Comportamentalismo, Cognitivismo e Humanismo: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.95Palavras-chave:
Teorias de aprendizagem, Educação profissional tecnológica, teóricosResumo
O artigo teve como objetivo realizar uma revisão narrativa de literatura com vistas a traçar um panorama histórico das teorias de aprendizagem, tendo como foco o comportamentalismo, o cognitivismo e o humanismo e suas colaborações para o campo da educação profissional tecnológica. A revisão narrativa foi escolhida como método de elaboração deste artigo por permitir uma descrição do estado da arte do tema sob o ponto de vista da fundamentação teórica, interpretação e síntese dos conceitos. Buscou-se abordar o behaviorismo de Watson (radical) e Skinner (metodológico), sendo que Skinner foi quem mais teve influência na educação, com ênfase no ensino-aprendizagem. Já no cogntivismo buscou-se abordar a ótica de Bruner, Piaget, Vergnaud, Vygotsky, Ausebel, Novak, Gowin. Por fim a concepção Humanista de Carl Rogers e Paulo Freire. Seja no campo comportamentalista, cognitivista ou humanista, conclui-se que as teorias de aprendizagem devem ser entendidas de forma crítica pelo professor.Referências
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