O saber Função Afim e as Teorias da Didática da matemática: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Quércia Carvalho Eloi Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Jean-Claude Regnier Université Lyon 2

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1125

Palavras-chave:

Função Afim, Didática da Matemática, Revisão Sistemática da Literatura, Análise Estatística Implicativa

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o panorama das produções nacionais que tecem investigações a respeito do saber unção afim, no segmento de ensino da educação básica, utilizando teorias da Didática da Matemática em um recorte temporal de 10 anos (2014-2023). Considerou-se para a busca dos trabalhos, a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, a Teoria dos Campos Conceituais, a Teoria Antropológica do Didático, a Teoria das Situações Didáticas e o conceito da Engenharia Didática. Os trabalhos foram mapeados considerando a revisão sistemática da literatura. Após o mapeamento, foram classificados com base em uma série de categorias definidas e analisados à luz da Análise Estatística Implicativa, com o intuito de detectarmos possíveis tendências e apontamentos nas produções consideradas. As principais teorias adotadas pelos trabalhos foram: a Teoria dos Registros de Representação Semiótica e a Teoria dos Campos Conceituais. Sinalizamos que o uso da primeira teoria parece constituir-se como uma constante nas produções analisadas, tendo em vista que essas se distribuem linearmente ao longo do recorte temporal, em contrapartida, as produções que fazem o uso da Teoria dos Campos Conceituais estabelecem-se como tendência somente a partir de 2019, devido à presença de um grupo de estudo situado na Região Sul do país. Os trabalhos que adotam a Teoria das Situações didáticas e a Engenharia Didática investigam, sobretudo, a concepção e/a análise de sequências didáticas. A respeito dos trabalhos relacionados à Teoria Antropológica do Didático, não observamos aproximações ou implicações.

Biografia do Autor

Quércia Carvalho Eloi, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutoranda e Mestra em Ensino das Ciências na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é professora de Matemática pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. É integrante do grupo de pesquisa Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática. Pesquisa na área de Didática da Matemática com foco nos fenômenos didáticos e na área de Análise Estatística Implicativa.

Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Pós-Dourado (2021-22) no laboratório ICAR - Universidade Lumière Lyon 2 (França). Possui doutorado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e em Sciences de lÉducation pela Universidade Lumière Lyon 2. Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Linhas de pesquisa expressão gráfica, educação matemática, educação estatística, Análise Estatística Implicativa no ensino das Ciências e Matemática. Coordenador do projeto de pesquisa A Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática. Líder do grupo de pesquisa "a Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no ensino de Ciências e Matemática" (UFRPE/CNPQ), membro do grupo de pesquisa "Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática".

Jean-Claude Regnier, Université Lyon 2

Possui graduação em Matemática - Université de Bourgogne Dijon (FRA) (1973), mestrado em Matemática e em Didática da Matemática - Université Nancy1 Nancy (FRA) (1980) e doutorado em Matemática e Didática da Matemática - Université Louis Pasteur Strasbourg (FRA) (1983). Realizou também o mestrado em Ciências da Educação - Université de Lyon - Université Lumière Lyon 2 (FRA) (1986). É Doutor d'Etat-HDR em Ciências e Teorias das Formas da Educação - Université Marc Bloch Strasbourg (FRA) (2000). Atualmente é professor Émérite des Universités (Classe Exceptionnelle) - Université de Lyon (FRA). Recebeu a medalha Chevalier de l?ordre des palmes académiques (França, 2008), o título de Doctor Honoris Causa ? (Universidade de Caxias do Sul ? Brasil, 2017) e Laureado da Medalha de National Research Tomsk State University - Tomsk (Russia, 2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias educativas, ambiente virtual de trabalho, ensino e aprendizagem da Estatística e da Matemática, autonomia, autoavaliação e autocorreção, Didática da Matemática e da Estatística. Ordinary Member of the International Statistical Institute (eleito em 1999). Member of SFDS - Société Française de Statistique - Presidente do Grupo "Ensino da Estatística"(2003-2011). Professor visitante na UCS-RS-Brasil. (2008-2018) Orientador de tese (doutorado em Educação) na Universidade de Sherbrooke, Canadá. Membro permanente do laboratório ICAR (UMR5191, CNRS, Universidade Lumière-Lyon 2, França) e no Grupo de Pesquisa: (1995-2016) Psicologia da Educação Matemática e Estatística (UNICAMP Campinas, Brasil). Professor colaborador PUC-SP PPG em Educação Matemática. Professor do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE - Recife e UFN ? Universidade Franciscana -Santa Maria. Professor convidado de National Research Tomsk State University - Tomsk (Rússia). Pesquisador Visitante Especial (PVE Processo: 88881.068033/2014-01- UFRPE 2015-2017).

