Uma análise de similaridade sobre vídeos digitais no ensino de Matemática

Auteurs

  • Felipe Alexandre de Lima Lira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Alexsandro Ferreira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Elisângela Bastos de Melo Espindola Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1110

Mots-clés :

Festival de videos digitais, CHIC, Ensino de Matemática, Análise Estatística Implicativa

Résumé

Este estudo faz parte de uma tese de doutorado, em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com a crescente integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, têm-se destacado o uso de vídeos no ensino de Matemática. Diante disso, tomamos por objetivo analisar os conteúdos matemáticos presentes nas produções audiovisuais premiadas no Festival de Vídeos Digitais em Educação Matemática (FVDEM) e em que regiões do país, essas se destacam. O FVDEM, promovido anualmente desde 2017, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), celebra e premia a criatividade de vídeos educativos produzidos por alunos e professores. Utilizando o software CHIC 7.0, realizamos uma análise de similaridade de 51 vídeos premiados, a partir das categorias: conteúdos matemáticos, regiões do país e níveis de ensino. Dentre os resultados destacamos, por exemplo, a relação de similaridade dos vídeos com base na Modelagem Matemática com o eixo Grandezas e Medidas, sobretudo, produzidos na região Sudeste. Bem como, os vídeos que abordam a Educação Financeira com o eixo de Estatística e Probabilidade.

Bibliographies de l'auteur

Felipe Alexandre de Lima Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com Mestrado na mesma área pela UFRPE. Possui Especialização no Ensino de Matemática pela FAINTVISA e Licenciaturas Plenas em Matemática (UFRPE) e Pedagogia (UNIFAVENI). Com experiência docente no Ensino Fundamental e Médio, atua como professor de Matemática, desenvolvendo e aplicando metodologias didáticas inovadoras para facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes. Já atuou como tutor em Educação a Distância (EAD), auxiliando na formação e no acompanhamento de alunos em cursos de Gestão Ambiental. Minha trajetória de pesquisa inclui o interesse pelo estudo e pela apropriação de vídeos digitais e jogos como ferramentas didáticas para o ensino de Matemática, com o objetivo de ampliar as possibilidades de engajamento e compreensão dos alunos. Atualmente, participo da residência em Tecnologias Exponenciais pela Manna Brax, uma experiência que me permite explorar soft skills e tecnologias emergentes para enriquecer minha prática docente e aprimorar o uso de recursos tecnológicos no ensino.

Alexsandro Ferreira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Possui ensino-médio pela EREM prof. Mardônio de Andrade Lima Coelho (2017). Atualmente é Discente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Elisângela Bastos de Melo Espindola, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências ( PPGEC) e no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Doutora em Educação na linha de Formação de Professores e Prática Pegagógica (UFPE) e em Sciences de l’Education – L’École doctorale Education, Psychologie, Information et Communication (EPIC) (UCBL- Lyon 1). Mestrado em Educação na Linha de Didática de Conteúdos Específicos (UFPE). Especialista em Psicopedagogia (UPE). Especialista em Avaliação Educacional em Matemática (UFPE). Especialista em Programação de Ensino de Matemática (UPE). Licenciada em Matemática e em Pedagogia.

Références

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Publiée

2025-04-12

Comment citer

LIRA, Felipe Alexandre de Lima; SILVA, Alexsandro Ferreira da; ESPINDOLA, Elisângela Bastos de Melo. Uma análise de similaridade sobre vídeos digitais no ensino de Matemática . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 36–49, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1110. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1110. Acesso em: 24 avr. 2025.