Vozes da ciência em artigos científicos
comparação entre iniciantes e especialistas de Ciência da Computação
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.534Mots-clés :
Linguagem acadêmica, Escrita, Discurso reportadoRésumé
No presente artigo, nós estudamos a escrita acadêmica de escritores iniciantes (alunos de ensino médio de curso técnico no eixo da informática) e especialistas (doutores da área de Ciência da Computação), na perspectiva do gerenciamento das menções a vozes da ciência em artigos científicos desses dois grupos de escritores. Mais especificamente, identificamos e interpretamos, comparativamente, as formas e as funções de menção nesses trabalhos, a partir das classificações de Swales (1990) e de Boch e Grossmann (2002). Como material de análise, selecionamos dez artigos científicos de iniciantes e dez de especialistas, relacionados à área de Ciência da Computação, publicados em anais de eventos e periódicos científicos. Esses dados são analisados comparativamente, mediante a interpretação dos usos e a contabilização da frequência de ocorrências de formas e funções nos dois grupos de artigos. Os resultados apontam que os artigos científicos de especialistas fazem menção à literatura prévia quase duas vezes mais do que os de iniciantes. Em ambos os grupos, há as seguintes características dessas menções: maior ocorrência da não integralidade, uso mais frequente das funções de fundamentar uma afirmação e referir-se a trabalhos anteriores, assim como a predominância da modalidade de reformulação. Como conclusão, observamos que os especialistas reconhecem mais a importância da referência à literatura especializada, mas os iniciantes já utilizam as formas e funções mais empregadas por aqueles.
Références
AUTOR. ANO.
APOLINÁRIO NETO, Aglailton Saraiva et al. Busca de locais de lazer próximo a você usando uma rede social. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 11., 2016, Maceió. Anais eletrônicos [...]. Maceió: IFAL, 2016. p. 559-565. Disponível em: http://connepi.ifal.edu.br/2016/files/anais/1_Ciencias_Exatas_e_da_Terra.pdf. Acesso em: 29 ago. 2022.
BARROS, L. F. de; BARBOSA, H. F.; ATAIDE, W. A. Desenvolvimento de uma ferramenta computacional de apoio ao ensino de algoritmos e programação de computadores. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. 11., 2016, Maceió. Anais eletrônicos [...]. Maceió: IFAL, 2016, p. 827-836. Disponível em: http://connepi.ifal.edu.br/2016/files/anais/5_Ciencias_Agrarias.pdf. Acesso em: 29 ago. 2022.
BAZZAN, A. L. C. Sistemas Multiagentes: Introdução e Aplicações em Simulação e Controle de Tráfego e Simulação de Situações de Emergência. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, v. 6, p. 12-41, 2010. Disponível em: http://www.fsma.edu.br/si/edicao6/FSMA_SI_2010_2_Principal_3.pdf. Acesso em: 29 ago. 2022.
BAZZAN, A. L. C. Contribuições de aprendizado por reforço em escolha de rota e controle semafórico. Estudos Avançados, [S. l.], v. 35, n. 101, p. 95-110, abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/x3kZbqZN7DJp7HtPKq49xFd/?lang=pt#. Acesso em: 29 ago. 2022.
BERKENBROCK, C. D. M.; HIRATA, C. M. Coerência de cache e percepção em sistemas cooperativos com apoio à mobilidade. Revista Brasileira de Computação Aplicada, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 17-29, 30 abr. 2015. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbca/article/view/3931/3323. Acesso em: 29 ago. 2022.
BOCH, F.; GROSSMANN, F. Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes. Scripta, [S. l.], p. 97-108, out. 2002. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12452/9767. Acesso em: 24 jan. 2019.
COSTA, R. F.; SOUTO, A. R. S.; SANTOS, D. B. A. +EXPOTEC: um aplicativo para aumentar a divulgação e interação de visitantes com a EXPOTEC/SC. In: EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E CULTURA DO CAMPUS SANTA CRUZ - EXPOTEC, 8., 2018, Santa Cruz. Anais eletrônicos. Natal: IFRN, 2018. p. 4-9. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/campus/santacruz/coordenacao-depesquisa.html. Acesso em: 29 ago. 2022.
DIGIAMPIETRI, L. A.; FERREIRA, J. E. Desambiguação de nomes de autores para a identificação automática de perfis acadêmicos. Em Questão, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 37, 19 abr. 2018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/74064. Acesso em: 29 ago. 2022.
DRUMMOND, L. M. A.; OCHI, L. S.; SOARES, S. S. R. F. Um Algoritmo de Construção e Busca Local para o Problema de Clusterização de Bases de Dados. TEMA Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, v. 7, p. 109-118, 2006. Disponível em: https://tema.sbmac.org.br/tema/article/view/278/217. Acesso em: 29 ago. 2022.
