Ensino de Bioquímica e Prática Pedagógica: Reflexões acerca das problemáticas relacionadas ao processo de Ensino-Aprendizagem exploradas em estudos nacionais e estrangeiros (2010-2019)

Autores

  • Woldney Damião Silva André Secretária de Educação e Esportes de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-7402-8562
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1120

Palavras-chave:

Método Misto, Educação bioquímica, Estado da Arte, Revisão integrativa da Literatura, Análise Estatística Implicativa

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar e refletir acerca das principais questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de Bioquímica, a partir de publicações realizadas entre 2010 e 2019. Adotando uma abordagem mista, combinando técnicas qualitativas e quantitativas para coleta e análise de dados. O desenho metodológico baseou-se em uma revisão integrativa da literatura, organizada em três etapas principais: a) Construção do corpus de pesquisa; b) Definição das variáveis, organização e sistematização das informações; c) Análise dos dados utilizando a estatística descritiva (AED) e implicativa (ASI). Os resultados revelaram que tanto as pesquisas nacionais quanto as estrangeiras enfatizaram os descritores "Conteúdo-método" e "Recursos didáticos". As publicações estrangeiras destacaram-se pela abordagem de questões curriculares, enquanto as nacionais focaram nos estudantes. A temática formação de professores foi menos abordada nas pesquisas, recebendo um pouco mais de atenção no contexto nacional. Quanto ao nível de ensino, as pesquisas brasileiras mantiveram um equilíbrio entre educação básica e graduação, enquanto as estrangeiras concentraram-se na graduação. A pós-graduação foi pouco explorada em ambos os contextos, revelando uma lacuna na produção dedicada ao ensino de Bioquímica. Por fim, o estudo identificou convergências e divergências entre os diferentes contextos de pesquisa analisados. Destaca-se a abordagem de aspectos internos do processo de ensino-aprendizagem de Bioquímica, sugerindo alternativas para superar dificuldades comuns nesse processo. Além disso, apontam-se lacunas na formação de professores e na pesquisa em pós-graduação, o que levanta reflexões sobre a formação de docentes que atuam na graduação, especialmente em cursos de licenciatura, e seu impacto na educação básica.

Biografia do Autor

Woldney Damião Silva André, Secretária de Educação e Esportes de Pernambuco

Professor efetivo da Secretaria de Educação e Esportes de PE, lotado no EREM Ginásio Pernambucano - Aurora. Técnico em Química Industrial pela Escola Técnica SENAI - Paulista, onde atuou como monitor bolsista na disciplina de Química Analítica em 2014. Graduado em 2019 no curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), também foi monitor bolsista das disciplinas de Bioquímica Molecular e Bioquímica dos Sistemas, no Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DMFA/UFRPE), entre 2016 e 2018. Possui especialização em Coordenação Pedagógica pela UniBF Faculdade (2023) e mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE). Atualmente, realiza o curso de especialização em Docência para o Ensino Superior pela Faculdade IMES. Além de sua formação acadêmica, atuou como docente no Ensino Fundamental e Médio, em cursos pré-ENEM, e no ensino superior a nível de graduação. Participa do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPEC/UFRPE), grupo de pesquisa registrado no CNPq, onde se dedica à linha de pesquisa em Biologia Sistêmico-Complexa. Seus principais temas de estudo incluem o Ensino da Biologia na perspectiva Sistêmico-Complexa, a prática docente em sala de aula, metodologias ativas e inovadoras, a formação integral dos estudantes, e os paradigmas científicos que norteiam a formação e atuação docente: cartesiano-newtoniano, sistêmico e complexo.

Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduada em Medicina (1986) e com mestrado em Bioquímica (1992) pela Universidade Federal de Pernambuco, tem doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1998). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal do Ceará (2006). No período entre 1988 e 2006, desenvolveu atividades de pesquisa na área de Bioquímica, desenvolvendo ensaios pré clínicos de moléculas bioativas, especificamente atividade antitumoral, anti-Schistosoma mansoni e na modulação dos processos inflamatórios e de cicatrização. Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, dedicando-se aos processos de ensino-aprendizagem em Biologia. Sua experiência na área de Ensino tem ênfase na construção de significados referentes a conteúdos/conceitos microscópicos e processuais da Biologia (Bioquímica, Biologia Celular e Genética), em uma perspectiva sistêmico-complexa e no contexto multicultural. Tais atividades são direcionadas à formação inicial e continuada de professores para atuação no Ensino Médio e Superior. Atua nos seguintes programas de pós-graduação: (1) Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) da UFRPE, desde 2001, assumindo a equipe de Coordenação deste Programa no quadriênio 2016-2020; e (2) Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFRPE, desde 2020 e fazendo parte da Coordenação desde Polo, a partir de 2022.

Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Pós-Dourado (2021-22) no laboratório ICAR - Universidade Lumière Lyon 2 (França). Possui doutorado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e em Sciences de l'Éducation pela Universidade Lumière Lyon 2. Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Linhas de pesquisa expressão gráfica, educação matemática, educação estatística, Análise Estatística Implicativa no ensino das Ciências e Matemática. Coordenador do projeto de pesquisa A Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática. Líder do grupo de pesquisa "a Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no ensino de Ciências e Matemática" (UFRPE/CNPQ), membro do grupo de pesquisa "Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática".

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Publicado

2025-04-12

Como Citar

ANDRÉ, Woldney Damião Silva; CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria dos Anjos; ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de. Ensino de Bioquímica e Prática Pedagógica: Reflexões acerca das problemáticas relacionadas ao processo de Ensino-Aprendizagem exploradas em estudos nacionais e estrangeiros (2010-2019). Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 90–113, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1120. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1120. Acesso em: 24 abr. 2025.