Uma análise de similaridade sobre vídeos digitais no ensino de Matemática
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1110Mots-clés :
Festival de videos digitais, CHIC, Ensino de Matemática, Análise Estatística ImplicativaRésumé
Este estudo faz parte de uma tese de doutorado, em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com a crescente integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, têm-se destacado o uso de vídeos no ensino de Matemática. Diante disso, tomamos por objetivo analisar os conteúdos matemáticos presentes nas produções audiovisuais premiadas no Festival de Vídeos Digitais em Educação Matemática (FVDEM) e em que regiões do país, essas se destacam. O FVDEM, promovido anualmente desde 2017, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), celebra e premia a criatividade de vídeos educativos produzidos por alunos e professores. Utilizando o software CHIC 7.0, realizamos uma análise de similaridade de 51 vídeos premiados, a partir das categorias: conteúdos matemáticos, regiões do país e níveis de ensino. Dentre os resultados destacamos, por exemplo, a relação de similaridade dos vídeos com base na Modelagem Matemática com o eixo Grandezas e Medidas, sobretudo, produzidos na região Sudeste. Bem como, os vídeos que abordam a Educação Financeira com o eixo de Estatística e Probabilidade.
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