Experimentando e aprendendo: iniciação científica para crianças

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.46

Mots-clés :

Alfabetização cientifica, Experimentação, vulnerabilidade social, Iniciação científica

Résumé

Este artigo relata a experiência de um projeto de extensão desenvolvido a partir da importância da iniciação científica para crianças, embasado na necessidade de oportunizar um ensino de ciências utilizando a experimentação. O projeto teve como objetivo geral desenvolver o espírito científico da criança, por meio da aplicação de experimentos. O método usado no desenvolvimento do projeto foi o da pesquisa-ação, de natureza qualitativa e aplicado numa instituição que acolhe meninas em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 4 a 12 anos, nos turnos matutino e vespertino. As atividades foram desenvolvidas por meio da aplicação de experimentos caseiros e de baixo custo na ONG “Semente do Amanhã” na periferia da cidade de Petrolina. Os experimentos foram escolhidos, testados e realizados com 23 crianças seguindo uma sequência didática de acolhida, realização do experimento e avaliação da atividade. Foram realizados ao todo nove experimentos diferentes e evidenciou-se um despertamento nas crianças para irem além da curiosidade infantil conhecendo os aspectos científicos de cada atividade aplicadas ao cotidiano.

Bibliographies de l'auteur

Alerrandra Mikelli Soares Galdino, IFSertãoPE

Estudante de graduação do curso de Licenciatura em Química do IF Sertão-PE

Thaliny da Cruz Luz, IFSertãoPE

Estudante de graduação do curso de Licenciatura em Química do IF Sertão-PE

Delza Cristina Guedes Amorim, IFSertãoPE

Pedagoga, Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, professora de EBTT, departamento de ensino superior, coordenação de Licenciatura em Química.

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Publiée

2020-08-31

Comment citer

GALDINO, A. M. S. .; LUZ, T. da C. .; AMORIM, D. C. G. Experimentando e aprendendo: iniciação científica para crianças. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 450–469, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.46. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/46. Acesso em: 23 nov. 2024.