Relatos de experiência sobre ensino de filosofia no brasil: revisão de escopo e dimensões novikoff

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.64

Palabras clave:

Educação, Ensino, Aprendizagem, Pesquisa

Resumen

A educação deve assegurar o livre exercício da razão enquanto busca formar seres críticos capazes de atuar ativamente na sociedade, perspectiva que torna estratégia o ensino de Filosofia. Atenção especial deve ser dada à cosmovisão e pressupostos acadêmicos adotados pelo educador, variáveis passíveis de identificação pelas Dimensões Novikoff que, conjuntamente ao ensino de Filosofia, assegura identificar fraquezas e fortalezas relacionadas ao processo, que poderão: (1) ser relatadas na forma de Relatos de Experiência e; (2) posteriormente sumarizados. A literatura científica não apresenta estudos de revisão envolvendo o ensino de Filosofia em instituições brasileiras sob a forma de Relatos de Experiência, objetivo do presente estudo. Conduziu-se uma Revisão de Escopo com busca em seis bancos de dados utilizando descritores que deveriam compor a seção Título de manuscritos disponíveis integralmente. Foram recuperadas três citações, que abordaram as dificuldades percebidas e ações desenvolvidas envolvendo professores e estudantes. Envolveram estudantes dos Níveis Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos e apontaram para importância da didática, variável que deve ser considerada em futuras pesquisas.

Biografía del autor/a

Augusto Santana Palma Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Pós-graduando em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (FACESP). Pós-graduando em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF

Sheila Torres Feitosa Silva, Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (FACESP)

Bacharela em Administração pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Pós-graduanda em MBA com Ênfase em Recursos Humanos pela Faculdade de Educação Superior de Pernambuco (FACESP)

Citas

AROMATARIS, E.; MUNN, Z. (editores). JBI Reviewer’s Manual. JBI, 2020. Disponível em: < https://wiki.joannabriggs.org/display/MANUAL/JBI+Reviewer%27s+Manual>. Acesso em 21 de junho de 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2005. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso em 26 de junho de 2020.

COOKE, Alison; SMITH, Debbie; BOOTH, Andrew. Beyond PICO: the SPIDER tool for qualitative evidence synthesis. Qualitative Health Research,v. 22, n. 10, p. 1435-1443, 2012.

COSTA, Thamiris Gomes da.; NOVIKOFF, Cristina. Desafiando a filosofia na EJA: relato de experiência na educação. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, n. 2, p. 745-750, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed.. São Paulo: Atlas, 2002.

HINCHLIFFE, Geoffrey. What is a significant educational experience? Journal of Philosophy of Education, v. 45, n. 3, p. 417-431, 2011.

MUNIZ, Camila Guedes. Filosofia no ensino médio para a emancipação do pensamento: reflexão das concepções Adornianas sobre educação a partir de um relato de experiência. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) –Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2019.

NOVIKOFF, Cristina. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. 2010. Disponível em: <http://www.academia.edu/download/24721969/TEXTO_LIVRO_CN_1_.pdf>. Acesso em 15 de junho de 2020.

SILVA, Alex Sander; FREITAS, Beatris Pizzoni de; AZEREDO, Jeferson Luiz de; CYPRIANO, Vivian Miranda. Filosofia com crianças –a criança na construção de um saber filosófico: um relato de experiência na Escola de Educação Básica Francisco Hoepers. Revista Linguagem, Ensino e Educação, v. 3, n. 1, 2019.

TRICCO, Andrea C. et al.. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 7, p. 467-486, 2018.

Publicado

2020-05-01

Cómo citar

SILVA, A. S. P. .; SILVA, S. T. F. . Relatos de experiência sobre ensino de filosofia no brasil: revisão de escopo e dimensões novikoff. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 333–343, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.64. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/64. Acesso em: 24 nov. 2024.