Educação contextualizada no Ensino de Matemática em uma escola no semiárido de Juazeiro-BA
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v5i1.141Palavras-chave:
docente, ensino, contextualização, prática pedagógica, metodologia de ensinoResumo
A contextualização é um assunto recorrente e relevante atualmente. Desse modo, este trabalho aborda a Educação Contextualizada como elemento facilitador do ensino-aprendizagem de Matemática em relação às práticas docentes de acordo com a concepção dos professores da disciplina em uma escola da rede pública de ensino do município de Juazeiro-BA. Objetivou identificar as concepções dos professores quanto à Educação Contextualizada configurar-se como um elemento facilitador de acordo com o que está definido na nova proposta político-pedagógica do município. Dessa forma, tratou de uma pesquisa explicativa e que a partir de levantamento de dados de natureza qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas a 08 (oito) professores que aceitaram expor suas opiniões e concepções. Os professores tomam a contextualização como uma metodologia de ensino, sendo que, para eles o ensino contextualizado pauta-se na ação do professor relacionar o conteúdo a ser trabalhado com alguma situação envolta da realidade cotidiana do educando. Foi possível constatar que todos os educadores estão tentando fazer uso da contextualização como elemento capaz de despertar no educando um interesse maior em aprender matemática.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
BROUSSEAU, G. Fundamentos e Métodos da Didáctica da Matemática. In: BRUN, Jean. Didática das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. Cap. 1, p. 35-113.
CAVALCANTE, L.G. Para Saber Matemática. 2ª edição. Editora Saraiva 2002.
D ́AMBROSIO, U. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. (Coleção em Educação Matemática, 1).
FERNANDES, S. da S.A contextualização no ensino de Matemática – um estudo com alunos e professores do Ensino Fundamental da Rede Particular de Ensino do Distrito Federal. 2006. Disponível em: https://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22006/SusanadaSilvaFernandes.pdf>Acesso em: 15 maio 2014.
FOGAÇA, J. Contextualização. 2012. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/contextualizacao.htm> Acesso em: 15 abril 2014.
GROENWALD, C.L. S. Perspectivas em Educação Matemática. Canoas: Ulbra, 2004.
GROENWALD, C.L. O.; FILIPPSEN, R.M.J. O meio ambiente e a sala de aula. Educação Matemática em Revista. (SBME), n.13, p36-40, 2002.
LOPES, L.S.; FERREIRA, A.L.A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. Revista Abakós, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75–88, nov. 2013.
MACHADO, N.J. Matemática e realidade: das concepções às ações docentes/ Nílson José Machado. –8. Ed. –São Paulo: Cortez, 2013.
MARTINS, J.da S. Anotações em torno do conceito de educação para a convivência com o semiárido. In: RESAB. Educação para a Convivência com o Semiárido Brasileiro – reflexões teórico-práticas da RESAB. Juazeiro-BA: Secretaria Executiva da RESAB, 2006.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012
REIS, E. dos S.; CARVALHO, L.D. (Orgs.). Educação Contextualizada: fundamentos e práticas. Printpex/ Nepec-Sab/ Selo Editorial RESAB, 2011.
SANTOS, T.R. C.; MELLO, J.; LIMA, C.; WILSMANN, L.; FERNANDES, I.M. L.; MORAES, M.C.S. História da Matemática: uma ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem. 2011. Disponível em: http://www.unicruz.edu.br/seminario/artigos/agrarias/HIST%C3%93RIA%20D A%20MATEM%C3%81TICA%20UMA%20FERRAMENTA%20PARA%20O%20DESENVOLVIMENTO%20DA%20APRENDIZAGEM.pdf>. Acesso em: 08 abril 2014.
TUFANO, W. Contextualização. ln: FAZENDA, I.C. Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.