DUARTE, A. D. ELA: English lessons app. In: EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E CULTURAL, 4., 2018, Santa Cruz. Anais eletrônicos [...]. Natal: IFRN, 2018. v. 4, p. 232-236. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/campus/santacruz/noticias/anais-2018. Acesso em: 29 ago. 2022.
FINGER, M. Inteligência Artificial e os rumos do processamento do português brasileiro. Estudos Avançados, [S. l.], v. 35, n. 101, p. 51-72, abr. 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/185030/171213. Acesso em: 29 ago. 2022.
FONSÊCA, J. F. S. da et al. Construção de um Sistema de Monitoramento do Ambiente Online. In: IV Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN, 4., 2021, Mossoró. Anais eletrônicos [...]. Natal: IFRN: 2021. p. 808-817. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2096. Acesso em: 29 ago. 2022.
FONTES, A. I. R. et al. Extração de características cicloestacionárias por correntropia cíclica em canais com desvanecimento. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 24356-24362, 2021. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/26106/20701. Acesso em: 29 ago. 2022.
GENILSON JÚNIOR; SILVA, H. Plataforma para o suporte da internacionalização em casa baseada em Clil para o ensino de redes de comunicação. In: III SEMANA DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E EXTENSÃO DO IFRN, 3., 2017, Caicó. Anais eletrônicos [...]. Natal: IFRN, 2017, p. 25-32. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1560. Acesso em: 29 ago. 2022.
HOFFNAGEL, J. C. A prática de citação em trabalhos acadêmicos. Cadernos de Linguagem e Sociedade, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 71–88, 2010. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/9277. Acesso em: 21 jul. 2022.
HYLAND, K. Disciplinary discourses: social interactions in academic writing. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2004. p. 20-40.
HYLAND, K.; JIANG, F. K. Points of reference: changing patterns of academic citation. Applied Linguistics, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 64-85, 31 maio 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1093/applin/amx012. Disponível em: https://academic.oup.com/applij/article/40/1/64/3859730. Acesso em: 02 maio 2023.
ISHIKAWA, E.; RALHA, C. G. Uma Abordagem Prática com Foco em Gestão de TIC para Ensino de SI para Alunos de Graduação em Computação. iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação, [S. l.], v. 9, p. 5-31, 2016. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/isys/article/view/307/308. Acesso em: 29 ago. 2022.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.
MACHADO, E. J.; PEREIRA, A. C. M.. Estratégias de negociação baseadas na teoria das ondas de Elliott para o mercado de ações. Revista Brasileira de Computação Aplicada, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 16-25, 22 jul. 2022. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbca/article/view/12470/114116585. Acesso em: 29 ago. 2022.
MATENCIO, M. de L. M. O recurso ao discurso do outro em textos de alunos de letras. Intercâmbio, [S. l.], v. 14, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3934. Acesso em: 20 jul. 2022.
MOREIRA, V. B. F. ALMEIDA, A. V. C. de; LIMA, C. S. de. Informática no meio rural: desenvolvimento de sistema web para controle de fêmeas ovinas. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN, 10., 2014, Pau dos Ferros. Anais eletrônicos [...]. Natal: Editora do IFRN, 2014. p. 988-994. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/anais-do-x-congresso-de-iniciacao-cientifica-do-ifrn-pau-dos-ferros/at_download/arquivo. Acesso em: 29 ago. 2022.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010. p. 89-110.
PAULA, D. C. F. de. A questão da identidade na escrita acadêmica. Scripta, [S. l.], v. 21, n. 43, p. 86-104, 22 dez. 2017. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2017v21n43p86/12871. Acesso em: 21 jul. 2022
RIBEIRO FILHO, J. D. P. Ambiente virtual de aprendizagem por meio da TV digital interativa. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. 6., 2011, Natal. Anais eletrônicos [...]. Natal: IFRN, 2011. p. 14-22. Disponível em:https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/310. Acesso em: 29 ago. 2022.
RODRIGUES, V. R. V.; SOUZA F. A. A; NETO M. A. V. M. Aplicação Web para a Organização da V Semana de Química do IFRN. In: SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, 3., 2017, Caicó. Anais eletrônicos [...]. Natal: IFRN, 2017. p. 17-24. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1560. Acesso em: 29 ago. 2022.
SICHMAN, J. S. Inteligência Artificial e sociedade: avanços e riscos. Estudos Avançados, [S. l.], v. 35, n. 101, p. 37-50, abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/c4sqqrthGMS3ngdBhGWtKhh/?format=html. Acesso em: 29 ago. 2022.
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Semiárido De Visu 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .