A teoria behaviorista e suas implicações na concepção e prática no contexto escolar

Autores/as

  • Lana Yara do Nascimento Bem IFSertãoPE
  • Silvia Meirilany Pereira de Carvalho IFSertãoPE
  • Cristiane Ayala de Oliveira IFSertãoPE http://orcid.org/0000-0003-3552-4229
  • Marcelo Anderson Batista dos Santos IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.91

Palabras clave:

concepção Behaviorista, teoria de Skinner, teoria de Thorndike

Resumen

Essa pesquisa tem como objetivo analisar a concepção behaviorista e os princípios e práticas dessa teoria no contexto educacional. Diante disso, é oportuno levantar a seguinte questão: de que forma a concepção behaviorista vem influenciando nos princípios e práticas empregados no contexto escolar? O behaviorismo tem como objeto de estudo o comportamento, e parte do pressuposto de que a aprendizagem é centrada em condições externas e no comportamento do aluno. O presente artigo fala sobre a teoria behaviorista dando ênfase aos teóricos Edward Thorndike e Burrhus Frederic Skinner e as implicações teóricas desses autores no contexto escolar, com ênfase na educação profissional. Traremos, então, uma reflexão sobre a concepção behaviorista e sua contribuição para potencializar a formação de novos conhecimentos através da aprendizagem, assim como os questionamentos a esse modelo no contexto educacional. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, no qual se buscou artigos e estudos sobre o tema. Os resultados encontrados indicam que alguns métodos empregados no contexto escolar baseiam-se na concepção behaviorista. Constatou-se também escassez de pesquisas sobre o tema o que demonstra a necessidade de mais estudos que busque refletir sobre o tema em questão.

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Publicado

2019-08-31

Cómo citar

BEM , L. Y. do N. .; CARVALHO , S. M. P. de .; OLIVEIRA , C. A. de .; SANTOS , M. A. B. dos . A teoria behaviorista e suas implicações na concepção e prática no contexto escolar. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 166–178, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i2.91. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/91. Acesso em: 24 nov. 2024.