Educação Ambiental no contexto escolar: análise dos trabalhos apresentados no Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.65

Palabras clave:

Meio ambiente, Educação Ambiental, Espaço escolar, I Ciesa

Resumen

Esta pesquisa objetivou realizar um levantamento de discussões promovidas pelos trabalhos apresentados no I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente (I Ciesa), a respeito da Educação Ambiental no âmbito escolar. O estudo ancorou-se nos pressupostos da pesquisa de natureza qualitativa e de análise documental. Para tanto, analisou-se, por meio da técnica de análise de conteúdo, os trabalhos publicados nos anais do evento resultantes de pesquisas relacionadas à Educação Ambiental no contexto escolar. Os resultados indicaram que as discussões promovidas no I Ciesa compreenderam impasses e possibilidades para trabalhar a Educação Ambiental nas escolas. A falta de contextualização dos livros didáticos com a realidade local, a carência de ações interdisciplinares e a baixa participação de professores em cursos de formação continuada em Educação Ambiental se apresentaram como impasses, enquanto que ações interventivas desenvolvidas nas escolas se mostraram como possibilidades para a promoção de espaços de sensibilização e reflexão sobre as questões ambientais. Assim, surgem novas ideias e discussões que podem contribuir para a prática da Educação Ambiental no espaço escolar.

Biografía del autor/a

Lucas Ribeiro Coelho, IFSertãoPE

Graduando em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Campus Petrolina. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do IF Sertão-PE/Capes, na qualidade de bolsista do Subprojeto de Química (2018-2020). Tem discutido os seguintes temas: ensino de Química, formação de professores e educação ambiental

Fernanda Cavalcante de Alencar, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Doutoranda em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), mestre em Ciência dos Materiais pela Univasf, pós-graduanda lato sensu em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e graduada em Engenharia Mecânica pela Univasf

Roberta Maria Coelho, Centro Municipal de Educação Infantil Gabriel Moreira

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu (ISESJT) e pós-graduada lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Cursou, como aluna especial, a disciplina Inovações Tecnológicas em Educação do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Mestrado Profissional em Educação - da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Atualmente, assume o cargo de Auxiliar Administrativo na Secretaria de Educação de Petrolina

Delza Cristina Guedes Amorim, IFSertãoPE

Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus III - Juazeiro-BA, no Mestrado Multidisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios (PPGESA), especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE) - Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (FFPP). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Campus Petrolina, nos cursos de Licenciatura em Física, Química, Computação e Música, ministrando as disciplinas: Prática Pedagógica, Educação Inclusiva e Estágio Supervisionado. Pesquisa na área de Prática Pedagógica; Formação docente; Educação Inclusiva e Educação Contextualizada para convivência com o Semiárido

Citas

AMORIM, Ana Júlia de Souza. Do ensino à prática: a utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizado dos impactos ambientais. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.p. 364-366.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.

ASANO, Juliete Gomes Póss; POLETTO, Rodrigo de Souza. Educação ambiental: em busca de uma sociedade sustentável, e os desafios enfrentados nas escolas. Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 14, n. 1, p. 92-102, 2017. Disponível em:http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/1418/1168. Acesso em: 18 jun. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.BOSA, Cláudia Regina; TESSER, Halandey Camilo de Borba. Desafios da escola ambiental nas escolas municipais do município de Caçador-SC. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 14, n. 2, 2996-3010, mar. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/9763/pdf. Acesso em: 17 jun. 2020.

BRASIL. Lei n.º 9.775, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 13 jun. 2020.

CAMPELO, Ana Karine Ribeiro; MELO, Juliana Barroso de. A importância de projetos de educação ambiental em uma unidade de conservação no semiárido nordestino. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, n. 49, p. 81-94, set. 2018.Disponível em: http://rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/39/468. Acesso em: 16 jun. 2020.

CAMPOS, Vanea Martins Araújo. Interesse de alunos do ensino fundamental II, da Escola Municipal Jacob Ferreira, em montar e manter horta suspensa. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019. p. 385-387.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.

