Pensamento Computacional como metodologia para o ensino de Lógica de Programação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.394

Palabras clave:

Lógica de Programação, Pensamento Computacional, Aprendizagem

Resumen

Este trabalho objetivou realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para conhecer as experiências de uso e aplicação do Pensamento Computacional em contexto internacional. Para tanto, foi realizada a RSL utilizando-se da metodologia PRISMA analisando os principais trabalhos que abordavam o tema dispostos em publicações disponíveis nas bases Science Direct, Scopus, SBC Open Lib e Google Scholar. Os resultados dos trabalhos mostraram que a ferramenta Scratch aliada a metodologias alternativas a exemplo da Inteligência Artificial e Realidade Virtual estão sendo difundidas para apresentar os conceitos de Pensamento Computacional. A utilização de tecnologias alternativas como Inteligência Artificial, Jogos Digitais e Realidade Virtual como incremento ao processo de ensino também aparece como um mecanismo que motiva para o desafio de recompensa, porém, é verificado que apesar da utilização de metodologias alternativas, a aplicação ainda é deveras superficial, necessitando de um aprofundamento. Foram analisados 16 artigos, com o objetivo de apresentar uma visão sobre a área de pesquisa e descrever quais as linhas e resultados dos pesquisadores a partir de trabalhos publicados no idioma inglês.

Biografía del autor/a

José Walter Paulino Júnior, IF Sertão - PE

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Paraíso do Ceará (2016), MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade de Juazeiro do Norte (2017) , especialização em Tecnologias Digitais para a Educação Básica pela Universidade Estadual do Ceará (2018) . Possui também formação Pedagógica em Letras pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, com equivalência a uma licenciatura e uma especialização em Gestão Escolar (2020). É mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT ofertado pelo IF-Sertão Pernambucano. É aluno da especialização em Estrutura e Gestão de Redes de Computadores. Iniciou a carreira como professor em 2008, quando ministrou um curso de Informática Educativa. Atualmente é Professor e Coordenador do curso Técnico em Informática, eixo EMI (Ensino Médio Integrado) pelo Instituto CENTEC/SEDUC-CE, lotado na Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca - CREDE 20. Foi professor do Projeto E-Jovem - Módulo II - CENTEC/SEDUC-CE (2012-2015) ministrando as disciplinas de Software Livre,Hardware, Redes de Computadores, Desenvolvimento Web (HTML, CSS, JavaScript, JQuery e PHP), Banco de Dados e Joomla. Atuou também como professor do curso técnico em Redes de Computadores pelo programa MEDIOTEC/PRONATEC (2017-2019), ministrando aulas das seguintes disciplinas: Informática Básica,Instalação de Hardware, Redes de Computadores, Administração de Redes, Sistemas Operacionais, Meios de Comunicação de Dados, Montagem e Instalação de Sistemas Informáticos, Software de Aplicações, Resolução de Problemas, Reestabelecimento de uma Estação de Trabalho e Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Em 2021 ministrou também pelo PRONATEC FIC, o curso de Montador e Reparador de Computador. Em 2022 ministrou pelo PRONATEC/FIC Novos Caminhos a disciplina de Matemática e Informática, no curso profissionalizante em Almoxarifado. Possui experiência em Redes de Computadores, Ciência da Computação, Educação Profissional e Gestão Escolar, atuando nos seguintes temas: Comunicação de Dados, Pensamento Computacional, Gamificação, Inteligência Artificial, Mineração de Dados e Metodologias Ativas. Tem interesse em Educação Profissional e Tecnológica, Informática Aplicada, Pensamento Computacional, Blockchain, Metaverso e Criptomoedas.

 

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Publicado

2024-03-02

Cómo citar

PAULINO JÚNIOR, J. W.; OLIVEIRA, F. K. de. Pensamento Computacional como metodologia para o ensino de Lógica de Programação. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 530–540, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i1.394. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/394. Acesso em: 23 nov. 2024.