Filosofia estoica e as emoções: curso de educação emocional, em tempos de pandemia

Stoic philosophy and emotions: emotional education course in pandemic times

Autores/as

  • Admilson Prates Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Jaciely Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
  • Leonardo Finelli Universidade Estadual de Montes Claros
  • Jeferson Betarello Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i2.462

Palabras clave:

Atividades não Presenciais, Ensino Integrado, Instituto Federal, Pedagogia, Tecnologias Digitais

Resumen

Apresenta-se, neste artigo, um curso de intervenção aplicado aos estudantes de Pedagogia, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, como atribuição das “Atividades não Presenciais” (ANPs). A proposta, originada da demanda estudantil, lidou com as dificuldades dos discentes para administrar suas emoções (ansiedade, raiva, medo, tristeza e frustração), quando as aulas aconteciam mediadas pelas tecnologias digitais. O curso de formação apresentou aos acadêmicos, a partir da Filosofia Estoica, estratégias para regular as emoções, considerando os limites e as possibilidades do ser humano diante das adversidades do cotidiano. A metodologia utilizada foi a aula expositiva dialogada, via plataforma digital, valendo-se da leitura de textos e de vídeos. Os resultados foram avaliados por questionário, respondido pelos participantes, que afirmaram ter obtido crescimento pessoal e que aprenderam estratégias para mediar as emoções, de modo a melhorar as relações humanas. Conclui-se que a iniciativa foi relevante para o reposicionamento dos acadêmicos frente aos desdobramentos provocados pela pandemia da Covid-19, como também instigou a discussão para outras situações de crise.

Biografía del autor/a

Jaciely Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Doutora em História

Jeferson Betarello, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Ciências da Religião

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Publicado

2023-08-31

Cómo citar

PRATES, A.; SILVA, J.; FINELLI, L. .; BETARELLO, . J. . Filosofia estoica e as emoções: curso de educação emocional, em tempos de pandemia: Stoic philosophy and emotions: emotional education course in pandemic times. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 337–354, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i2.462. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/462. Acesso em: 23 nov. 2024.