A influência das idéias de Paulo Freire no novo modelo de Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.89Palabras clave:
Institutos Federais, Autonomia, Transformação SocialResumen
Este artigo se propõe a analisar a influência das ideias de Paulo Freire e das tendências pedagógicas de que faz parte, no novo modelo de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) implantado no Brasil, a partir da criação dos Institutos Federais de Educação. Para a realização deste estudo qualitativo, optou-se pela pesquisa bibliográfica mediante levantamento das obras de Paulo Freire e da análise de documentos referentes à lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008 que cria os Institutos Federais e outro elaborado pelo MEC, em 2010, que define os princípios norteadores desse novo modelo educacional. A pesquisa revelou que as ideias de Freire convergem com os objetivos da EPT na atualidade. Elas podem ser observadas nos referidos documentos, através de concepções e diretrizes voltadas para a democratização do ensino, para o desenvolvimento de uma educação comprometida com a formação humana e cidadã que busca a inclusão social, objetivando a construção de um sujeito autônomo, capaz de transformar a realidade social.
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