Reflexos do urban jungle no bem-estar subjetivo em tempos de pandemia da COVID-19

Autores

  • Eduardo Martins de Arruda Universidade Federal da Paraíba
  • Flaviana Nóbrega Universidade Federal da Paraíba
  • Taciana Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Nelsio Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.566

Resumo

O presente estudo aborda percepções de bem-estar subjetivo e qualidade de vida por pessoas interessadas na temática de cultivo doméstico de plantas. Nesse sentido, a motivação maior para estudo se deu em virtude do cenário da pandemia de covid-19. Uma vez que em meio ao isolamento social e a necessidade de passar mais tempo em casa, o próprio sentido de lar e moradia foi ressignificado para muitas pessoas. Em decorrência, alguns alguns hábitos ou hobbies foram intensificados ou até mesmo descobertos durante a pandemia. Desse modo, objetivo principal deste trabalho é verificar o consumo do cultivo de plantas nos lares durante o momento de pandemia da Covid-19 e suas contribuições para o Bem-Estar Subjetivo. A pesquisa está pautada na abordagem qualitativa, viés exploratório e análise do conteúdo. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, formulário do Google Forms e realização de grupo focal. Ao final, constatamos aumento de interesse e desejo das pessoas em ter plantas em seus lares associado a sentimentos de bem-estar subjetivo e otimização do estado emocional.

Biografia do Autor

Flaviana Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Administração e Sociedade Pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Linha de Pesquisa em Marketing e Tecnologia, com ênfase em Marketing. Especialização em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Interesse em Consumo, Feminismo, Diversidade, Tecnologia, Python, Sustentabilidade. (Texto informado pelo autor)

Taciana Souza, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2022). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2016); graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2013) e em Administração pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2013). Administradora vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), onde atua na Coordenação de Correição. (Texto informado pelo autor)

Nelsio, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC/UFPE) - 2023-202?. É líder do Tema 09 - Marketing e Sociedade, da área de Marketing (EMA e EnANPAD) da ANPAD (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração) - 2018-2022. É líder também do Tema 1 - Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade (Marketing e Sociedade) da área de Marketing do SemeAd 2018-2022. É Líder do Grupo de Pesquisa em Consumo, Inovação e Marketing - GPCIMA/CNPq e liderou o Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber/CNPq (01/2011 a 01/2023). Avaliador ad hoc INEP/MEC. Atuou como Vice-Coordenador do PPGA/UFPB (06/2021 - 05/2023). Atuou como Coordenador do PPGA/UFPB (05/2016 - 04/2018). Professor em cursos de Pós-Graduação nas disciplinas: Marketing Gerencial, Marketing de Serviços e Marketing & Diversidade, Lógica dos Serviços, Fundamentos de Marketing, E-commerce, Empreendedorismo e Intra-empreendedorismo, Gestão de Organizações Públicas e Organização, Canais de Distribuição, Propaganda e Promoções, As Pessoas no Trabalho, Recrutamento e Seleção, Administração de Conflitos nas Organizações e Publicidade-Propaganda: Lançamentos e Desenvolvimento de Novos Produtos, e foi Coordenador de Extensão da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/FEAC/UFAL, Coordenou do Curso de Especialização em EaD - Gestão em Saúde e o Curso de Especialização em Gestão da Organização Hospitalar. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Marketing e Sociedade, Consumo e Diversidade, Serviços (especialmente Service-Dominant Logic - LDS), Transformative Consumer Research (TCR) e Transformative Service Research (TSR). (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

ARRUDA, E. M. de; NÓBREGA, F. S. da; SOUZA, T. R. S.; ABREU, N. R. Reflexos do urban jungle no bem-estar subjetivo em tempos de pandemia da COVID-19. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 876–894, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.566. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/566. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas - Artigos