Concepções docentes da afetividade na formação inicial de professores à luz da Análise Estatística Implicativa

Auteurs

  • Ricardo Francelino Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP) https://orcid.org/0000-0002-5100-3856
  • Nadja Acioly-Régnier Université Claude Bernard Lyon 1
  • Alonso Bezerra de Carvalho Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP)
  • Jean-Claude Régnier Université Lumière Lyon 2

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1132

Mots-clés :

Afetividade, formação de professores, autoimagem, crença

Résumé

Este artigo teve por objetivo discutir as concepções de afetividade de professores de psicologia que atuam em cursos de formação de professores no Brasil e na França, com vias ao entendimento de como tais concepções podem influenciar as práticas e a tomada de consciência de professores em formação. As influências da cultura e da afetividade na identidade do professor tornou-se tema relevante nas pesquisas do fim do século XIX e do século XX, mas ainda carecem de aprofundamento. Assim, nós voltamos ao entendimento de como as variáveis do campo afetivo podem influenciar o engajamento e comprometimento do profissional que está em formação. Nesse quesito, nos valemos das contribuições teóricas de Freire (1996), Wallon (1968), Vygotsky (1998), Leite (2018) sobre as influências da cultura e da afetividade na formação docente. Do ponto de vista metodológico, a construção, tratamento e análise dos dados foram realizados com a aplicação de um questionário via plataforma LimeSurvey@ à 18 docentes formadores do INSPé, academias de Lyon, Marseille e Paris, França e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, SP, Brasil. Os dados foram tratados com o suporte do programa CHIC 7, dentro do quadro teórico-metodológico da Análise Estatística Implicativa – A.S.I. Os dados evidenciaram que os componentes afetivos estão presentes e agem decisivamente na construção da imagem de autoeficácia que estes profissionais desenvolvem no decorrer de suas formações, podendo influenciar em muitos momentos, certa persistência de uma percepção negativa da afetividade, presente ainda hoje, nos cursos de formação de professores.

Bibliographies de l'auteur

Ricardo Francelino, Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP)

Doutorado em Educação - UNESP/Marília, Brasil e Ciências da Educação e Formação - Université Lumière Lyon 2/Lyon, França, em cotutela internacional. Mestre em Psicologia pela UNESP/Assis (2017), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense UFF/Niterói, Brasil (2013), Graduada em História (2008) e Pedagogia (2013) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis, Brasil;  Membro do GEPEDEME - Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Moral e Educacional e do GEPEES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ética e Sociedade.Tem experiência nas áreas de História, Filosofia e Sociologia, como professor do Ensino Médio e Técnico e no ensino de Psicologia em cursos de Graduação. Realiza pesquisas sobre as influências da afetividade para os processos de ensino e de aprendizagem, formação de professores, com ênfase nos relacionamentos interpessoais no contexto educacional.

Nadja Acioly-Régnier, Université Claude Bernard Lyon 1

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), Diploma de Estudos Aprofundados (D.E.A.) em Psicologia pela Université René Descartes Paris V Sorbonne (1989) e doutorado em Psicologia pela mesma universidade em 1994. Possui Habilitation à diriger des recherches pela Université Lumière Lyon 2 - France, em 2010. Atualmente é professora titular do INSPÉ (Institut National Supérieur du Professorat et de l?Éducation de l'Académie de Lyon), Pesquisadora da Equipe d'Accueil 4571 Éducation, Cultures, Politiques e pesquisadora associada da UMR 5191 ICAR - Interactions, Corpus, Apprentissage, Représentations. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, cognição e afetividade; psicologia intercultural; didática profissional; aprendizagem de conceitos científicos e matemáticos em contextos formais, não formais e informais. Pesquisadora atual ou ex-pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa : Psicologia da Educação Matemática (UNICAMP); NUPPEM (UFPE); GPASIECM (UFRPE). Professora visitante da Universidade de Caxias do Sul,UCS-RS-Brasil. Professora colaboradora da PUC_SP do Mestrado e Doutorado em Educação Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE, Recife. Laureada da cátedra franco-brasileira no Estado de São Paulo - UNESP (2018-2021). Beneficiária da Prime d?Encadrement Doctorale et de Recherche (PEDR). Responsável científica do DU Educação Pedagogia Cultura da Alteridade (INSPÉ, Lyon1). Referente pedagógica para a Formação de Psicólogos da Educação Nacional do INSPÉ.

Alonso Bezerra de Carvalho, Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP)

Graduado em Filosofia (1986), em Ciências Sociais (1992) e Mestrado em Educação (1997) pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Doutor em Filosofia da Educação (2002) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente (2013) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi professor da rede básica de ensino do Estado de São Paulo de 1987 a 1997.Em 2007 fez pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade Charles de Gaulle, Lille, França. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Campus de Marília. Foi Professor Visitante na Universidade de Santiago do Chile (Chile - 2015), na Universidade de Cergy-Pontoise(França-2015) e na Universidade de Buenos Aires (2017). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (GEPEES), cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, educação,amizade, modernidade, racionalização, decolonialidade, didática, formação de professores e filosofia e sociologia da educação.

Jean-Claude Régnier, Université Lumière Lyon 2

Possui graduação em Matemática - Université de Bourgogne Dijon (FRA) (1973), mestrado em Matemática e em Didática da Matemática - Université Nancy1 Nancy (FRA) (1980) e doutorado em Matemática e Didática da Matemática - Université Louis Pasteur Strasbourg (FRA) (1983). Realizou também o mestrado em Ciências da Educação - Université de Lyon - Université Lumière Lyon 2 (FRA) (1986). É Doutor d'Etat-HDR em Ciências e Teorias das Formas da Educação - Université Marc Bloch Strasbourg (FRA) (2000). Atualmente é professor Émérite des Universités (Classe Exceptionnelle) - Université de Lyon (FRA). Recebeu a medalha Chevalier de l?ordre des palmes académiques (França, 2008), o título de Doctor Honoris Causa ? (Universidade de Caxias do Sul ? Brasil, 2017) e Laureado da Medalha de National Research Tomsk State University - Tomsk (Russia, 2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias educativas, ambiente virtual de trabalho, ensino e aprendizagem da Estatística e da Matemática, autonomia, autoavaliação e autocorreção, Didática da Matemática e da Estatística. Ordinary Member of the International Statistical Institute (eleito em 1999). Member of SFDS - Société Française de Statistique - Presidente do Grupo "Ensino da Estatística"(2003-2011). Professor visitante na UCS-RS-Brasil. (2008-2018) Orientador de tese (doutorado em Educação) na Universidade de Sherbrooke, Canadá. Membro permanente do laboratório ICAR (UMR5191, CNRS, Universidade Lumière-Lyon 2, França) e no Grupo de Pesquisa: (1995-2016) Psicologia da Educação Matemática e Estatística (UNICAMP Campinas, Brasil). Professor colaborador PUC-SP PPG em Educação Matemática. Professor do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE - Recife e UFN ? Universidade Franciscana -Santa Maria. Professor convidado de National Research Tomsk State University - Tomsk (Rússia). Pesquisador Visitante Especial (PVE Processo: 88881.068033/2014-01- UFRPE 2015-2017). 

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Publiée

2025-04-12

Comment citer

FRANCELINO, Ricardo; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja; BEZERRA DE CARVALHO, Alonso; RÉGNIER, Jean-Claude. Concepções docentes da afetividade na formação inicial de professores à luz da Análise Estatística Implicativa. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 268–283, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1132. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1132. Acesso em: 24 avr. 2025.