A IMPORTÂNCIA DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EM EDUCAÇÃO NAS AÇÕES DO PIBID: Jogos Didáticos sob uma Perspectiva Freiriana

Autores/as

  • Marcelo Souza da Silva IFSertãoPE
  • Victor Alves Soares IFSertãoPE
  • Daiane Maria dos Santo Ribeiro IFSertãoPE
  • Juliana Socorro Fideles IFSertãoPE
  • Tânia Maria de Jesus IFSertãoPE
  • Tatyanny Karolinny dos Santos Ribeiro IFSertãoPE
  • Gisele Ferreira dos Santos IFSertãoPE
  • Getúlio Eduardo Rodrigues de Paiva IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.97

Palabras clave:

Desafios, Jogos didáticos, Ensino de Ciências

Resumen

Neste artigo, analisou-se a presença explícita da fundamentação teórico-pedagógica nas produções-ações dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, executou-se um breve levantamento bibliográfico dos trabalhos publicados pelos bolsistas (pibidanos) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano campus
Salgueiro, buscando identificar quais foram os referenciais teóricos da área da educação nos quais se fundamentaram esses trabalhos. Foram estudados textos produzidos entre os anos de 2013 a 2016; após essa breve revisão, descreveu-se uma ação de produção de jogos didáticos desenvolvida por alunos bolsistas do Subprojeto de Física do PIBID, nesse exemplo, os jogos didáticos foram criados adotando Paulo Freire como principal referência.

Citas

AMORIM, D. C. G.; VIEIRAJ N. Enfoques epistemológicos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência/PIBID na formação docente. Semiárido De Visu, v. 4, n. 3, p. 132-145, 2016.

DOS SANTOS, W. L. P. Scientific literacy: A Freirean perspective as a radical view of humanistic science education, Science Education, v. 93, n. 2, p. 361-382, 2009. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_____. Pedagogia de Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,2002.

LEAL, M. B. C.et al. A importância da utilização do laboratório de ciências na solidificação do conhecimento na área da Física In: IV JORNADA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA. Anais... 2016. Salgueiro-PE: 2016.

MENEZES,E. J. Et. A pedagogia de Paulo Freire em Atividades com jogos de matemáticas: Educação, Autonomia e cidadania. Canoas, 2013.

MORIN, E. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

OLIVEIRA, A. C. B. et al. Relato de experiência dos bolsistas do PIBID do curso de física no Erem Aura Parente Muniz. In: XXXI ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2013. Anais. Campina Grande-PB: SBF, 2013.

RIBEIRO, D. M. S. et al. Radioatividade: o que pensam os visitantes do museu de ciência Antônio Carneiro em Salgueiro–PE. Caderno de Física da UEFS, v. 13, n. 02, p.2501.1-9, 2015.

RIBEIRO, D. M. S.; SILVA, M. S. Textos de Divulgação Científica: uma intervenção para aprofundar as concepções epistemológicas de professores e estudantes de Física. Acta Scientiae, v. 17.3, 2015.

SAMPAIO, D. J. F. et al. Contribuições do pibid na escola estadual Carlos Pena Filho através da jornada de foguetes In: XXXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2015. Anais. Natal-RN: SBF, 2015.

SILVA, E. C. et al. Oficina de física: construção de lunetas de baixo custo para trabalhar astronomia no ensino de física. In: V SEMINÁRIO BAIANO DAS LICENCIATURAS, V SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID-IAT E I SEMINÁRIO PIBID DO NORDESTE, 2015. Anais. Salvador-BA: 2015.

SILVA, M. L. et al. Relato de experiência no PIBID: discutindo um questionamento com alunos do ensino médio no lançamento de foguetes de garrafa pet In: XXXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2015. Anais. Natal-RN: SBF, 2015.

SIQUEIRA, L. C. C. et al. Publicações científicas na construção da prática docente: a perspectiva de licenciandos em física do IF Sertão-PE In: XXXIII ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE, 2015. Anais. Natal-RN: SBF, 2015.

VERAS, K. et al. Um prisma como ferramenta didática para o ensino de ótica geométrica no ensino médio. In: III JORNADA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2013. Anais. Petrolina-PE: 2013.

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

SILVA , M. S. da; SOARES , V. A. .; RIBEIRO, D. M. dos S.; FIDELES , J. S. .; JESUS , T. M. de; RIBEIRO , T. K. dos S.; SANTOS, . G. F. dos; PAIVA , G. E. R. de. A IMPORTÂNCIA DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EM EDUCAÇÃO NAS AÇÕES DO PIBID: Jogos Didáticos sob uma Perspectiva Freiriana. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 252–263, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i2.97. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/97. Acesso em: 22 nov. 2024.