Avaliação de Projetos de Pesquisa através de Dashboards Interativos

Autores

  • Felipe Omena marques alves IF Sertão-PE
  • Alex Sandro Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • Glenda Malta de Almeida Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v10i1.355

Palavras-chave:

projetos de pesquisa, Dashboards, tomada de decisões

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das aprovações e das efetividades de projetos de pesquisa desenvolvidos no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Floresta. Para isso, foram estabelecidas três perguntas norteadoras que definiram quais investigações seriam realizadas na exploração dos dados, abrangendo quais cursos/áreas mais aprovam projetos e quais fatores influenciam os cancelamentos. Após um processo de extração, integração e normalização dos dados provenientes de plataformas institucionais, dashboards foram implementados na ferramenta Tableau, realizando-se uma análise qualitativa. Os resultados apresentam quais cursos apresentam constância nas aprovações, situações de excepcionalidade em cursos não ofertados no campus, possíveis fatores de interferência nas execuções, comparações de desistência entre projetos com bolsas e voluntários, assim como se a pandemia afetou diretamente o cancelamento de pesquisas. As investigações serviram de subsídio para uma percepção mais detalhada da execução de projetos pela Coordenação de Pesquisa, sendo realizadas reuniões com a gestão do campus para nortear o planejamento e ações futuras do setor, auxiliando à tomada de decisões.

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

ALVES, F. O. marques .; GOMES, A. S.; ALMEIDA, G. M. de. Avaliação de Projetos de Pesquisa através de Dashboards Interativos. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. DOI: 10.31416/rsdv.v10i1.355. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/355. Acesso em: 21 nov. 2024.