CARVALHO, Thiana Samira Pinheiro. Educação ambiental como viés para garantia do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBEINTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.p. 367-369.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.

COELHO, Lucas Ribeiro; SILVA, Wiris Carla Souza da. Educação ambiental no cotidiano escolar: um relato de experiência. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019. p. 370-371. Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.

FERNANDES, Ana Cláudia dos Passos. Práticas pedagógicas em educação ambiental: uma análise de projetos políticos pedagógicos de escolas estaduais de Casa Nova Bahia. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.p. 399-401.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.

FERREIRA, Claudia Elisa Alves. O meio ambiente na prática de escolas públicas da rede estadual de São Paulo: intenções e possibilidades. Ambiente & Educação, v. 18, n. 1, p. 185-2019, 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/3100/2408. Acesso em: 20 jun. 2020.

FLORENTINO, Hugo da Silva; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Formação continuada de professores, vivências de educação ambiental no contexto semiárido. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 334-354, maio/ago. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3849/pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

GIASSI, Maristela Gonçalves et al. Ambiente e cidadania: educação ambiental nas escolas. Revista de Extensão, Criciúma, v. 1, n. 1, p. 24-32, 2016. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/revistaextensao/article/view/2461/2337. Acesso em: 19 jun. 2020.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun. 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.

GUEDES, Elisa Angélica Alves; GUEDES, Edenise Gláucia Alves. Práticas interdisciplinares em educação em meio ambiente na educação de jovens e adultos. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019. p. 396-398. Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.

MIRANDA, Fátima Helena da Fonseca; MIRANDA, José Arlindo; RAVAGLIA, Rosana. Abordagem interdisciplinar em educação ambiental. Revista Práxis, v. 11, n. 4, ago. 2010. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/922/972. Acesso em: 17 jun. 2020.

OLIVEIRA, Lucas de; NEIMAN, Zysman. Educação ambiental no âmbito escolar: análise do processo de elaboração e aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 36-52, maio 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10474/7735. Acesso em: 19 jun. 2020.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 18 maio 2020.

RODRIGUES, Francisco das Chagas Coelho; SANTOS, Antônio Marcos dos. Dificuldades na abordagem de temáticas locais sobre caatinga nas comunidades de sequeiro da rede municipal de Petrolina-PE. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.p. 361-363.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.

SANTOS, Antônio Marcos dos et al. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.

SANTOS, Cláudia Lilian Alves dos; CAVALCANTE, Kellison Lima. Ludicidade e aprendizagem significativa na formação de estudantes em educação ambiental: relato de experiência. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 7, n. 1, p. 73-87, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/477/426.Acesso em: 27 jun. 2020.

SANTOS, Márcia Maria de Jesus. Ações de Educação Ambiental desenvolvidas para a comunidade escolar do município de Estância –Sergipe. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.p. 359-360.Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.

SILVA, Charle Jean Alves da; CAMPOS, Maryluce Albuquerque da Silva. Formação continuada em educação ambiental e qualificação de docentes do ensino médio estadual de Juazeiro/BA. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019. p. 377-379. Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.

SILVA, Heloina Oliveira da; BEZERRA, Renilton Delmundes. A importância da educação ambiental no âmbito escolar. Revista Interface, n. 12, p. 163-172,dez. 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/2007. Acesso em: 17 jun. 2020.

SOBRINHO, Marlúcia Ribeiro; OLIVEIRA, Adinoraide Santos. Kit didático com foco na educação contextualizada com o semiárido. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE, 1., 2019, Petrolina. Anais do I Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente e educação, práticas interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Recife: Edupe, 2019.p. 390-391. Disponível em: http://www.edupe.com.br/produto.php?codigo=95. Acesso em: 22 maio 2020.

Publicado

2020-05-01

Cómo citar

COELHO, L. R. .; ALENCAR, F. C. de .; COELHO, R. M. .; AMORIM, D. C. G. . Educação Ambiental no contexto escolar: análise dos trabalhos apresentados no Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Ambiente. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 344–355, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.65. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/65. Acesso em: 21 nov. 2024.