos processos inflamatórios e de cicatrização. Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, dedicando-se aos processos de ensino-aprendizagem em Biologia. Sua experiência na área de Ensino tem ênfase na construção de significados referentes a conteúdos/conceitos microscópicos e processuais da Biologia (Bioquímica, Biologia Celular e Genética), em uma perspectiva sistêmico-complexa e no contexto multicultural. Tais atividades são direcionadas à formação inicial e continuada de professores para atuação no Ensino Médio e Superior. Atua nos seguintes programas de pós-graduação: (1) Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) da UFRPE, desde 2001, assumindo a equipe de Coordenação deste Programa no quadriênio 2016-2020; e (2) Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFRPE, desde 2020 e fazendo parte da Coordenação desde Polo, a partir de 2022.

Nadja Maria Acioly-Régnier, Université Claude Bernard Lyon 1

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), Diploma de Estudos Aprofundados (D.E.A.) em Psicologia pela Université René Descartes Paris V Sorbonne (1989) e doutorado em Psicologia pela mesma universidade em 1994. Possui Habilitation à diriger des recherches pela Université Lumière Lyon 2 - France, em 2010.Atualmente é professora titular da ESPE- (École Supérieure du Professorat et de l'Éducation de l'Académie de Lyon) , Pesquisador da Equipe d'Accueil 4571 Éducation, Cultures, Politiques e pesquisadora associada da UMR 5191 ICAR - Interactions, Corpus, Apprentissage, Représentations. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, cognição e afetividade , psicologia intercultural, didática profissional, aprendizagem de conceitos científicos e matemáticos em contextos formais, não formais e informais. Pesquisadora atual ou ex pesquisadora dos seguinte grupos de pesquisa : Psicologia da Educação Matemática (UNICAMP); NUPPEM (UFPE); Professora visitante da Universidade de Caxias do Sul, UCS-RS-Brasil. Professora colaboradora da PUC-SP Mestrado Doutorado em Educação Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE Recife em Recife.

Ricardo Francelino da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutor em Educação - UNESP/Marília e Ciências da Educação - Université Lumière Lyon 2/Lyon, Mestre em Psicologia pela UNESP/Assis (2017), Licenciado em História (2008) e Pedagogia (2013) pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Assis; Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense UFF/Niterói (2013). Membro GEPEDEME - Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Moral e Educação e do GEPEES - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade, da UNESP de Assis. Tem experiência nas áreas de História, Filosofia e Sociologia, como professor do Ensino Médio e Técnico e no ensino de Psicologia em cursos de Graduação. Realiza pesquisas sobre as influências da afetividade para os processos de ensino e de aprendizagem, formação de professores, com ênfase nos relacionamentos interpessoais no contexto educacional.

Priscila Aparecida dos Santos Cordeiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutoranda em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre pelo mesmo Programa de Pós-Graduação na linha de pesquisa Processos de construção de significados em ensino das Ciências e Matemática. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2018). Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário dos Guararapes - UNIFG (2014-2019). Técnica em Enfermagem pela Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra - ETEASD (2014). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UFRPE (2014-2016) e como bolsista e voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIIC da UNIFG (2016/2017). Atuou como voluntária na Extensão Universitária da UNIFG - Humaniza, cujo projeto promove ações comunitárias em saúde no Município de Jaboatão dos Guararapes. Atualmente leciona a disciplina de Biologia (voluntária) no Projeto Rumo à Universidade (PRU) e integra o grupo de pesquisa vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPEC/UFRPE).

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Publicado

2025-04-12

Como Citar

SANTOS DE AQUINO, Rafael; CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria dos Anjos; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria; FRANCELINO DA SILVA, Ricardo; CORDEIRO, Priscila Aparecida dos Santos. Colonialidade estrutural na educação profissionalizante: uma análise pautada no pensamento crítico e no quadro da Análise Estatística Implicativa. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 247–267, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1130. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1130. Acesso em: 24 abr. 2025.