Ensino de Bioquímica e Prática Pedagógica: Reflexões acerca das problemáticas relacionadas ao processo de Ensino-Aprendizagem exploradas em estudos nacionais e estrangeiros (2010-2019)
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1120Palavras-chave:
Método Misto, Educação bioquímica, Estado da Arte, Revisão integrativa da Literatura, Análise Estatística ImplicativaResumo
Este estudo teve como objetivo analisar e refletir acerca das principais questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de Bioquímica, a partir de publicações realizadas entre 2010 e 2019. Adotando uma abordagem mista, combinando técnicas qualitativas e quantitativas para coleta e análise de dados. O desenho metodológico baseou-se em uma revisão integrativa da literatura, organizada em três etapas principais: a) Construção do corpus de pesquisa; b) Definição das variáveis, organização e sistematização das informações; c) Análise dos dados utilizando a estatística descritiva (AED) e implicativa (ASI). Os resultados revelaram que tanto as pesquisas nacionais quanto as estrangeiras enfatizaram os descritores "Conteúdo-método" e "Recursos didáticos". As publicações estrangeiras destacaram-se pela abordagem de questões curriculares, enquanto as nacionais focaram nos estudantes. A temática formação de professores foi menos abordada nas pesquisas, recebendo um pouco mais de atenção no contexto nacional. Quanto ao nível de ensino, as pesquisas brasileiras mantiveram um equilíbrio entre educação básica e graduação, enquanto as estrangeiras concentraram-se na graduação. A pós-graduação foi pouco explorada em ambos os contextos, revelando uma lacuna na produção dedicada ao ensino de Bioquímica. Por fim, o estudo identificou convergências e divergências entre os diferentes contextos de pesquisa analisados. Destaca-se a abordagem de aspectos internos do processo de ensino-aprendizagem de Bioquímica, sugerindo alternativas para superar dificuldades comuns nesse processo. Além disso, apontam-se lacunas na formação de professores e na pesquisa em pós-graduação, o que levanta reflexões sobre a formação de docentes que atuam na graduação, especialmente em cursos de licenciatura, e seu impacto na educação básica.
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