Algumas Concepções E Abordagens Sobre Tempo Em Música
DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v3i2.448Palavras-chave:
Música, Tempo, Tempo em músicaResumo
O Tempo é um parâmetro importantíssimo na música, seja ao pensarmos em estrutura e forma musical, andamentos, ou o próprio som de maneira mais ampla. A área de música, dada sua natureza artística, apresenta diversas concepções e formas de desenvolvimento do parâmetro Tempo por diferentes compositores, em suas obras musicais e trabalhos teóricos. Este artigo apresenta resultados de investigação acerca dessas diferentes concepções, a maneira pela qual os compositores pensam e desenvolvem o Tempo em suas peças e, também, incentivar pesquisas e experimentações que explorem novas maneiras através das quais o Tempo pode ser pensado, e utilizado, na área de música.
Referências
COSTA, Valério Fiel da. Analise morfológica a partir da performance no projeto artesanato furioso. A Experiência Musical: Perspectivas teóricas. Salvador: TeMA, 2019. P.110-121.
Disponível em: https://www.academia.edu/40424822/COSTA_analise_morfol%C3%B3gica_a_partir_da_performance_no_projeto_artesanato_furioso. Acesso em: 08/07/2020.
DELAERE, Mark. Tempo, metro, rhythm, time in twentieth-century music. In: Unfolding Time: Studies in Temporality in Twentieth-Century Music. Leuven University Press, 2009. p.13-43.
EINSTEIN, Albert. A teoria da relatividade especial e geral. Tradução de Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.
HAWKING, Stephen. Uma breve história do tempo. Tradução de Cássio de Arantes Leite. 1.ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.
LEWIS, Peter Tod. Alcázar III. 1972. 1 partitura.
MESSIAEN, Olivier. The Technique of My Musical Language. Alphonse Leduc, 2000.
MOURA, Eli-Eri. Manipulações do tempo em música: uma introdução. Claves, n.4, 2007. p.66-90.
Disponível em: https://www.academia.edu/3354794/Manipula%C3%A7%C3%B5es_do_tempo_em_m%C3%Basica_-_uma_introdu%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 20/07/2020.
ROSSETTI, Danilo; FERRAZ, Silvio. Forma musical como um processo: do isomorfismo ao heteromorfismo. Opus, v.22, n.1, p.59-96, 2016.
Disponível em: https://www.academia.edu/26601853/Forma_como_processo_do_isomorfismo_ao_heteromorfismo. Acesso em: 09/09/2020.
ROSSETTI, Danilo. O tempo e sua reflexão a partir da obra de Iannis Xenakis. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2012.
Disponível em: https://www.academia.edu/14541006/O_tempo_e_sua_reflex%C3%A3o_a_partir_da_obra_de_Iannis_Xenakis. Acesso em: 10/09/2020.
TAVARES, Pedro. Campo de Escuta: procedimento composicional com camadas sonoras em loop. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2016.
Disponível em: https://www.academia.edu/34486933/Pedro_Tavares_-_Campo_de_Escuta_Procedimento_composicional_com_camadas_sonoras_em_loop.
Acesso em: 25/07/2020.
WOLF, Fred Alan. O tecido do espaço-tempo: loops temporais, distorções espaciais e como Deus criou o universo. Tradução de Aleph Teruya Eichemberg. 1.ed. São Paulo: Cultrix, 2013.