REFLECTIONS OF URBAN JUNGLE ON SUBJECTIVE WELL-BEING IN TIMES OF THE COVID-19 PANDEMIC

Authors

  • Eduardo Martins de Arruda Universidade Federal da Paraíba
  • Flaviana Santos da Nóbrega Universidade Federal da Paraíba
  • Taciana Rita Santos Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Nelsio Rodrigues Abreu Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.566

Abstract

The present study addresses perceptions of subjective well-being and quality of life by people interested in the theme of domestic plant cultivation. In this sense, the main motivation for the study was due to the scenario of the covid-19 pandemic. Since in the midst of social isolation and the need to spend more time at home, the very sense of home and housing has been re-signified for many people. As a result, some habits or hobbies were intensified or even discovered during the pandemic. Thus, the main objective of this work is to verify the consumption of plant cultivation in homes during the Covid-19 pandemic and its contributions to Subjective Well-Being. The research is based on a qualitative approach, exploratory bias and content analysis. Data collection took place in two moments, a Google Forms form and a focus group. In the end, we found an increase in people's interest and desire to have plants in their homes associated with feelings of subjective well-being and optimization of the emotional state.

 

   Keywords: Plants at home. Covid-19 pademia. Subjective well-being. Urban Jungle.

Author Biographies

Flaviana Santos da Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Administração e Sociedade Pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Linha de Pesquisa em Marketing e Tecnologia, com ênfase em Marketing. Especialização em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Interesse em Consumo, Feminismo, Diversidade, Tecnologia, Python, Sustentabilidade. (Texto informado pelo autor)

Taciana Rita Santos Souza, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2022). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2016); graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2013) e em Administração pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2013). Administradora vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), onde atua na Coordenação de Correição. (Texto informado pelo autor)

Nelsio Rodrigues Abreu, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC/UFPE) - 2023-202?. É líder do Tema 09 - Marketing e Sociedade, da área de Marketing (EMA e EnANPAD) da ANPAD (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração) - 2018-2022. É líder também do Tema 1 - Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade (Marketing e Sociedade) da área de Marketing do SemeAd 2018-2022. É Líder do Grupo de Pesquisa em Consumo, Inovação e Marketing - GPCIMA/CNPq e liderou o Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber/CNPq (01/2011 a 01/2023). Avaliador ad hoc INEP/MEC. Atuou como Vice-Coordenador do PPGA/UFPB (06/2021 - 05/2023). Atuou como Coordenador do PPGA/UFPB (05/2016 - 04/2018). Professor em cursos de Pós-Graduação nas disciplinas: Marketing Gerencial, Marketing de Serviços e Marketing & Diversidade, Lógica dos Serviços, Fundamentos de Marketing, E-commerce, Empreendedorismo e Intra-empreendedorismo, Gestão de Organizações Públicas e Organização, Canais de Distribuição, Propaganda e Promoções, As Pessoas no Trabalho, Recrutamento e Seleção, Administração de Conflitos nas Organizações e Publicidade-Propaganda: Lançamentos e Desenvolvimento de Novos Produtos, e foi Coordenador de Extensão da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/FEAC/UFAL, Coordenou do Curso de Especialização em EaD - Gestão em Saúde e o Curso de Especialização em Gestão da Organização Hospitalar. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Marketing e Sociedade, Consumo e Diversidade, Serviços (especialmente Service-Dominant Logic - LDS), Transformative Consumer Research (TCR) e Transformative Service Research (TSR). (Texto informado pelo autor)

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Published

2024-06-07

How to Cite

ARRUDA, E. M. de; NÓBREGA, F. S. da; SOUZA, T. R. S.; ABREU, N. R. REFLECTIONS OF URBAN JUNGLE ON SUBJECTIVE WELL-BEING IN TIMES OF THE COVID-19 PANDEMIC. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 876–894, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.566. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/566. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas - Artigos