Referências

ALMEIDA MIRANDA, C. de; REZENDE, V.; NOGUEIRA, C. M. I. Uma Análise de Problemas de Função Afim Fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 14, n. 4, p. 485-495, 2021.

ALMEIDA MIRANDA, C. de. Situações-problema que envolvem o conceito de função afim: uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.

ALMEIDA, F. E. O contrato didático e as organizações matemáticas e didáticas: analisando suas relações no ensino da equação do segundo grau a uma incógnita. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016.

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

ALVES DE ALMEIDA, F. Sequência didática da proposição a aplicação: uma análise das interações em sala de aula sob o ponto de vista das situações adidáticas. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.

ALVES DE ALMEIDA, F.; DE ALMEIDA, F. E. L. Teoria das Situações Didáticas: Uma análise do planejamento do professor até as interações em sala de aula. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 11, n. 25, p. 238-260, 2022.

AMPLATZ, L. C. O estudo da função afim a partir da interpretação global de propriedades figurais: uma investigação com estudantes do ensino médio. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.

ARTIGUE, M. Didactic engineering. In: DOUADY, R.; MERCIER, A. (Org.) Research in didactique of Mathematics: Selected papers. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1992. p. 41-65.

ASI – Analise Estatística Implicativa Références bibliographiques sur l'Analyse Statistique Implicative https://sites.univ-lyon2.fr/asi/ref/refasi 2024.

BOSH, M. Study and research paths: a model for inquiry. International Congress Of Mathematics, 4, 4033-4054, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRAZ SANTANA, J. E. Contrato didático e registros de representação semiótica: inter-relações no ensino da função afim no 1º ano do ensino médio. 2022. Tese (Programa de pós-graduação em educação matemática e tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.

BROUSSEAU, G. Fondements et Méthodes de la Didactique des Mathématiques. In: Théorisation des Phénomènes D'enseignement des Mathématiques. Tese (Doutorado em mathématiques) Université Sciences et Technologies - Bordeaux I, 1986. p. 281-362.

BROUSSEAU, G. Ingénierie Didactique: d’un problème à l’étude à priori d’une situation didactique. Deuxième École d’Été de Didactique des mathématiques, Olivet,1982.

CALADO, T. V. Invariantes operatórios relacionados à generalização: uma investigação com estudantes do 9º ano a partir de situações que envolvem função afim. 197f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2020.

CALADO, T. V.; REZENDE, V. Aspectos históricos e epistemológicos do conceito de função: um estudo sobre as ideias-base. Revista Eletrônica de Educação, v. 17, p. 1-22, 2023.

CARDOSO, M. B. et al. Função Afim: uma análise dos procedimentos de conversão de alunos do 2º ano do ensino médio. 2013. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Salvador, 2013.

CHEVALLARD, Y. L’analyse des pratiques enseignantes en Théorie Anthropologie Didactique. Recherches en Didactiques des Mathématiques, p. 221-266, 1999.

COUTURIER, R., BODIN, A., GRAS, R. A classificação hierárquica implicativa e coesiva. Manual Curso CHIC versão, 2, 2004.

DELGADO, C. J. B. O Ensino da Função Afim a partir dos Registros de Representação Semiótica. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) – Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2010.

DORNELAS, J. J. B. Análise de uma sequência didática para a aprendizagem do conceito de função afim. 2007.. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2007.

DUVAL, R. Registros de Representação Semiótica e Funcionamento Cognitivo do Pensamento. Tradução: Méricles Thadeu Moretti. REVEMAT (Revista Eletrônica de Educação Matemática). Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.

DUVAL, R. Registros de Representação Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em Matemática: Registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p. 11-33.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Tradução de Hygino H. Domingues. 5ª ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

FERREIRA DOS SANTOS, R. Representações mediadas por computador no processo da construção do conhecimento da função afim. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Santa Úrsula, Niterói, 2000.

GRAS, R.; RÉGNIER, J.-C.; GUILLET, F. Analyse statistique implicative: une méthode d’analyse de données pour la recherche de causalités. Toulouse: Éditions Cépaduès, 2009.

GRAS, R., RÉGNIER, J.-C., LAHANIER-REUTER, D., MARINICA, C., GUILLET, F. Analyse Statistique Implicative. Des Sciences dures aux sciences humaines et sociales. Toulouse : Éditions Cépaduès, 2017.

GRAS, R., RÉGNIER, J.-C., MARINICA, C., GUILLET, F. Analyse Statistique Implicative. Méthode exploratoire et confirmatoire à la recherche de causalités. Toulouse : Éditions Cépaduès, 2013.

KRUG, C. B. S.; NOGUEIRA, C. M. I. Ideias base de função e função afim: analisando o livro didático do Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 1, p. 1-18, 2022.

