Experimentando e aprendendo: iniciação científica para crianças

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.46

Palabras clave:

Alfabetização cientifica, Experimentação, vulnerabilidade social, Iniciação científica

Resumen

Este artigo relata a experiência de um projeto de extensão desenvolvido a partir da importância da iniciação científica para crianças, embasado na necessidade de oportunizar um ensino de ciências utilizando a experimentação. O projeto teve como objetivo geral desenvolver o espírito científico da criança, por meio da aplicação de experimentos. O método usado no desenvolvimento do projeto foi o da pesquisa-ação, de natureza qualitativa e aplicado numa instituição que acolhe meninas em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 4 a 12 anos, nos turnos matutino e vespertino. As atividades foram desenvolvidas por meio da aplicação de experimentos caseiros e de baixo custo na ONG “Semente do Amanhã” na periferia da cidade de Petrolina. Os experimentos foram escolhidos, testados e realizados com 23 crianças seguindo uma sequência didática de acolhida, realização do experimento e avaliação da atividade. Foram realizados ao todo nove experimentos diferentes e evidenciou-se um despertamento nas crianças para irem além da curiosidade infantil conhecendo os aspectos científicos de cada atividade aplicadas ao cotidiano.

Biografía del autor/a

Alerrandra Mikelli Soares Galdino, IFSertãoPE

Estudante de graduação do curso de Licenciatura em Química do IF Sertão-PE

Thaliny da Cruz Luz, IFSertãoPE

Estudante de graduação do curso de Licenciatura em Química do IF Sertão-PE

Delza Cristina Guedes Amorim, IFSertãoPE

Pedagoga, Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, professora de EBTT, departamento de ensino superior, coordenação de Licenciatura em Química.

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

GALDINO, A. M. S. .; LUZ, T. da C. .; AMORIM, D. C. G. Experimentando e aprendendo: iniciação científica para crianças. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 450–469, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.46. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/46. Acesso em: 23 nov. 2024.