O saber Função Afim e as Teorias da Didática da matemática: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1125Palavras-chave:
Função Afim, Didática da Matemática, Revisão Sistemática da Literatura, Análise Estatística ImplicativaResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar o panorama das produções nacionais que tecem investigações a respeito do saber unção afim, no segmento de ensino da educação básica, utilizando teorias da Didática da Matemática em um recorte temporal de 10 anos (2014-2023). Considerou-se para a busca dos trabalhos, a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, a Teoria dos Campos Conceituais, a Teoria Antropológica do Didático, a Teoria das Situações Didáticas e o conceito da Engenharia Didática. Os trabalhos foram mapeados considerando a revisão sistemática da literatura. Após o mapeamento, foram classificados com base em uma série de categorias definidas e analisados à luz da Análise Estatística Implicativa, com o intuito de detectarmos possíveis tendências e apontamentos nas produções consideradas. As principais teorias adotadas pelos trabalhos foram: a Teoria dos Registros de Representação Semiótica e a Teoria dos Campos Conceituais. Sinalizamos que o uso da primeira teoria parece constituir-se como uma constante nas produções analisadas, tendo em vista que essas se distribuem linearmente ao longo do recorte temporal, em contrapartida, as produções que fazem o uso da Teoria dos Campos Conceituais estabelecem-se como tendência somente a partir de 2019, devido à presença de um grupo de estudo situado na Região Sul do país. Os trabalhos que adotam a Teoria das Situações didáticas e a Engenharia Didática investigam, sobretudo, a concepção e/a análise de sequências didáticas. A respeito dos trabalhos relacionados à Teoria Antropológica do Didático, não observamos aproximações ou implicações.
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