A escolha pela docência: decisão para a vida inteira

Autores/as

  • Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.145

Palabras clave:

Profissionalização, Vocação, Tradição

Resumen

Este trabalho é um recorte de um estudo maior sobre vida docente que considera as atividades laborais nos ambientes escolares como determinantes de comportamentos nos outros aspectos da vida cotidiana. Abordando o aspecto entrada na carreira as considerações aqui apresentadas objetivam descrever os motivos que influenciaram a escolha pela docência dos professores que atuam no ensino médio integrado do Campus Petrolina do IF Sertão PE. Buscou-se localizar fatores que supostamente determinaram a opção pelas salas de aula nas mais diversas áreas de conhecimento. Foram considerados os estudos sobre carreira docente que tratam da intenção de explicar as como acontece a decisão pelo magistério. Especificamente houve a pretensão de buscar nas histórias de vida dos professores estudados fatores que contribuem para as escolhas concernentes ao ingresso e permanência na profissão. Por meio de entrevistas semiestruturadas foram ouvidos professores que atuam na área de estudo considerando dando ênfase ao aspecto decisão pelo magistério.

Biografía del autor/a

Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira, IFSertãoPE

Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF - SERTÃO - PE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos didáticos, tecnologia e educação. Especialista em Metodologia da Pesquisa Científica (UPE) Psicopedagogia (IBPEX) e Direito Educacional (PUC Minas). Mestranda em Ciências da Educação (UAA)

Citas

ALMEIDA, J. S. Mulher e educação: a

paixão pelo possível. São Paulo: UNESP, 1998.

ALVES, F. C. O encontro com a realidade

docente: estudo exploratório (Auto)

biográfico. 1997. 711 f. Tese (Doutorado em

Ciências da Educação) – Programa de Pós-

graduação em Ciências da Educação,

Faculdade de Psicologia e de Ciências da

Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa,

ANDRÉ, M.E. D. de. Perspectivas atuais da

pesquisa sobre docência. In : BUENO, B.;

CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. de et al .

Docência, memória e gênero: estudos sobre

formação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 65-

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens

e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000

CATANI, D. et al. História, memória e

autobiografia da pesquisa educacional e na

formação. In: CATANI, D. et al. (org.)

Docência, memória e gênero: estudos sobre

formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997.

CODO, W. (Coord.). Educação: carinho e

trabalho: Burnout, a síndrome da desistência

do educador, que pode levar à falência da

educação. Petrópolis: Vozes, 1999.

DUBAR, C. A socialização: construção das

identidades sociais e profissionais. Porto:

Porto Editora, 1997.

ENCORE, D. (Org.) Ser professor. 4. ed.

Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004

FERNANDES, M. C. S. G. Escolha

profissional e pratica docente: o discurso de

professores do ensino superior privado. In:

REUNIAO ANUAL DA ANPED, 27., 2004,

Caxambu. Anais... Caxambu: Associação

Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em

Educação, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia:

saberes necessários à prática educativa. 21.ed.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002

FREITAS, M. T. de A. (org.) Memória de

professoras: história e histórias. Juiz de Fora:

UFJF, 2000.

GATTI, B. Os professores e suas identidades:

o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos

de Pesquisa. São Paulo, n.98 p.85-90, ago,

GHEDIN, E.; FRANCO, M.A.S. Questões

de método: na construção da pesquisa em

educação. São Paulo: Cortez, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa

sócia. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008

HELLER, A. O cotidiano e a história. 4. Ed.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

HOLLY, M. L. Investigando a vida

profissional dos professores: diários

biográficos. IN; NÓVOA, Antonio (Org.) Vida de professores. Porto: Porto, 1992.

___________________ Os professores e suas

histórias de vida. IN; NÓVOA, Antonio (Org.)

Vida de professores. Porto: Porto, 1992.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional

dos professores IN; NÓVOA, Antonio (Org.)

Vida de professores. Porto: Porto, 1992.

JOWETT, J. H. O pregador, sua vida e obra.

São Paulo: CEP, 1969.

LAUDARES, J.B; FIUZA,J.R.;ROCHA,S.

Educação tecnológica: os impactos nos

projetos pedagógicos dos cursos técnicos dos

CEFETS Minas Gerais e Paraná pelos

Decretos 20.208/97 e 5.1547/04. In:

ARANHA, A. V.; CUNHA, D.M.;

LAUDARES, J.B (Org.). Diálogos sobre

trabalho: perspectivas multidisciplinares.

Campinas: Papirus, 2005.

LENGERT, R. Profissionalização docente:

entre vocação e formação. Educação, Ciência

e Cultura. Canoas/RS v. 16, n. 2 (2011).

Disponível em

http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.p

hp/Educacao/issue/view/38 . Acesso em: 26

agosto de 2016

MARÍAS, J. O.: Las trayectorias. Madrid,

Alianza Editorial, 1983.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L.G.

Metodologia da pesquisa: para o professor

pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2006.

NÓVOA, A. A formação tem que passar por

aqui: as histórias de vida no projecto prosalus.

In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O

método (auto)biográfico e a formação .

Lisboa: Ministério da Saúde, 1988.

NÓVOA, A. O passado e o presente dos

professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão

Professor. Lisboa: Porto Editora, 1999.

NÒVOA. A. O professor e o novo espaço

público de educação. Educação e Sociedade:

Perspectivas educacionais no Século XXI.

Santa Maria, RS. UNIFRA, 2016.

PARDAL, L.; MARTINS, A. As

representações sociais e o sentido das escolhas

académicas. Aveiro: Universidade de Aveiro,

SACRISTAN, G. Consciência e ação sobre a

prática como libertação profissional dos

professores. In: NÓVOA, A. (Org.) Profissão

Professor. Lisboa: Porto Editora, 1999.

SCHAFFRATH, M.A.S. Profissionalização do

magistério feminino: uma história de

emancipação e preconceitos. In: REUNIAO

ANUAL DA ANPED, 23., 2000, Caxambu.

Anais... Caxambu: Associação Nacional de

Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2002.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa

em ciências sociais : a pesquisa qualitativa em

educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2016-12-31

Cómo citar

VIEIRA, M. do S. T. C. . A escolha pela docência: decisão para a vida inteira. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 123–131, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i3.145. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/145. Acesso em: 24 nov. 2024.