LAGO, W. J. S. As contribuições dos registros de representação semiótica no processo de ensino e aprendizagem da função afim: um experimento com estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão/IFMA – Campus Avançado Rosário. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018.

LESSA, V. E. A programação de computadores e a função afim: um estudo sobre a representação e a compreensão de invariantes operatórios. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.

LORENCINI, P. B. M. Possibilidades inclusivas do diálogo entre videntes e alunos com deficiência visual em uma sequência didática sobre Função Afim. Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.

MENESES, L. R. M. Representações mobilizadas nas turmas de 1º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe no ensino de função afim e quadrática. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.

MENESES, L. R. M.; MARIANI, R. de C. P. Função Afim e Quadrática: Representações mobilizadas nas atividades propostas no livro didático Matemática: Contexto e aplicações. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), v. 2, n. 1, 2014.

MIRANDA, F. B.; GARCIA, W. F. D. G.; REZENDE, V. Ideias base do conceito de função mobilizadas por estudantes do ensino fundamental e ensino médio. ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, n. 2, p. 127-147, 2019.

MUNIZ, R. dos S. O ensino de função pela perspectiva da teoria dos registros de representação semiótica apoiado por tecnologias digitais. Dissertação (Mestrado em Matemática em rede Nacional) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciência e Tecnologia, 2019.

NOGUEIRA, C. M. I.; REZENDE, V. Mapeando o Campo Conceitual da função afim: primeiros passos. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 5, 2019.

OLIVEIRA SANTOS, M. R. de. Programação aplicada no ensino-aprendizagem de função afim: investigação baseada na teoria dos registros de representação semiótica. Dissertação (mestrado em ensino na educação básica) - Universidade Federal do Espirito Santo. Centro universitário norte do espirito santo, 2022.

OLIVEIRA SANTOS, M. R. de; FASSARELLA, L. S. Programação aplicada ao ensino de matemática sob a perspectiva da teoria dos registros de representação semiótica: uma experiência didática com as noções de variáveis dependente e independente na função afim. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 287-310, 2023.

OLIVEIRA, C. A. M. Um experimento apoiado na teoria dos registros de representações semióticas sobre o ensino de função linear afim em um ambiente computacional. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, Pirituba, 2015.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: Uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

PANTOJA, L. F. L. Transposição Didática Interna: As transformações adaptativas realizadas sobre o saber matemático função afim para o ensino na Educação de Jovens e Adultos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) UFMT/UFPA/UEA, 2017.

PERNAMBUCO, Governo do Estado de. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco Ensino Fundamental, 2019.

PERNAMBUCO, Governo do Estado de. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco Ensino Médio, 2021.

RAMOS, C. S. Um experimento apoiado na teoria dos registros de representações semióticas sobre o ensino de função linear afim em um ambiente computacional. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2015.

RÉGNIER, J-C; ANDRADE, V. L. V. X. de. Análise Estatística Implicativa e Análise de Similaridade no Quadro Teórico e Metodológico das Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2023.

REZENDE, V.; NOGUEIRA, C. M. I.; CALADO, T. V. Função afim na educação básica: estratégias e ideias base mobilizadas por estudantes mediante a resolução de tarefas matemáticas. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 25-50, 2020.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C.. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica [Systematic review studies: a guide for careful synthesis of the scientific evidence]. Revista Brasileira de Fisioterapia, 11(1), 83-89, 2007.

SANTANA, A. J. de. Análise das praxeologias matemáticas em livros didáticos dos ensinos fundamental e médio: o caso da função afim. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). Recife: UFRPE, 2016.

SANTOS, E. P. dos. Função afim: a articulação entre registros gráficos e algébricos com auxilio de um software educativo. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.

SILVA, S. D. da; NOGUEIRA, C. M. I. Dissertações brasileiras relacionadas ao ensino de função afim sob a perspectiva das teorias da didática da matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 23, n. 1, 2021.

SOUSA, D. C. de. Tecnologias digitais no ensino de Função Afim: Estudo de caso a partir da Teoria Antropológica do Didático. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.

TIEPPO, S. M. et al. Um panorama de situações do tipo misto em provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 29, p. e23009, 2023.

VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceituais. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das Matemáticas. (Trad.) Lisboa: Instituto Piaget, 1996, p.155 – 191.

VERGNAUD, G. Psicologia do desenvolvimento cognitivo e didática das matemáticas. Um exemplo: as estruturas aditivas. In: Análise Psicológica, v. 1, p.75-90, 1986.

Downloads

Publicado

2025-04-12

Como Citar

CARVALHO ELOI, Quércia; LIRA VERAS XAVIER DE ANDRADE, Vladimir; REGNIER, Jean-Claude. O saber Função Afim e as Teorias da Didática da matemática: uma revisão sistemática da literatura . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 144–169, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1125. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1125. Acesso em: 24 abr. 2025.